Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia no “Elvas + Solidária”

Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia são transtornos ou perturbações de aprendizagem que são identificados, nas crianças, quando, na escola, aprendem a ler e a escrever.

Na edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”, a professora de Educação Especial no Agrupamento de Escolas nº2 de Elvas, Anabela Cartas, faz a distinção entre estes quatro tipos de transtornos.

No que diz respeito à dislexia, revela a professora, os alunos têm uma leitura mais hesitante e confundem letras que, pela forma como se escrevem ou pelo som, são parecidas, o que acaba por se traduzir em dificuldades na aquisição da leitura e escrita.

Já a disgrafia vai muito para além de se apresentar apenas uma letra feia, revela Anabela Cartas. “Ter disgrafia pode ser uma pessoa que não consegue fazer uma letra num tamanho normal, não conseguir escrever em cima das linhas e fazer letras em espelho, ao contrário”, acrescenta.

A disortografia, por sua vez, reflete-se, sobretudo, em erros ortográficos e na confusão entre os casos de leitura, devido às características cerebrais do aluno. A discalculia, a menos usual das quatro perturbações, diz respeito a dificuldades na resolução de problemas matemáticos.

Os transtornos de aprendizagem estão em destaque, esta semana, no programa “Elvas + Solidária”.