São Vicente celebrou esta tarde o seu santo padroeiro (c/fotos e vídeo)

São Vicente celebrou esta tarde de sábado, 27 de janeiro, o seu santo padroeiro, com as cerimónias religiosas a terem início com uma Eucaristia seguida de procissão, que percorreu algumas ruas da freguesia.

O padre António Carlos, padre na freguesia, revela que a celebração deste santo só teve início há 15 anos com a sua chegada a São Vicente. “Esta era uma festa que não era celebrada, mas quando cheguei à freguesia, há cerca de 15 anos, cultivei a devoção a São Vicente, que as pessoas não conheciam, por isso, para dar uma maior ênfase a este santo começámos a celebrá-la com missa e procissão”, adianta.

Depois da procissão foram vendidos os tradicionais bolinhos de São Vicente, que já tinham sido benzidos na Eucaristia. O pároco adianta qual a simbologia destes bolinhos: “a tradição vem de São Sebastião que vem de Barbacena, mas é uma questão de lembrar que Cristo se dá no pão, distribuindo-o e olhando para aqueles que dele necessitam”.

A procissão foi acompanhada pela Banda 1º de Dezembro de Campo Maior, que também proporcionou um concerto solidário, no salão da junta de freguesia. O maestro da banda, Francisco Pinto, revela que participam nestas cerimónias para “com géneros musicais diferentes”. Quanto ao concerto participam “por um lado, porque é solidário, depois para divulgar o trabalho e angariar novos elementos”.