Vanessa Rodrigues tem sábado contrarrelógio em Vila Franca Xira

A elvense Vanessa Rodrigues teve hoje uma etapa difícil na Volta a Portugal feminina, na ligação Mafra-Loures, gastando mais 14.36 minutos que a ciclista portuguesa Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense) que venceu ao sprint, no segundo dia da Volta a Portugal feminina, batendo a britânica Danielle Shrosbree (Team LDN/Brother UK), que no entanto manteve a camisola amarela.

A terceira etapa será o contrarrelógio de 11,1 quilómetros, num traçado exigente em Vila Franca de Xira

PS de Campo Maior apresenta listas

Luís Rosinha é o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Campo Maior e a apresentação da sua candidatura decorre esta sexta-feira, dia 3, no Parque do Hotel Santa Beatriz.

Na apresentação esteve o Comendador Rui Nabeiro a apoiar Rosinha e a líder da bancada parlamentar do PS Ana Catarina Mendes.

 

Queixa “não prejudica o Nuno Mocinha, prejudica os elvenses”

A Câmara Municipal de Elvas vai ter de proceder à recolha dos vouchers de refeição entregues aos moradores do concelho, com 50 ou mais anos de idade, no âmbito da iniciativa Festival da Idade de Ouro.

Em causa está uma notificação, por parte da Comissão Nacional de Eleições, que indica “um processo de contra ordenação ao presidente da câmara municipal”.

Nuno Mocinha, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Elvas, lamenta “a forma como esta campanha está a decorrer, uma vez que há pessoas que estão acima dos interesses dos elvenses e fazem tudo para tentar atrapalhar o normal funcionamento da câmara municipal. A câmara foi notificada e vai ter suspender os vouchers e recolher os que já foram distribuídos”.

Esta seria já a 28ª edição do Festival da Idade de Ouro, um evento que, de acordo com o candidato, “sempre se realizou, fosse ano de eleições ou não. Agora, como o senhor comendador Rondão Almeida já não é presidente da câmara, decidiu apresentar uma queixa na Comissão Nacional de Eleições, para que não houvesse Festival. Acham que ele me prejudicou a mim? Prejudicou foi os milhares de pessoas que estavam inscritos e as dezenas de restaurantes que iriam servir estas refeições e já não o podem fazer. Foi isto que o senhor comendador e a sua bela equipa acabaram por fazer”.

Nuno Mocinha destaca ainda a falta de honestidade: “se fossem honestos, nunca se queixariam de uma coisa que eles também fizeram. Eu só tenho de pedir desculpas a toda a gente, apesar de não ter culpa, quer aos restaurantes quer a quem ia usufruir dos vouchers”.

O candidato socialista lamenta a forma como a campanha eleitoral está a decorrer por parte da oposição.

Campo Maior: GNR identifica homem por furto em caravana

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior, identificou, no dia 1 de setembro, um homem de 37 anos por furto em caravana, no concelho de Campo Maior.

Na sequência de uma denúncia por furto em caravana, foi possível apurar que o suspeito aproveitou a ausência dos proprietários da caravana para realizar a subtração de um computador portátil, tendo entrado no veículo através da quebra de vidro. No decorrer das diligências policiais, os militares da Guarda intercetaram o autor do furto, tendo recuperado o computador portátil.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Elvas.

Festas de Alandroal são “as possíveis devido à pandemia”, diz João Grilo

Pelo segundo ano consecutivo sem a possibilidade de realizar, nos moldes habituais, as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, assim como o Festival da Juventude, o município de Alandroal vai assinalar as datas com um programa limitado a alguns momentos culturais e com um programa religioso, também ele condicionado.

Assim, amanhã, dia 4 de setembro, haverá “concerto dos Anjos no castelo. No domingo, temos os concertos do Tuna da Escola Popular Túlio Espanca de Alandroal e do grupo local de música tradicional Trigueirão no Relheiro, ambos à tarde, e da Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal, à noite”, como nos referiu o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo.

O programa religioso, desenvolvido pela Unidade Pastoral de Alandroal com o apoio da autarquia mantem a Solene Procissão em Honra de Nossa Senhora da Conceição, mas com percurso reduzido e esperando-se que os fiéis aguardem a passagem da imagem no percurso, cumprindo as regras de distanciamento social e uso de máscara.

“Mercadilho” noturno em Badajoz dia 8

O primeiro mercadilho noturno, em Badajoz, decorre na próxima quarta-feira, dia 8, entre as 21 e as 24 horas (hora espanhola), na zona industrial da cidade, onde habitualmente se realiza o mercadilho de domingo (na foto).

A iniciativa é desenvolvida pela “Plataforma de Asociaciones de Autónomos y Pymes de Badajoz (Aba, Acaex, Plataforma Hostelera y Comerciantes del Casco antiguo)” e pretende dinamizar a região em termos comerciais, com atividades distintas e que façam prosperar as localidades da Eurocidade (Badajoz, Elvas e Campo Maior).

Extremadura com mais 191 casos Covid e quatro óbitos

A Extremadura regista, esta sexta-feira, 3 de setembro, 191 novos casos de Covid-19 e mais quatro óbitos.

Nas últimas 24 horas, 398 doentes foram dados como recuperados da doença, num total de 93.050 altas.

Encontram-se, à data de hoje, 119 pessoas hospitalizadas na região, 14 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Desde o início da pandemia, na Extremadura, a Covid-19 já matou 1864 pessoas.

Covid-19: Marvão volta a registar a incidência de novos casos a 14 dias mais alta do país

Marvão e Fronteira são dois dos seis concelhos do país que se encontram em situação de risco extremamente elevado, relativamente à incidência da Covid-19 a 14 dias.

Marvão volta a registar a incidência de novos casos a 14 dias mais alta do país, agora com 2.246 casos por cem mil habitantes. Nesta situação, e para além de Fronteira, encontram-se ainda os concelhos de Albufeira, Lagos, Montalegre e Ribeira de Pena.

Já Campo Maior, à semelhança de Sousel, Beja, Castro Verde, Moura e Mourão, no Alentejo, num total de 27 concelhos portugueses, encontra-se em situação de risco muito elevado de propagação do vírus.

Na região Alentejo, e numa situação de risco elevado, encontram-se 15 concelhos: Aljustrel, Alter do Chão, Arraiolos, Borba, Castelo de Vide, Cuba, Évora, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Sines, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

Ao todo, o número de concelhos em risco elevado, muito elevado ou extremamente elevado, aqueles em que a incidência da Covid-19 a 14 dias é superior a 240 casos por 100 mil habitantes, desceu para 125, menos cinco do que na semana passada.

A maioria dos concelhos situa-se no nível de risco “moderado”: 107 municípios têm uma incidência da Covid-19 a 14 dias entre 120 e 240 casos por cem mil habitantes. É o caso de Elvas.

A maioria dos concelhos (107), situa-se no nível de risco moderado, com uma incidência da Covid-19 a 14 dias entre 120 e 240 casos por cem mil habitantes.

De acordo com os dados atualizados esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde há dez concelhos no país na lista de “zero casos”: Alvaiázere, Avis, Calheta, Lajes das Flores, Madalena, Mora, Santa Cruz das Flores, Tabuaço, Vila de Rei e Vila do Porto.

Risco extremamente elevado (mais de 960 casos):

Albufeira
Fronteira
Lagos
Marvão
Montalegre
Ribeira de Pena

Risco muito elevado (entre 480 e 960 casos):

Amares
Arouca
Barcelos
Beja
Belmonte
Boticas
Braga
Campo Maior
Carregal do Sal
Castro Verde
Covilhã
Esposende
Fafe
Faro
Lagoa
Leiria
Loulé
Moura
Mourão
Pombal
Portimão
Póvoa de Lanhoso
Sabrosa
Sousel
Vila do Bispo
Vila Pouca de Aguiar
Vila Verde

Risco elevado (entre 240 e 480 casos):

Alcanena
Aljustrel
Almada
Almeida
Alter do Chão
Amadora
Anadia
Arganil
Arraiolos
Batalha
Benavente
Borba
Bragança
Cabeceiras de Basto
Cantanhede
Cascais
Castelo Branco
Castelo de Vide
Celorico da Beira
Celorico de Basto
Chaves
Cuba
Entroncamento
Espinho
Évora
Felgueiras
Ferreira do Zêzere
Figueira da Foz
Guimarães
Idanha-a-Nova
Lisboa
Mafra
Mangualde
Marinha Grande
Mêda
Melgaço
Mirandela
Mogadouro
Monção
Mondim de Basto
Nazaré
Oeiras
Olhão
Oliveira de Azeméis
Oliveira de Frades
Ourém
Paços de Ferreira
Paredes
Penafiel
Penalva do Castelo
Penedono
Penela
Peniche
Ponte da Barca
Portel
Porto
Porto de Mós
Porto Santo
Póvoa de Varzim
Redondo
Reguengos de Monsaraz
Resende
Santana
São Brás de Alportel
São João da Madeira
São Pedro do Sul
Serpa
Sesimbra
Silves
Sines
Soure
Tábua
Tavira
Terras de Bouro
Vale de Cambra
Valpaços
Vendas Novas
Viana do Alentejo
Viana do Castelo
Vieira do Minho
Vila do Conde
Vila Nova de Cerveira
Vila Nova de Famalicão
Vila Nova de Paiva
Vila Nova de Poiares
Vila Real
Vila Real de Santo António
Vila Velha de Ródão
Vila Viçosa
Vimioso
Viseu
Vizela

Risco moderado (entre 120 e 240 casos):

Abrantes
Águeda
Aguiar da Beira
Albergaria-a-Velha
Alcácer do Sal
Alcobaça
Alcochete
Alcoutim
Alenquer
Alijó
Aljezur
Almodôvar
Alvito
Amarante
Ansião
Arcos de Valdevez
Arronches
Arruda dos Vinhos
Aveiro
Azambuja
Baião
Barreiro
Bombarral
Cadaval
Caldas da Rainha
Câmara de Lobos
Caminha
Castro Marim
Cinfães
Coimbra
Corvo
Elvas
Estremoz
Figueira de Castelo Rodrigo
Figueiró dos Vinhos
Fornos de Algodres
Funchal
Fundão
Gondomar
Grândola
Guarda
Lagoa [R.A. Açores]
Loures
Lourinhã
Lousã
Lousada
Mação
Macedo de Cavaleiros
Maia
Marco de Canaveses
Matosinhos
Mértola
Mesão Frio
Miranda do Douro
Moita
Montemor-o-Novo
Montemor-o-Velho
Montijo
Mortágua
Murça
Nelas
Óbidos
Odemira
Odivelas
Oliveira do Hospital
Ovar
Palmela
Pampilhosa da Serra
Penacova
Peso da Régua
Ponta Delgada
Ponta do Sol
Ponte de Lima
Ponte de Sor
Portalegre
Ribeira Grande
Rio Maior
Sabugal
Salvaterra de Magos
Santa Comba Dão
Santa Cruz
Santa Cruz da Graciosa
Santa Maria da Feira
Santa Marta de Penaguião
Santarém
Santiago do Cacém
Santo Tirso
São Vicente
Sátão
Seixal
Sernancelhe
Setúbal
Sintra
Sobral de Monte Agraço
Tarouca
Tondela
Torres Novas
Torres Vedras
Trofa
Vagos
Valença
Valongo
Vila Flor
Vila Franca de Xira
Vila Nova da Barquinha
Vila Nova de Foz Côa
Vila Nova de Gaia

Risco baixo a moderado (entre 0 e 120 casos):

Alandroal
Alfândega da Fé
Almeirim
Alpiarça
Alvaiázere
Angra do Heroísmo
Armamar
Avis
Barrancos
Calheta [R.A. Açores]
Calheta [R.A. Madeira]
Carrazeda de Ansiães
Cartaxo
Castanheira de Pêra
Castelo de Paiva
Castro Daire
Chamusca
Condeixa-a-Nova
Constância
Coruche
Crato
Estarreja
Ferreira do Alentejo
Freixo de Espada à Cinta
Gavião
Góis
Golegã
Gouveia
Horta
Ílhavo
Lajes das Flores
Lajes do Pico
Lamego
Machico
Madalena
Manteigas
Mealhada
Mira
Miranda do Corvo
Moimenta da Beira
Monchique
Monforte
Mora
Murtosa
Nisa
Nordeste
Oleiros
Oliveira do Bairro
Ourique
Paredes de Coura
Pedrógão Grande
Penamacor
Pinhel
Porto Moniz
Povoação
Proença-a-Nova
Ribeira Brava
Santa Cruz das Flores
São João da Pesqueira
São Roque do Pico
Sardoal
Seia
Sertã
Sever do Vouga
Tabuaço
Tomar
Torre de Moncorvo
Trancoso
Velas
Vidigueira
Vila da Praia da Vitória
Vila de Rei
Vila do Porto
Vila Franca do Campo
Vinhais
Vouzela

Elvas regista mais dois casos Covid e uma recuperação

Elvas regista esta sexta-feira, 3 de setembro, dois novos casos de Covid-19 e uma recuperação.

No concelho, há agora 33 casos ativos de infeção, num total de 1686 casos registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 1624 doentes e morreram 29 pessoas.

Comboio entre Elvas e Évora a 250 Km/h em 2024

O novo troço ferroviário, que vai ligar Elvas a Évora, irá permitir atingir uma velocidade de 250 km/h, o que permite que Portugal integre a rota dos países desenvolvidos da ferrovia. Mas essa realidade só será possível dentro de três anos.

O tema esteve em debate ontem, em Lisboa, no dia em que o comboio europeu, o “Connecting Europe Express”, partiu de Lisboa para Paris, numa iniciativa inserida nas comemorações do Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021.

A linha Évora-Elvas, para o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos é “uma peça-chave para a ligação rápida entre Lisboa e Madrid”. Durante a sua intervenção, o ministro assegurou ainda que este meio de transporte tem uma “eficiência energética imbatível”.

O objetivo deste “Connecting Europe Express” passa por promover os benefícios do transporte ferroviário para os passageiros, as mercadorias e o ambiente, sendo que, para o diretor executivo da comunidade de empresas ferroviárias e de infraestruturas europeias (CER), Alberto Mazzola, o comboio de alta velocidade é a melhor alternativa ao avião, sobretudo quando se trata de viagens abaixo dos 700 ou 800 quilómetros.

Para além da alta velocidade, com a ligação entre Elvas e Évora, em 2024, está prevista, a partir de 2028, que uma viagem de comboio entre Porto e Lisboa, e após construída a primeira parte da nova linha entre as duas cidades, passe a demorar duas horas. Em 2030, a previsão do tempo dessa mesma deslocação é de uma hora e 15 minutos.

“Chegou a altura de mudar”, diz cabo dos Forcados de Monforte

João Moura, João Moura Caetano e Miguel Moura são os cavaleiros em praça na Corrida de Touros marcada para amanhã, na Praça de touros de Monforte. Marcada para as 18 horas, a corrida vai assinalar a despedida do cabo Ricardo Carrilho que passa o testemunho a Nuno Toureiro.

Ricardo Carrilho referiu à Rádio ELVAS que “depois de 11 anos a liderar o grupo, chegou a altura de mudar. Tudo tem um principio, um meio e um fim e parece-me que estão reunidas todas as condições para que exista uma nova fase no grupo. Temos que partir para novos projetos e para uma nova vida, além dos forcados”.

O novo cabo dos forcados é Nuno Toureiro, “um forcado com 12 anos de grupo e que conhece todas as linhas condutoras dos forcados”.

Ricardo Carrilho espera que a corrida de amanhã seja “um bom espetáculo e com ambiente de festa. Os três cavaleiros são praticamente da terra, as ganadarias foram escolhidas por nós, quatro delas são do concelho de Monforte e as outras duas, uma é de Arronches e a outra de Portalegre”.

O Grupo de Forcados de Monforte pega em solitários os touros das Ganadarias Torre de Onofre, Romão Tenório, Mata-o-Demo, Voltalegre. Ir. Moura Caetano e Júlio Justino que disputam entre si o prémio bravura.

Elvense Diogo Ribeiro cria peças através de material reutilizado

O elvense Diogo Ribeiro (na foto) apresentou recentemente, em Elvas, a peça “Aquário”. Uma exposição que foi feita através de garrafas de plástico, com uma instalação elétrica, e que pretende retratar o fundo do mar.

Este tipo de trabalho pretende sensibilizar as pessoas “para a reutilização de materiais e para a importância de uma economia circular. as peças que eu crio pretendem mostrar o movimento maker a quem não conhece e são feitas com materiais acessíveis e que todos temos em casa”.

Diogo Ribeiro explica que a maioria dos seus trabalhos “é feita por lixo eletrónico que lhe é doado pelas pessoas. Atualmente, estou a preparar uma peça com rolos de papel higiénico e inspirada no estilo gótico”, referiu.

Diogo Ribeiro, natural de Elvas, foi um dos artistas a mostrar o seu trabalho na edição deste ano do Festival A Salto, que decorreu no fim-de-semana passado, em Elvas.

PSP e ASAE encerram dois estabelecimentos em Portalegre

O Comando Distrital de Portalegre da PSP, em colaboração com a ASAE, levou a cabo ontem, dia 2, uma ação conjunta de fiscalização a estabelecimentos de restauração e bebidas, a qual culminou com o encerramento temporário de dois estabelecimentos.

Durante esta ação foram ainda obtidos os seguintes resultados: apreensão de uma arma elétrica de classe E e elaborado o respetivo auto de contraordenação; elaboração de dois autos de contraordenação por falta de condições técnicas e livro de reclamações; elaboração de três autos de contraordenação por posse de produto estupefaciente e detenção de um homem de 32 anos de idade, por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (TAS 1,31 g/l).

GNR apreende 87 plantas de canábis em Gavião

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Gavião, apreendeu ontem, dia 2 de setembro, 87 plantas de canábis e identificou um homem de 34 anos, no concelho de Gavião.

No âmbito de uma ação de patrulhamento, vigilância e defesa da floresta contra incêndios, os militares da Guarda detetaram, num terreno, 87 plantas de canábis assim como estufas destinadas ao seu cultivo. No seguimento das diligências policiais foi possível apurar a identidade do suspeito, resultando ainda na apreensão de 87 plantas de canábis e de um sistema de rega e respetivo motor.

O indivíduo, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor.

A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Ponte de Sor e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Nisa.

Portugal regista mais 1822 casos Covid e seis óbitos

Portugal regista hoje, sexta-feira, dia 3 de setembro, mais 1822 casos de Covid-19 e seis óbitos associados à doença.

Os 1822 novos casos concentram-se 630 (35%) no Norte, 586 (32%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 297 (16%) no Centro. As seis mortes ocorreram três no Centro, duas em LVT e uma no Norte.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 2464 casos de recuperação. Os casos de doentes com doença ativa baixaram: são hoje 681, menos 14 do que ontem.

Em todo o território nacional, a situação hospitalar melhorou: há 681 doentes internados, menos 14 do que ontem, dos quais 136 em unidades de cuidados intensivos (menos quatro).

Mais 90 casos de Covid-19 identificados no Alentejo

O Alentejo regista esta sexta-feira, 3 de setembro, 90 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, e de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde, não foram reportadas vítimas mortais associadas à doença, na região.

Desde o início da pandemia, o Alentejo registou 37.540 casos de infeção e 1.008 mortes.

Obra da zona industrial de Campo Maior vai para a quarta fase

O auto de consignação da quarta fase da empreitada de infraestruturas e arruamentos de expansão da Zona Industrial de Campo Maior foi assinado, na passada segunda-feira, dia 30 de agosto, entre o Município, representado pelo presidente João Muacho, e a Agrocinco – Construções, S.A., representada por José Arranz.

A adjudicação da empreitada tinha sido realizada no passado dia 29 de junho, após lançamento do concurso em Diário da República a 17 de março e do visto do Tribunal de Contas, datado de 16 de julho.

A obra foi adjudicada pelo valor de 887 mil euros sem IVA, e é cofinanciada a 85% pelo programa operacional regional Alentejo 2020, através do FEDER.

Esta fase de intervenção tem como finalidade ampliar a Zona Industrial de Campo Maior, disponibilizando um total de 21 lotes de terreno, com diferentes dimensões, devidamente infraestruturados, colocando o Município de Campo Maior, o seu GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico, ao serviço e apoio dos empresários, num acompanhamento das dinâmicas existentes e em interlocução com outros equipamentos complementares do território. Este projeto está alinhado com a estratégia regional, procurando posicionar o concelho de Campo Maior e a região onde se insere, aumentando a competitividade das empresas e do território, face às oportunidades e investimentos em curso na zona transfronteiriça.

Igreja de Barbacena iluminada este fim-de-semana

A Igreja Matriz de Barbacena (na foto) vai estar iluminada este fim-de-semana, numa iniciativa da Câmara Municipal de Elvas.

O vereador no município elvense, Tiago Afonso, refere que “o objetivo é marcar de forma simbólica a data das festas de verão de cada freguesia”.

A iluminação da Igreja de Barbacena vai estar ligada entre hoje e domingo, dia 5, para coincidir com a data das festas anuais da localidade, este ano e em 2020 impedidas de ser realizadas pela crise pandémica.

Campo Maior com mais três casos Covid e quatro altas

Campo Maior regista esta sexta-feira, 3 de setembro, três novos casos de Covid-19, assim como a recuperação de quatro doentes.

No concelho, há, ao dia de hoje, 22 casos ativos de infeção.

Seguindo o protocolo estabelecido pela Direção-Geral da Saúde, os contactos dos casos positivos vão ser testados nos próximos dias.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 726 casos de infeção, dos quais 693 já recuperaram da doença. Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 11 pessoas.

Executivo borbense aprova todos os pontos da reunião de câmara

A Câmara Municipal de Borba, na sua Reunião Ordinária, realizada no dia 1 de setembro, aprovou todos os pontos sujeitos a votação, nomeadamente:

Ponto 2.1 – Aprovação das Atas N°. s 16/2021 e 17/2021 — Deliberado, por unanimidade, aprovar as referidas atas.

Ponto 2.2 – Direito de preferência sobre a aquisição de imóvel localizado em Zona de Proteção —Deliberado, por unanimidade, não exercer o direito de preferência na aquisição da “Fração A” do imóvel inscrito sob o artigo matricial n.° 2127, descrito na Conservatória do Registo Predial de Borba sob o número 489, destinado a comércio, com a área bruta privativa de 395 m2, sito na Av. 25 de abril, n°. s 23 e 23-A, da freguesia Matriz, pelo valor de 95 mil euros.

Ponto 2.3 – Proposta de aprovação de prorrogação de prazo para a execução dos trabalhos da Empreitada de Reabilitação do Celeiro da Cultura em Borba – Deliberado, por unanimidade, aprovar a prorrogação do prazo da referida empreitada até 31 de outubro de 2021.

Ponto 2.4 – Pedido de parecer para emparcelamento simples, isenção de IMT e IS — Deliberado, por unanimidade:

  1. Aprovar o projeto de emparcelamento simples, nos termos do n.° 2 do artigo 9° da Lei n.° 111/2015 de 27 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.° 89/2019 de 03 de setembro, nos termos desta informação técnica. Que seja averbado o ônus de não fracionamento por um período de 15 anos, conforme previsto n.° 2 do artigo 30° da referida lei;
  2. Que o presente projeto de emparcelamento simples ficará isento de IMT e IS, ao abrigo da alínea b) do n.° 2 do artigo 51° da Lei n.° 111/2015 de 27 de agosto com as alterações introduzidas pela Lei n.° 89/2019 de 03 de setembro, sendo que a referida aquisição irá contribuir para melhorar a estrutura fundiária e estão respeitados os valores da superfície máxima de redimensionamento previstos pela Portaria n.° 219/2016 de 9 de agosto.

Estátua-menir antropomórfica descoberta em Arronches

Na área do concelho de Arronches têm sido descobertos, ao longo dos anos, valiosos artefactos com milhares de anos de existência.

Recentemente, foi descoberta no Monte do Rebôlo, pelos proprietários do terreno, uma estátua-menir antropomórfica, que, após uma primeira observação efetuada por um arqueólogo especializado no assunto, se julga ser da Idade do Bronze, à semelhança da que foi encontrada em Esperança no início do século passado.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]Os proprietários do Monte do Rebôlo entraram em contacto com o Município de Arronches, no sentido de doar o referido artefacto à autarquia para que possa estar disponível para ser apreciado por toda a população, existindo da parte da Câmara Municipal todo o interesse em colocar a estela em exposição num dos núcleos museológicos do concelho.[/shc_shortcode]

Resultado dos próximos censos faz-se a partir de agora

Criar empregos?

Coesão territorial, êxodo populacional. Os censos provaram claramente a desertificação do interior. Bazucas europeias, programas e campanhas eleitorais apontam para…obras e mais obras publicas. Condições para empresas e emprego muito pouco. Assim, o resultado dos próximos censos já se sabe!

 

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS

Extremadura com a maior quebra no desemprego desde 1996

A Extremadura fechou agosto com a maior queda do desemprego, nesse mês, desde 1996. De julho para agosto, caiu em 3.441 pessoas, para um total de 92.061 desempregados, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Economia Social de Espanha.

O desemprego, naquela região do país vizinho, desceu em agosto, de forma mais acentuada, nos serviços, com menos 2.050 desempregados, seguindo-se a agricultura, com menos 546, e a indústria, com menos 147. Juntam-se a estes dados, as 699 pessoas que não tinham emprego anterior.

Os homens, no desemprego, no final do mês passado, na Extremadura, eram 34.072, enquanto as mulheres eram 57.989. Da totalidade das pessoas sem trabalho (92.061), 7.884 têm menos de 25 anos.

Ao nível das contratações, em agosto, na região, foram celebrados 53.069 contratos: 51.450 temporários e 1.619 permanentes.

Taverna Portal do Tempo no “Retoma da Economia”

A Taverna Portal do Tempo abriu portas, na Praça da República, em Elvas, enquanto um serviço de restauração com um conceito diferente, dedicado aos tempos medievais, há cerca de dois anos.

Os pratos, ou a maioria deles, apesar de tradicionais, são recriados pela esposa de Vítor Mereireles, proprietário do estabelecimento e convidado na edição de hoje no programa “Retoma da Economia”.

Até ao momento, e apesar da pandemia, este é um negócio que vai “correndo bem”. Por esta altura, e tendo em conta o bom tempo e o facto da taberna ser relativamente pequena, as refeições estão a ser servidos na esplanada.

A entrevista na íntegra para ouvir aqui:

 

Florival Cirilo: “uma honra estar à frente de Degolados”

Florival Cirilo assume o cargo de presidente da Junta de Freguesia de Degolados, há 12 anos, e devido à lei de limitação de mandatos, não pode candidatar-se nas próximas eleições.

Foram muitas as iniciativas e também as obras, a vários níveis desenvolvidas pela equipa de Florival Cirilo. No entanto, o ainda presidente da junta de Degolados destaca a obra feita no Lar e Centro de Dia de Degolados. “Uma obra que enalteceu o executivo, na colaboração opara a construção deste lar, na antiga escola primária, que não podia continuar com esta valência”, considerando uma obra digna e de referência a nível nacional, para acolher os nossos idosos”.

Mais recentemente, e como grande obra refere o Parque Verde, inaugurado recentemente, que a seu ver “veio dar mais dignidade à população e à própria freguesia, assim como todo o processo envolvido, dimensão do projeto e dificuldade dos mesmo”. Florival diz-se “grato por poder entrar em Degolados e ver aquele espaço” à entrada da freguesia.

Até ao final do mandato, Florival Cirilo, tem ainda intenção de terminar dois projetos para a freguesia. Por um lado “construir um nicho com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, sendo este um sonho de há alguns anos, e um projeto em parceria com a Agência para Modernização Administrativa, para um polo de atendimento em Degolados, sendo uma rede de atendimento para responder às necessidades da população, menos autónoma, e que ficará localizado junto à Junta de Freguesia”.

Aos nossos microfones Florival Cirilo afirma que sai do cargo “com a sensação de dever cumprido”, e que a palavra que se adequa a si e à sua equipa “é dedicação”, assumindo que se dedicou muito à população e freguesia. “Arregacei as mangas e as medidas projetadas, dentro do possível, foram realizadas”.

“Foi uma honra para mim estar à frente dos destinos freguesia de Degolados, honrei e dignifiquei o cargo, para o qual fui eleito, pela população, remata Florival Cirilo.

Trânsito automóvel desviado entre Elvas e Calçadinha

A circulação automóvel na Estrada Nacional 372, que liga Elvas à Calçadinha, já se encontra interrompida em virtude da obra de recuperação e requalificação do Aqueduto da Amoreira. O desvio é pelo Bairro Europa.

O Comissário Rui Massaneiro, comandante da Divisão Policial de Elvas da PSP, refere que “devido à colocação de uma plataforma para a realização dos trabalhos, não há condições para que o trânsito automóvel circule”, logo a partir da rotunda do aqueduto.

Há, no entanto, algumas exceções para a circulação automóvel, uma vez que “quem se quiser deslocar ao Cemitério Municipal poderá fazê-lo pelo Bairro Europa”. Quem se dirigir a Vila Fernando, Santo Aleixo ou Veiros também deve seguir pela Avenida de Badajoz e virar para o desvio pelo Bairro Europa.

Esta interrupção de trânsito, no percurso entre Elvas e a Calçadinha, deverá acontecer até dia 30 de setembro, estando devidamente sinalizados os desvios alternativos para os diversos destinos que se fazem por esta via.