Diretor do Governo de Espanha contra a imposição da vacinação obrigatória

O epidemiologista e diretor do Centro de Coordenação de Alertas de Saúde e Emergências do Ministério da Saúde de Espanha, Fernando Simón, considera não ser necessário impor a vacinação contra a Covid-19 a nenhum grupo ou faixa etária, em Espanha, nem tão pouco estabelecer a obrigatoriedade de apresentação de um certificado Covid para permitir a mobilidade ou acesso a determinados locais.

O especialista garante ainda que a cobertura atual de vacinação, que chega a 97 por cento no país, por exemplo, nos lares de idosos de Espanha, não está obrigada por qualquer ação legal ou ato legislativo.

Quando questionado sobre o certificado de vacinação, Fernando Simón assegura que “impor obrigações quando elas não são necessárias não é um bom passo”. Contudo, alega que o mesmo poderá vir a fazer sentido, em caso de necessidade, no futuro.

Em Espanha, garante ainda, as pessoas têm percebido que a vacina, para além de as proteger, ajuda o país a sair deste “enorme problema”.

Fernando Simón está ainda seguro que, até final do verão, a percentagem de população de Espanha vacinada ultrapassará os 70 por cento, adiantando que a vacinação dos menores de 12 anos deverá começar em breve.