Vera Escoto: “quem está vacinado tem de ter os mesmos cuidados”

O número diário de novos casos de Covid-19 tem vindo a aumentar, nas últimas semanas, no país, bem como, nos últimos dias, no concelho de Elvas.

Agora, e de acordo com a médica Vera Escoto (na foto), são os mais novos que estão a ser atingidos pela doença pelo que têm de ter “cuidados redobrados”. “São o que estão agora a ser vacinados”, lembra ainda. “A pessoa tem de conviver, tem de viver, mas com cuidados. Não vamos almoçar todos sem máscara e pensar que vai correr tudo bem. Podemos almoçar, mas com as devidas distâncias”, assegura.

A vacinação, garante ainda Vera Escoto, mantém-se, em todo o distrito, a “uma boa velocidade cruzeiro”,  mas lembra que é necessário que as pessoas continuem a ter todos os cuidados, mesmo que já tenham sido vacinadas. “A pessoa está vacinada ou já teve Covid, mas tem de ter os mesmos cuidados”, alerta.

Vera Escoto recorda ainda o trabalho desenvolvido por todos os envolvidos neste processo de vacinação – médicos, enfermeiros, bombeiros, autarquias e Proteção Civil –, lembrando que é preciso que a população também colabore, uma vez que, que quem já esteve infetado, pode voltar a infetar-se, assim como quem já completou o processo de vacinação.

“Sabemos que os jovens estão mais cansados do confinamento, mas acho que isto vai melhorar. Temos alguns casos, mas as pessoas vão perceber que a Covid está cá e que vão manter os seus cuidados. Se as pessoas se disciplinarem, isto está controlado. Se as pessoas não tiverem os seus cuidados, é impossível controlarmos”, diz ainda.

Vacinadas ou não, é necessário que as pessoas mantenham as medidas de proteção individual, efetuando a higienização das mãos, respeitando a etiqueta respiratória, fazendo uso de máscara, mantendo o distanciamento físico e reduzindo o número de contactos. Quem apresentar sintomas, não deve sair de casa.