Alentejo regista aumento de dormidas

No primeiro semestre do ano, a região Alentejo registou um crescimento de 15.4 por cento nas dormidas de residente, em relação ao ano de 2020. À semelhança do Alentejo, também a Região Autónoma dos Açores registou números positivos, uma vez que todas as outras regiões do país apresentaram diminuições.

Vítor Silva, presidente da Turismo do Alentejo, salienta que “estes valores, apesar de serem bons, não se comparam com o ano de 2019 que foi muito bom em termos turísticos. Estamos a recuperar mas longe dos valores normais que o Alentejo apresenta. É claro que a atividade turística já demonstrou, este ano, algum desenvolvimento positivo mas temo que ver que a generalidade das regiões portuguesas estão pior que em 2020.

O responsável adianta que “no período pós pandemia se prevê um aumento do número de turistas que preferem regiões uma densidade populacional mais baixa para passar férias, o que pode ser bastante favorável para a região”.

Por outro lado, as dormidas de não residentes em alojamentos turísticos, entre janeiro e Junho, caíram de 21.894 dormidas, em 2019, para 3.078, este ano, sem sinais de recuperação desde o registo dos primeiros casos da doença covid-19, no ano passado.

Neste mesmo período, o INE regista em todas as regiões decréscimos no número de dormidas de não residentes, com as menores reduções a registarem-se no Alentejo (-15,9%), enquanto as restantes regiões apresentaram diminuições superiores a 30%.