PJ detém suspeito de esfaqueamento em Campo Maior

A Polícia Judiciária, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, identificou, localizou e procedeu à detenção de um jovem, com 17 anos de idade, por sobre ele recaírem fortes indícios da prática do crime de homicídio, na forma tentada.

Os factos, tal como a Rádio ELVAS noticiou (ver aqui), ocorreram na madrugada do dia 26 de agosto, no concelho de Campo Maior, quando o agressor, munido de uma arma branca, no seguimento de uma discussão com um amigo, golpeou a vítima, na zona do abdómen, causando-lhe ferimento grave que obrigou a intervenção hospitalar.

A vítima não corre, atualmente, perigo de vida.

O detido, estudante, vai ser presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação tidas por adequadas.

Mao-Mao e Sphere 4 no segundo dia de festival A Salto

O festival A Salto, da associação Um Coletivo, prossegue este sábado, 28 de agosto, na cidade de Elvas, com Valério Romão e José Anjos a atuarem, pelas 11.30 horas, no Mercado Casa das Barcas, com “Mao-Mao”, num espetáculo Spoken Word e música.

Durante a tarde, Bruno Caracol conduz uma conversa sobre a instalação artística “Sphere 4”, com Marie Fages e Pavel Tavares e a participação especial da Arkus. O projeto artístico em causa pode ser visitado durante todo o festival, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, das 11 às 13 horas e das 16 às 19.30 horas.

Ao final da tarde, no Pátio da Igreja dos Terceiros, o público pode assistir a “Mar Morno”, do brasileiro Danilo Galvão, com participação especial de João Carvalho. Uma apresentação de formas animadas e música, a não perder, às 19.30 horas.

“País das Canções de Embalar” é a proposta para as 22 horas, um teatro acompanhado de música, com Ariadne, no Claustro da Igreja de S. Domingos. Pedro Barreiro encerra o dia, na Casa Tangente, às 23.30 horas, com a performance An Artist is Always Working.

Câmara de Alandroal tem estratégia para recuperar castelos

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, assinou, recentemente, numa cerimónia presidida pelas ministras da Cultura, Graça Fonseca, e da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, os autos de transferência de competências de gestão, valorização e conservação dos Castelos do Alandroal e Terena para a autarquia.

Inserido no processo de transferência de competências para os municípios na área da Cultura, este ato permite ao município juntar os castelos de Alandroal e Terena à fortaleza de Juromenha e, seguindo o modelo de valorização em curso nesta última, procurar caminhos de intervenção com o recurso a fundos comunitários.

João Grilo revela que, para estes três núcleos históricos do concelho, a autarquia tem uma estratégia de valorização do património bem delineada, recordando que está já em marcha o projeto de a reabilitação da fortaleza de Juromenha e que já foi apresentado um plano de recuperação de Terena.

“São conhecidos os investimentos que já fizemos no Castelo do Alandroal e temos mais projetos para continuar para uma fase seguinte. Também é sabido que há um projeto de grande dimensão para reabilitar Juromenha, que está praticamente em início de obra, e naturalmente temos agora mais uma responsabilidade associada ao Castelo de Terena e é por isso que, no momento em que recebemos as competências, apresentamos também já um plano de intervenção, que prevê a requalificação do castelo e de outros imóveis históricos do centro histórico de Terena e a aquisição de um museu”, revela o autarca.

O presidente da Câmara de Alandroal não tem dúvidas que os investimentos feitos nestes castelos são fundamentais para que se consigam atrair os privados para investir noutras áreas, como a restauração, o alojamento e a animação turística. “É fundamental que estes três núcleos continuem a receber investimento a um ritmo tão alto quanto possível e de acordo com a capacidade do município de projetar e candidatar”, remata.

Portugal tem mais 2370 casos Covid e 14 óbitos

Portugal regista, hoje, sexta-feira, dia 27, mais 2370 casos de Covid-19 e 14 óbitos associados à doença.

Os 2370 novos casos das últimas 24 horas predominam: 866 (37%) no Norte, 772 (33%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 315 (13%) no Centro e 239 (10%) no Algarve. As 14 mortes ocorreram cinco no Centro, quatro em LVT, três no Norte, uma no Alentejo e uma no Algarve.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 2338 casos de recuperação. O número de casos ativos aumentou: são hoje 45.426, mais 18 de quinta para sexta-feira.

Em todo o território nacional, há 675 doentes internados, mais cinco que ontem, 144 em unidades de cuidados intensivos (menos seis).

Portalegre já só tem 56 agências bancárias no distrito

O distrito de Portalegre, no final de 2020, já só tinha 56 agências bancárias e o número continuou a reduzir durante este ano de 2021, como por exemplo, em Campo Maior, onde o BCP fechou o seu balcão.

O distrito com menos balcões acima de Portalegre é Bragança com 70 e mesmo os dois distritos alentejanos tem mais agencias que o nosso distrito, Beja com 72 e Évora com 87 também perderam bastante dependências bancárias nos últimos anos.

De acordo com o Banco de Portugal, havia no Pais 3827 balcões no final do ano de 2020, quando há 10 anos, em 2010, havia 6453. Não é por acaso que o número de empregados bancários reduziu de 56 mil para cerca de 45 mil e, este ano, ainda haverá menos, devido aos processos de redução de efetivos por acordo no BCP e CGD ou mesmo através do despedimento coletivo do Santander. Os outros bancos continuam também a reduzir o número de empregados

 

 

Alta velocidade Badajoz-Plasencia em funcionamento em 2022

Foto: Periódico El Extremadura

A linha ferroviária de alta velocidade, que vai ligar Badajoz a Plasencia, na Estremadura espanhola, deve entrar em funcionamento no primeiro semestre do próximo ano, revelou ontem, o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, em Navalmoral de la Mata.

Inicialmente, a obra estava prevista terminar antes e começar a funcionar já este ano, sendo que os trabalhos de eletrificação não estão ainda concluídos.

Por outro lado, o Ministério do Governo, competente pelo projeto da linha de alta velocidade Badajoz-Madrid, deixa claro que as catenárias entre a capital pacense e Plasencia não estarão totalmente prontas até 2023.

Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo sábado em Arronches

O Jardim do Fosso, em Arronches, acolhe amanhã, sábado, dia 28, a edição 28 da Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo.

Trata-se de uma iniciativa que, nos últimos anos tem vindo a decorrer nesta vila, e este ano “conta já com cerca de 400 cães já inscritos, de criadores portugueses e estrangeiros”. Para Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Arronches, “o evento tem vindo a crescer ao longo dos anos” e, tendo em conta o local onde esta iniciativa decorre “há todas condições para cumprir as regras no que há Covid-19, diz respeito”.

Fermelinda Carvalho revela ainda que esta mostra para além de “dar nome ao concelho, vai também contribuir para a economia local, principalmente para a restauração”.

28ª Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo que decorre amanhã no jardim do Fosso, em Arronches. Para as 9 horas está marcada a entrada dos exemplares e, a partir das 10 horas, o início dos julgamentos, com a atribuição dos prémios.

Campo Maior com mais sete casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior regista esta sexta-feira, dia 27, sete novos casos de infeção por Covid-19, pelo que tem agora 38 casos, de infeção, ativos.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 720 casos positivos, dos quais 671 já foram dados como recuperados. Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 11 pessoas.

Igreja da Boa-Fé iluminada este fim-de-semana

A Igreja da Boa-Fé, em Elvas, vai estar iluminada este fim-de-semana, numa iniciativa da Câmara Municipal de Elvas.

O vereador no município elvense, Tiago Afonso, refere que “o objetivo é marcar, de forma simbólica, a data das festas de verão de cada freguesia”.

A iluminação da Igreja da Boa-Fé vai estar ligada entre hoje, sexta-feira, dia 27, e domingo, dia 29 de agosto.

Jovem de 16 anos esfaqueado por outro de 17 em Campo Maior

Um jovem, de 16 anos, foi esfaqueado por um outro, de 17, na madrugada da passada quinta-feira, por volta das 2.30 horas, em Campo Maior, junto a um bar da vila.

As motivações para esta agressão, revela o comandante do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Elvas, capitão João Lourenço, “são, para já, desconhecidas”, adiantando que o agressor “usou uma arma branca” para desferir os golpes na vítima.

“Foi contactada a Polícia Judiciária, uma vez desconhecidas as motivações, para realizarmos, todos, enquanto autoridades, as diligências necessárias para apurar a intenção que terá levado a estas agressões”, adianta o capitão João Lourenço.

Desta agressão, para além do esfaqueamento, resultou mais um ferido, depois de “um conjunto de indivíduos” se ter envolvido numa rixa. O jovem de 16 anos, assim como o outro ferido, maior de idade, “foram encaminhados para unidades hospitalares distintas”.

Os factos “foram remetidos para o Ministério Público”, podendo, no final da investigação, “haver consequências para o agressor”, revela ainda o comandante Destacamento Territorial da GNR de Elvas.

António Martins candidato CDU a Caia, S. Pedro e Alcáçova

António Martins (na foto), operário fabril, de 28 anos, é o candidato da CDU à Junta de freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova.

A lista candidata às eleições de dia 26 de setembro conta ainda com Bruno Alvarenga, empregado de comércio, 39 anos, independente; Maria Filomena Pinto, auxiliar de ação médica, 59 anos, PEV; Andreia José, operadora de loja, 26 anos, independente; Rui Garrido, assistente técnico, 43 anos, independente; José Oliveira, técnico de negócio e gestão, 61 anos, PCP; Ana Albergaria, assistente de atendimento telefónico, 41 anos, independente; Miguel Ângelo Pires, cabeleireiro, 48 anos, independente; Ana Cristina Rodrigues, doméstica, 44 anos, PCP; Ricardo Monraia, mecânico, 46 anos, independente; Rui Manuelito, gestor, 46 anos, PCP; e Maria Monraia, pasteleira, 48 anos, independente.

Salão de Cabeleireira Jesus no “Retoma da Economia”

Maria de Jesus Trindade Nini (na foto) começou a profissão de cabeleireira com apenas 13 anos, numa altura em que era “normal” as crianças começarem a trabalhar muito cedo junto dos familiares.

Alguns anos depois, em 1992, abriu um salão de cabeleireira, na Rua João de Olivença, em Elvas, em parceria com uma colega. Esta colaboração durou alguns anos e Maria de Jesus Nini acabou por ficar a trabalhar sozinha, “há cerca de 16 anos”, período em que a cabeleireira agradece “muito às clientes que, acima de tudo, são família”.

No Salão de Cabeleireiro Jesus, que funciona, por marcação, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14.30 às 19 horas e ao sábado até à hora de almoço, é possível realizar corte de cabelo, coloração e permanente, entre outros serviços. O Salão de Cabeleireiro Jesus está em destaque no programa “Retoma da Economia”, na Rádio ELVAS.

Campomaiorense João Badalo apresenta este sábado o livro “Testemunho”

“Testemunho” é o nome do livro do campomaiorense João Badalo, que vai ser apresentado amanhã, sábado, dia 28, no Centro Cultural de Campo Maior.

Trata-se de obra que “interessante e e de superação e que relata episódios trágicos e dramáticos da vida do autor, que foram superados tendo em conta a sua fé”, como releva a vereadora no município de Campo maior, Vanda Alegria, contando que, nesta apresentação, João Badalo conta “o seu testemunho e a devoção, concluindo que tudo passa na vida e tem que haver uma força que nos guia para que isso aconteça”.

A apresentação está marcada para as 17 horas e conta ainda com um momento musical, pelo coro da igreja de Campo Maior, sendo esta uma forma de “embelezar mais o momento, com esta envolvência religiosa”, revela a vereadora.

Livro “Testemunho”, de João Badalo, que é apresentado amanhã, no Centro Cultural de Campo Maior.

“O Elvas” recebe Rabo de Peixe no domingo às 11 horas

Foto arquivo

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos começa o Campeonato Portugal em casa: o conjunto de Rabo de Peixe, dos Açores, está de visita ao Campo Patalino do Estádio Municipal no próximo domingo, dia 29, às 11 horas. O horário matinal deste jogo foi determinado para permitir à equipa açoriana regressar a casa, de avião, no domingo.

O Rabo de Peixe é treinado por Francisco Agatão, ex-jogador de “O Elvas” entre 1983 e 1985, em duas épocas seguidas com os azuis-e-ouro na disputa da Zona Centro do campeonato nacional da II Divisão. No regresso de Agatão ao Municipal elvense, o Clube Alentejano de Desportos, antes do apito inicial, vai prestar uma homenagem a este alentejano, natural de Beja mas que mantém Elvas guardada no seu coração.

Na primeira jornada da Série E deste campeonato, disputam-se mais quatro encontros: Pêro Pinheiro – Ideal (às 11 horas), Operário de Lagoa – Sintrense (às 12 horas), Loures – Coruchense (às 17 horas) e Belenenses – Sacavenense (segunda-feira, às 20.30 horas, com transmissão televisiva no Canal 11).

A partida “O Elvas” – Rabo de Peixe vai ser acompanhada com relato e reportagem em direto, através da Rádio ELVAS e Rádio Campo Maior, numa emissão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Incêndio deflagrou numa central hortofrutícola em Mérida

Um incêndio deflagrou ontem, quinta-feira, dia 26, numa central hortofrutícola do grupo Catalá, em Mérida, na zona industrial, numa área conhecida como El Escobar.

Ainda se desconhecem as causas deste incêndio, no entanto, estimam-se perdas a rondar os cinco e seis milhões de quilos de fruta e em causa, estão agora, centenas de postos de trabalho.

No combate às chamas estiveram os Bombeiros de Mérida, Almendralejo, Puebla de la Calzada e Villafranca.

Festival A Salto com sessão de abertura no MAEE

O festival A Salto – Tomada Artística da Cidade de Elvas decorre entre hoje e domingo, numa organização da associação Um Coletivo.

Esta é já a quinta edição do festival e que, devido à situação de pandemia, “foi preparada com todos os cuidados e seguindo todas as normas da Direção-Geral da Saúde. Esta é a edição mais internacional que nós temos, com artistas do Brasil, França, Cabo Verde, Israel e Argentina e dá a oportunidade de contactar com outras culturas e projetos”.

O Festival vai ter a sua sessão de abertura esta sexta-feira, dia 27, às 18 horas, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE), com a exposição Representar O Invisível, que resulta do trabalho continuado que é feito na EB 1,2,3 de Vila Boim enquanto artistas residentes, no âmbito do Plano Nacional das Artes e com o apoio da Organização dos Estados Iberoamericanos. Pelas 22 horas, realiza.se o espetáculo Roncador, na Esplanada do Castelo e, às 23.30 horas, a Cápsula do Tempo da Colecção B.

O festival A Salto – Tomada Artística da Cidade de Elvas é organizado pela Associação Um Coletivo e conta com a presença de artistas de diversos países. Além dos espetáculos programados, vão realizar-se performances espontâneas, a acontecer em locais surpresa do centro histórico de Elvas.