Francisco Rodrigues dos Santos: “derrotando a esquerda”, é possível “resgatar o futuro” de Elvas

Francisco Rodrigues dos Santos, líder nacional do CDS-PP, esteve, na manhã desta quarta-feira, 1 de setembro, de visita ao centro histórico de Elvas, na companhia da candidata à Câmara Municipal pela coligação “Elvas Somos Nós”, Paula Calado.

O presidente do CDS-PP não tem dúvidas que, através da aliança entre o PSD e o CDS-PP, é possível “fazer diferente”, “resgatar o futuro de Elvas”, com vista ao desenvolvimento económico e social, e “derrotar a esquerda” que governa o concelho há várias décadas. Esta, garante, assume-se como uma “alternativa política” para quem não se revê no projeto do Partido Socialista.

Entre os problemas, ou “chagas”, como lhe prefere chamar, do concelho de Elvas, Francisco Rodrigues dos Santos destaca a desertificação, o envelhecimento da população, a estagnação económica e “a falta de mecanismos de recuperação económica e social”. Atirando culpas à Câmara Municipal de Elvas, o líder do CDS-PP assegura que a mesma não tem conseguido incentivar os empresários a investir no concelho e, com isso, a criar postos de trabalho. “Defendemos um quadro fiscal competitivo e apelativo, para que os empresários venham investir em Elvas e criar riqueza, para que depois ela seja distribuída e possa criar postos de trabalho”, acrescenta.

O preço dos combustíveis praticados em Portugal, e olhando para aqueles que levam muitos elvenses às gasolineiras de Badajoz, também não escapou à crítica de Francisco Rodrigues dos Santos. “Aqui em Portugal, o Governo pratica um assalto à mão armada, em que 60 por cento do valor que pagamos são impostos ao Estado. Isto tem um peso na nossa economia, na produtividade das nossas empresas, no orçamento das famílias, e aqui notamos bem o contraste com um país vizinho, que não tem o mesmo nível tributário sobre os impostos e que facilita assim a vida das famílias”, comenta.

Apesar da mão de obra qualificada em Elvas, o líder nacional do CDS-PP não tem dúvidas que faltam estímulos, no concelho, para que a população jovem aqui se fixe. Para isso, é necessário que se promova uma “redução dos impostos, a devolução do IRS, a atribuição de um cheque de mensalidade e também premiar as empresas do concelho que sejam amigas das famílias e que incentivem os seus profissionais a terem filhos”.

Quanto aos mais velhos, Francisco Rodrigues dos Santos considera que não têm tido acompanhamento necessário por parte das autarquias, sendo que, em Elvas, os mesmos “estão votados à pobreza, à exclusão social e ao abandono”. Para ajudar os idosos a não ter de fazer “uma escolha desumana entre comprar medicamentos ou comprar alimentos”, o líder do CDS revela que apela sempre aos candidatos que possam colocar em prática a medida do Vale Farmácia, do CDS, aprovada em Assembleia da República, ainda que a mesma ainda não tenha sido colocada em prática pelo Governo. Com isto, os idosos, com mais de 65 anos, com baixos rendimentos, terão acesso gratuitamente a todos os medicamentos de que necessitam.

O entendimento entre PSD e CDS em Elvas, garante ainda Francisco Rodrigues dos Santos, pode ajudar a iniciar “um ciclo de mudança”, fazendo face, entre outros, “à dependência da Câmara Municipal para se ter um emprego”, assim como “da discriminação daqueles que têm um cartão de militante do PS e dos que não têm”.

Já Paula Calado, a candidata à Câmara de Elvas pela coligação PSD/CDS-PP, considera esta visita muito importante, não tendo dúvidas que tanto Francisco Rodrigues dos Santos, como Rui Rio, têm “muitas expectativas” relativamente aos resultados a conseguir, no concelho, nas autárquicas. Com Elvas a registar dez por cento de perda de população, nos últimos dez anos, Paula Calado garante que são muitas as preocupações futuras, mas para as quais a coligação tem ideias concretas para fazer face.