Ecuextre atrai amantes de cavalos a Badajoz

A edição deste ano da Ecuextre, Feira do Cavalo e do Touro, termina este fim-de-semana, nos pavilhões da IFEBA, em, Badajoz.

Entre os dias 18 e 20 de junho, o evento conta com competições nacionais e regionais de adestramento e salto de obstáculos, competições que contam com um elevado número de participantes.

Diogo Inácio vai arbitrar competição na Letónia

Diogo Inácio, jovem elvense e árbitro de rugby, vai arbitrar o Torneio Internacional Boys U18 7s Trophy que vai decorrer nos dias 24 e 25 de Julho, em Riga (Letónia).

A Federação Portuguesa de Rugby, através do Conselho de Arbitragem e DTA, apresentou ainda a candidatura de Maria Heitor, que teve o seu primeiro “teste” no decorrer do Europeu 7s Feminino em Lisboa e reforçou a presença da árbitra internacional Bárbara Valente.

Área Metropolitana de Lisboa isolada no fim de semana

No final do conselho de ministros desta quinta-feira, 17 de junho, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, revelou que a “situação epidemiológica tem-se vindo a deteriorar e Portugal”.

Tendo em conta que, ao dia de hoje, Portugal tem hoje uma incidência de 90,5 e um R(t) de 1,13, muito provavelmente, na próxima semana, não se poderá avançar no desconfinamento, como estava previsto, adiantou.

A ministra anunciou ainda a decisão de “proibir a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim-de-semana”, sendo que a circulação entre concelhos na Área Metropolitana de Lisboa continua a ser permitida.

Quatro concelhos (Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra) conseguiram recuperar “das suas situações de incidências mais elevadas”, estando já fora do quadro dos 120 casos por 100 mil habitantes.

Por outro lado, existem dez concelhos que, por isso, não avançam no desconfinamento, sendo que a ministra destacou a situação de Sesimbra, que registou mais de 240 casos por 100 mil habitantes, pela segunda semana consecutiva. Os restantes são Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã e Sintra, onde, entre outras medidas, cafés e restaurantes são obrigados a encerrar às 22.30 horas.

Alunos de Campo Maior expõem trabalhos na Biblioteca Municipal

No âmbito da Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior, a Câmara Municipal de Campo Maior propôs ao Agrupamento de Escolas uma dinâmica que consistia na criação de capas de livros em Espanhol, a partir das histórias dessas obras.

Os alunos dos cursos profissionais de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e de Técnico Auxiliar de Saúde aceitaram o desafio e durante o dia 14 de junho, acompanhados pela arquiteta e dinamizadora de oficinas de artes plásticas, Susana Bicho, da empresa Cabeçudos, deram asas à sua imaginação e criaram as suas interpretações das histórias.

Os trabalhos serão expostos numa exposição que estará patente na Biblioteca Municipal de Campo Maior, cuja inauguração terá lugar na próxima segunda-feira dia 21, pelas 14.30 horas.

“Badajoz Suena” de 18 a 26 de junho em Badajoz

“Badajoz Suena” é o nome do festival que vai decorrer em Badajoz, entre os dias 18 e 26 deste mês, no âmbito da Feira de São João.

Devido à situação de pandemia, a lotação está limitada a 1500 espetadores e as entradas podem ser adquiridas aqui.

Na primeira noite, a partir das 22 horas (hora portuguesa) atua La Oreja de Van Gogh, dia 19 é a vez de Ella Baila Sola. O programa continua com Peter Pan, dia 20, Café Quijano, dia 23, Antonio Orozco, dia 24, Juanlu Montoya, dia 25 e Marta Sánchez y Francisco Céspedes, no dia 26.

O uso de máscara é obrigatório e a medição de temperatura ocorre à entrada. Os presentes têm que estar sentados, em lugares separados e a venda de bilhetes acontece apenas online.

Estremadura espanhola regista 53 novos casos de Covid-19

A Estremadura espanhola regista, esta quinta-feira, 17 de junho, mais 53 casos de Covid-19 e nenhuma vítima mortal associada à doença.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.766 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 70 doentes, num total de 75.470 recuperações.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 20 pessoas, duas em Unidades de Cuidados Intensivos.

Mais 47 casos Covid identificados no Alentejo

O Alentejo regista, esta quinta-feira, 17 de junho, 47 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, e à semelhança do que vem a acontecer nas últimas semanas, não há registo de mais vítimas mortais, devido à doença, na região.

Desde março do ano passado, no Alentejo foram registados 30.547 casos positivos de infeção e 971 óbitos. Os números são da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 28 casos na quinta 10 de junho; 20 casos na sexta-feira 11 de junho; 14 casos no sábado 12 de junho; 16 casos no domingo 13 de junho; dez casos na segunda-feira 14 de junho; 32 casos na terça 15 de junho; 30 casos na quarta-feira 16 de junho; e 47 casos na quinta 17 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal regista mais 1233 casos Covid e dois óbitos

Portugal regista esta quinta-feira, 17 de junho, 1233 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos associados à doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nas últimas 24 horas, 662 doentes foram dados como recuperados, sendo que, atualmente, encontram-se 364 pessoas hospitalizadas (mais 13 que ontem), das quais 88 (mais cinco que ontem) em Unidades de Cuidados Intensivos.

Em todo, no país, há, agora, 26.817 casos ativos, mais 569 que ontem. Desde o início da pandemia, Portugal conta com um total de 861.628 casos confirmados de Covid-19, 17.057 óbitos e 817.754 casos de recuperação.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 910 casos na quinta 10 de junho; 519 casos na sexta-feira 11 de junho; 789 no sábado 12 de junho; 707 casos no domingo 13 de junho; 625 casos na segunda-feira 14 de junho; 973 casos na terça 15 de junho; 1350 casos na quarta-feira 16 de junho; e 1233 casos na quinta 17 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Elvas sem novos casos Covid esta quinta-feira

O concelho de Elvas não regista esta quinta-feira, dia 17 de junho, novos casos de infeção por Covid-19, mantendo-se com três casos ativos.

Dos 1383 casos já registados, em Elvas, 1352 recuperaram e 28 pessoas morreram.

 

Sede da CIMAA vai ser requalificada

O auto de consignação da empreitada da sede da CIMAA em Portalegre já foi assinado pelo presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário. Esta obra permite à CIMAA dar cada vez melhor resposta na sua missão junto dos municípios do território, na sequência do acréscimo que teve nas suas responsabilidades e competências.

Para poder dar cumprimento a estas novas responsabilidades e competências, a CIMAA está a fazer um conjunto de intervenções – no valor global de 845 mil euros, garantidos com o apoio dos 15 municípios associados – no seu edifício localizado no Centro Histórico de Portalegre, na Rua 19 de Junho.

Explica Hugo Hilário que esta é uma “intervenção estruturante não apenas fisicamente, na sede, mas de toda a atividade da Comunidade Intermunicipal”. Para o presidente da CIMAA, o objetivo último da intervenção global no edifício histórico é o de “acolher a sua estrutura multidisciplinar e proporcionar um espaço multifuncional para as várias equipas, tendo em conta o número de recursos humanos afetos à Comunidade Intermunicipal e a necessidade de instalações adequadas à eficaz capacidade de resposta nas diversas áreas de atuação da Comunidade Intermunicipal”.

A obra na sede da CIMAA, que passou entretanto a acolher as instalações do Pólo de Portalegre da ADRAL, da Agência Regional de Eficiência Energética do Alentejo (AREANATEJO) e dos Serviços de Informática, avança assim para a próxima fase, com a adjudicação da empreitada para a reabilitação total do edifício.

Recorde-se que a CIMAA passou a garantir também as responsabilidades de Autoridade de Transportes no âmbito do novo Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros; na constituição da Empresa Intermunicipal das Águas do Alto Alentejo; na promoção da concretização da barragem do Pisão; na constituição do Gabinete Técnico Florestal e as Brigadas de Sapadores Florestais; a que se somam ainda novas responsabilidades no âmbito da transferência de competências do Governo para as autarquias.

Nuno Silva recandidata-se à Câmara de Avis pela CDU

O presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva, vai recandidatar-se ao cargo, pela CDU, nas eleições autárquicas deste ano.

Nuno Silva é presidente da Câmara de Avis desde 2013, pelo que, se vencer as eleições, este será o seu terceiro mandato. Tem uma pós-graduação em Intervenção Psicológica na Crise e Catástrofes, é bombeiro voluntário e membro da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Avisenses.

Foi vereador da Câmara Municipal de Avis entre 2001 a 2013, tendo pelouros como os da Educação, Cultura, Ação Social, Turismo, Desporto e Juventude. Foi vice-presidente da autarquia 2005 a 2013. É ainda membro do executivo da Comissão Concelhia de Avis e da Direção da Organização Regional de Portalegre do PCP.

Já Manuel Coelho é o cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal de Avis. Consultor, foi dirigente associativo no Ensino Superior, membro da Direção do Conselho Nacional de Juventude e da Comissão Organizadora do 6º Encontro Nacional de Juventude. Foi presidente da Assembleia Municipal de Avis entre janeiro de 1994 e dezembro de 1997, vereador da Câmara de Avis entre janeiro de 1998 e maio de 2000 e presidente do mesmo município entre junho de 2000 e outubro de 2013.

Manuel Coelho foi ainda membro do Conselho de Administração (entre 1998 e 2005) e da Mesa da Assembleia Intermunicipal (entre 2005 e 2009) da Associação de Municípios do Norte Alentejano. Foi membro do Conselho de Administração da Valnor, desde a sua criação até 2009, e do Conselho de Administração da Águas do Norte Alentejano, entre 2009 e 2011. Foi vogal (entre 2005 e 2009) e presidente (entre 2009 e 2013) do Conselho de Administração da Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo). Foi também membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses. É membro da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, presidente da Assembleia Municipal de Avis desde outubro de 2013, foi dirigente nacional da Juventude Comunista Portuguesa. É ainda membro da Comissão Concelhia de Avis e da Direção da Organização Regional de Portalegre do PCP.

Portalegre é a única capital de distrito sem autoestrada, diz Fermelinda

Fermelinda Carvalho (na foto), que está a cumprir o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal de Arronches e presidente da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre, desde 2014, é a candidata do PSD à capital de distrito, tal como noticiámos anteriormente.

No jantar/conferência de apresentação da candidata do PSD à Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho defendeu uma aposta na “saúde”, setor que “apresenta carências” que afastam a fixação de pessoas.

Assumindo-se uma defensora do mundo rural e das populações do Alto Alentejo, Fermelinda Carvalho apelou ao investimento com efeito multiplicador no distrito, nomeadamente em novas vias rodoviárias.

“Ao longo de décadas, o nosso território tem sido discriminado pela negativa. Não me recordo de nenhum investimento com relevância, simplesmente não foi feito. Se não fosse o investimento privado em vários setores de atividade, graças aos nossos empresários locais, muitos jovens não teriam cá ficado. Os municípios sistematicamente substituem o Estado central naquilo que lhe competia”, apontou.

“Somos a única capital de distrito que não tem uma autoestrada que traga as pessoas até cá”, acrescentou.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A candidata critica o desinvestimento do Governo na segurança de pessoas e bens. “São os municípios que pagam muito dos salários aos nossos bombeiros, adquirem ambulâncias de transporte e socorro, viaturas para combate e incêndios, equipamentos de proteção e executam as intervenções necessárias nos quartéis”, disse.

Fermelinda Carvalho critica o Governo por preferir apoiar “estruturas e organismos para fidelizar clientelismos partidários”.

“Porque acredito no interior do país, nas suas potencialidades, e porque quero continuar a dar o meu contributo neste território, aceitei o convite do meu partido para encabeçar uma lista ao município de Portalegre, concelho que me viu nascer e onde sempre vivi. O meu concelho precisa de um novo ânimo, um novo rumo, uma nova oportunidade”, concluiu.

[/shc_shortcode]

Equipa de andebol de Badajoz promove atividades de verão

A equipa do União de Andebol de Badajoz organiza, entre os dias 21 de Junho e 2 de Julho, uma atividade de verão, na qual, além da modalidade, os jovens poderão desfrutar de outros desportos, ateliers recreativos e piscina ao ar livre.

A programação decorre entre as 9 e as 14 horas com recolha dos jovens às 8 horas e entrega até às 15 horas.

Chega tem por objetivo eleger dois vereadores na Câmara de Elvas

José Lérias Trindade é o candidato pelo Chega à Câmara Municipal de Elvas, nas Eleições Autárquicas deste ano e esteve, esta quinta-feira, 17 de junho, em entrevista na Rádio ELVAS.

Não sendo natural de Elvas, é filho de elvenses e vive na cidade há já cerca de 12 anos, revela que esta sua candidatura surge por, durante este período de tempo, ter vindo a verificar que o concelho está a “perder pessoas” e enfrentar um problema de um acentuado envelhecimento da população.

O candidato considera que, em Elvas, as políticas económicas são feitas “na vertical” e que é preciso trazer empresas, que empreguem mais de 250 pessoas, para o concelho. “Temos estado muito mal e não há muita manifestação das pessoas em querer participar numa política mais na horizontal”, acrescenta. “Há necessidade de trabalhar em vários ângulos, sobretudo de trazer empresas superiores para o concelho”, adianta.

José Lérias Trindade assegura ainda que as autarquias, para além de necessitarem de se “modernizar”, sem nunca esquecer a parte social, têm de “dar ferramentas aos empresários para trabalhar”.

Quando questionado sobre a hipótese de ganhar as eleições, José Lérias Trindade garante que o partido tem um programa apetecível para Elvas, sendo que seria muito bom que o Chega conseguisse eleger, pelo menos, dois vereadores.

Para já, não são conhecidos ainda os elementos que compõem a lista do Chega, liderada por José Lérias Trindade, à Câmara Municipal de Elvas, nas autárquicas deste ano.

A entrevista, conduzida por António Ferreira Góis, para ouvir na íntegra:

Bares e discotecas estremenhos abertos até às três da manhã

Todos os espaços de diversão noturna da Estremadura espanhola vão poder passar a funcionar até às três da manhã, anunciou o presidente estremenho, Guillermo Fernández Vara.

No que diz respeito à lotação, mantém-se a mesma, ou seja, 100 por cento nas esplanadas no exterior e 50 por cento no interior.

Projeto RAMSAT promove seminário online

O projeto RAMSAT, aprovado e iniciado em setembro de 2019, no âmbito do Programa INTERREG EUROPE, tem como principais objetivos a revitalização de áreas remotas e montanhosas através do Turismo Alternativo Sustentável, tratando-se de uma resposta à necessidade urgente de incentivar políticas regionais para o uso sustentável dos recursos quer ao nível do património natural e cultural quer ao nível do turismo alternativo.

Coordenado pela CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (Portugal), conta com mais seis parceiros provenientes da Bulgária, Eslovénia, Espanha, Reino Unido e Roménia.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O projeto relaciona-se com o objetivo temático 6 do programa Interreg Europe (proteção do ambiente e promoção da eficiência dos recursos) e, através do intercâmbio de boas práticas e conhecimentos, pretende melhorar as políticas regionais e locais que visam o desenvolvimento ao nível do turismo nas áreas-alvo, de modo a garantir o uso sustentável dos recursos naturais e do património cultural e promover a sua gestão de forma eficaz. De modo a atingir esse objetivo, está prevista, no âmbito do Projeto, a dinamização de 2 Workshops Interregionais, 4 Seminários Temáticos e 36 encontros com stakeholders locais, em toda a Europa: de Pleven Heights (Bulgária) ao Parque Natural da Serra de São Mamede (Portugal), passando por Marginimea Sibiului (Roménia), Sava Hills (Eslovénia), o Sistema Ibérico (Espanha) e as Sperrin Mountains (Reino Unido-Irlanda do Norte).

Nesse âmbito, foi dinamizado no dia 27 de maio o Seminário Temático Online «Uso do Património Natural e Cultural no Turismo de Aventura», cujo anfitrião foi o parceiro da Eslovénia (Agência de Desenvolvimento Regional Zasavje). O evento contemplou uma visita de estudo virtual sob o tema do turismo de aventura na região de Zasavje, bem como a apresentação de boas práticas ao nível do referido tema nas seis regiões europeias que integram o Projeto. Destaca-se, neste âmbito, a apresentação da Boa Prática referente ao Rail Bike Marvão (que já integra a Biblioteca de Boas Práticas do Projeto, juntamente com o Projeto «Alentejo Feel Nature»), bem como a Rota do Contrabando do Café. Estas Boas Práticas estão integradas em três das fileiras/tipologias de turismo descritas em candidatura: turismo de aventura, ecoturismo e turismo cultural, respetivamente.

Para além da seleção de boas práticas (replicáveis) em cada região envolvida no Projeto, pretende-se a elaboração de análises SWOT regionais e o desenvolvimento e implementação de Planos de Ação (estes últimos, na Fase 2 do Projeto, a decorrer em 2022-2023)

[/shc_shortcode]

Programa de Estágio Schuman no “Espaço Europa”

Estão abertas as candidaturas, até dia 30 deste mês, ao Programa de Estágio Schuman, promovido pelo Parlamento Europeu.

Estes estágios, segundo explica Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, são organizados todos os anos, sendo que, aqueles que têm agora candidaturas abertas, terão início, num dos serviços do Parlamento, em outubro deste ano.

Os estágios, a realizar até fevereiro de 2022, são remunerados e destinam-se a nacionais de um Estado-Membro da União Europeia (UE) ou dos países candidatos à adesão. Os candidatos têm de ser licenciados, maiores de idade, fluentes numa das línguas oficiais e conhecimento doutra língua oficial e que não tenham trabalhado durante mais de dois meses consecutivos numa instituição ou órgão da UE.

As mais de 400 vagas disponíveis contemplam várias áreas de conhecimento: Comunicação (131), Emprego, Economia e Finanças (9), Infraestruturas e Logística (12), Direito (33), Relações Internacionais (40), Políticas Internas da UE (35), Administração (71), Tecnologias de Informação (14) e Multilinguismo (83).

A candidatura é efetuada online, sendo que cada candidato pode fazer até três escolhas em termos de vagas. O estágio pode ser realizado em vários Serviços do Parlamento, em 33 cidades diferentes da União Europeia, existindo uma vaga para Lisboa. A bolsa mensal, que cada estagiário recebe, é de cerca de 1.300 euros.

Todas as informações sobre este programa de estágios, do Parlamento Europeu, disponíveis em europedirect.ipportalegre.pt

Câmara de Elvas: um milhão de euros em estradas e ruas

A Câmara Municipal de Elvas vai proceder à empreitada de pavimentação de estradas no concelho e de arruamentos em Elvas e nas freguesias rurais. Por outro lado, vai ser também feita a pintura de pavimentos e passadeiras.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, refere que “foi feito um levantamento das estradas que precisavam desta pavimentação e dentro de pouco tempo vão começar os trabalhos de requalificação. Há estradas que precisam da normal manutenção, devido ao uso que têm, assim como alguma sinalização horizontal que precisa de ser reposta. Nesse sentido, a câmara fez um pacote para que essa intervenção pudesse ser feita em conjunto, o que torna o concurso mais económico”.

“Numa primeira fase, este investimento ronda os 750 mil euros, sendo que temos também a decorrer um concurso, para a segunda fase, de cerca de 300 mil euros”, referiu o autarca.

Nuno Mocinha apela a todos que tenham paciência para alguns condicionamentos que possam surgir devido aos trabalhos “uma vez que vai ser muito mais agradável, depois de terminados os trabalhos, circular em estradas em condições”.

Os autos de consignação das referidas obras foram assinados esta quinta-feira, no salão nobre da câmara de Elvas.

A empreitada de pavimentação de estradas no concelho e de arruamentos em Elvas e em localidades rurais tem o valor de 647 mil euros e a empreitada de pintura de pavimentos (sinalização horizontal) em arruamentos de Elvas e estradas do concelho e de pintura de passadeiras em localidades rurais tem o valor de 124 mil euros.

Alegado assalto acaba em morte de mulher em Alcáçovas

Uma mulher, de 57 anos, morreu hoje na sequência de agressões sofridas durante um alegado assalto a uma residência em Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora indicou que o alerta para uma ocorrência envolvendo agressões numa habitação foi dado às 03.17 horas, daí resultando uma vítima mortal e dois feridos ligeiros.

A mesma fonte precisou que a vítima mortal é uma mulher, de 57 anos, cujo corpo foi transportado para o Gabinete Médico-Legal de Évora, enquanto os feridos ligeiros, um homem de 85 anos e uma mulher de 87, foram encaminhados para o hospital da mesma cidade.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, quando os bombeiros entraram na casa encontraram uma mulher, filha do casal de idosos, “deitada numa cama” e “em paragem cardiorrespiratória e com ferimentos na cara”.

Campo Maior sem novos casos de Covid esta quinta-feira

Campo Maior não regista, esta quinta-feira, 17 de junho, novos casos de Covid-19.

No concelho, há, ao dia de hoje, um único caso ativo de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 655 casos de Covid-19, dos quais 643 já estão curados. Da doença, no concelho, morreram 11 pessoas.

Borba assinala 356 anos da Batalha de Montes Claros

Os 356 Anos da Batalha de Montes Claros, na freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, assinalam-se hoje, dia 17 de junho.

O Município iniciou as comemorações com a cerimónia junto ao Padrão de Montes Claros e o presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, garante que “não podiam deixar de assinalar uma data tão importante para o país”.

As comemorações dos 356 anos da Batalha de Montes Claros prosseguem até domingo com um roteiro, caminhadas e inauguração do Centro de Cycling em Rio de Moinhos.

A Batalha de Montes Claros foi travada em 17 de Junho de 1665, em Montes Claros, freguesia de Rio de Moinhos (Borba) e determinou, definitivamente, a vitória de Portugal nas guerras com Castela, assinando-se, três anos mais tarde entre os dois reinos, a paz no Tratado de Lisboa de 1668. A Batalha de Montes Claros foi a última das cinco grandes vitórias de Portugal contra os espanhóis na Guerra da Restauração, sendo as restantes Montijo, Linhas de Elvas, Ameixial e Castelo Rodrigo.

Rita Guerra esta quinta-feira no “À conversa com… e não só”

Rita Guerra é a convidada desta semana do ciclo “À conversa com… e não só”, que será transmitido no canal de YouTube do Município de Elvas.

A conversa decorre esta quinta-feira, dia 17, às 17.30 horas, numa organização da Academia de Música de Elvas, em parceria com a Câmara Municipal de Elvas e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

As conversas apresentam como cenário o Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

Quinta da Fortaleza no programa “Retoma da Economia”

“Quinta da Fortaleza” é um local de turismo rural, aberto desde maio deste ano e localiza-se no Caminho das Casas Novas, em Elvas.

Este turismo rural nasce de um projeto familiar, uma vez que dispunham da propriedade e em 2016 iniciaram todos os trâmites legais e começaram a pensar como poderiam tornar a casa funcional para que se viesse a tornar num turismo rural, revela João Marques, proprietário.

Este turismo rural conta com nove quartos todos com casa de banho privativa, sendo um delas para pessoas com mobilidade reduzida, este localizado no rés-do-chão, na casa principal. Numa casa anexa há um pequeno apartamento com mais dois quartos. A propriedade dispõe ainda de sala e cozinha com8un, bem como bastante espaço com sombras e uma piscina, para quem quiser disfrutar da clama do local.

A Quinta da Fortaleza está disponível nas plataformas de alojamento, como Booking e Airbnb. A Quinta da Fortaleza está esta quinta-feira em destaque no Programa “Retoma da Economia”, um programa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Pode ouvir a entrevista completa a João Marques, aqui:

Elvas: 24 milhões de euros em obras no concelho (vídeo e fotos)

A Câmara Municipal de Elvas organizou ontem, 16 de junho, uma visita às obras que estão a decorrer no concelho, e que resultam de um investimento total de cerca de 24 milhões de euros.

À comunicação social, presidentes de juntas de freguesias e técnicos da autarquia com “responsabilidades acrescidas”, foram apresentados os futuros laboratórios do InnovPlantProtect, sediados na antiga Estação de Melhoramento de Plantas de Elvas, bem como as obras do lar da Boa-Fé e da Escola EB 2,3 de Santa Luzia.

Relativamente ao renovado ciclo de Santa Luzia, o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, revela que a obra está praticamente acabada. “Estamos em condições de a inaugurar, sendo que parte daquela escola já está a ser usada pelos alunos”, acrescenta.

Nuno Mocinha procurou ainda dar a conhecer outras obras em curso, como é o caso de alguns largos, da Segurança Social, para a ULSNA poder aí instalar os serviços de retaguarda da Hospitalização Domiciliária”, e da sede da Banda 14 de Janeiro, e outras tantas que estão programadas e que vão arrancar, algumas delas, ainda este mês. Uma dessas obras é a da residência para estudantes da Escola Superior Agrária de Elvas. “Veio a autorização do Tribunal de Contas, na passada sexta-feira, o que quer dizer que podemos partir para a obra efetiva”, adianta Mocinha. Esta é uma obra que resulta de um investimento de cerca de quatro milhões de euros, entre intervenção e mobiliário, que “tem de estar pronta em 2023”.

O autarca garante ainda que levar todo este conjunto de obras a cabo não será tarefa fácil, mas que a aposta da Câmara feita tem estado a dar os seus frutos.


Conheça todas as obras que já estão em curso no concelho e aquelas que se seguem, assim como o valor investido em cada uma delas:

Ampliação do Complexo Social da Boa-Fé – 1.348.270 euros – início em setembro de 2020 – conclusão em fevereiro de 2022

Requalificação e Reabilitação do Largo dos Terceiros – 68.702 euros – início em março de 2021 – conclusão em julho de 2021

Requalificação do Largo de São Domingos e da Rua Mouzinho de Albuquerque – 181.212 euros – início em março de 2021 – conclusão em julho de 2021

Requalificação da Avª 14 de Janeiro – 730.836 euros – início em março de 2019 – conclusão em julho de 2021

Parques Infantis das Freguesias – 154.608 euros (concluído)

Parques Infantis Quinta dos Arcos e Morgadinho – 260.000 euros – início em junho de 2021 – conclusão em julho de 2021

Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT) – 2 451.299 euros – início em janeiro de 2021 – conclusão em setembro de 2021

Recuperação, Conservação e Valorização do Aqueduto da Amoreira – 1ª Fase – 1 985.471 euros – início em fevereiro de 2021 – conclusão em julho de 2022

Cobertura das Bancadas dos Campos de Futebol e Renovação de Cadeiras da Bancada Central do Campo Patalino – 63.000 euros – início em setembro de 2020 – conclusão em agosto de 2021

Pintura e Reparação da Cobertura da Igreja de Sta. Luzia – 90.000 mil euros – início em setembro de 2020 – conclusão em agosto de 2021

Escola E.B. 2, 3 de Santa Luzia – 7.743.872 euros – início em agosto de 2017 – conclusão em junho de 2021

Novos Acessos Escola E.B 2, 3 de Santa Luzia – 227.344 euros (concluído)

Biblioteca – 158.841 euros – início em junho de 2021 – conclusão em dezembro de 2021

Requalificação das Zonas Industriais das Fontainhas e Gil Vaz – 984.515 euros – início em junho de 2021 – conclusão em dezembro de 2021

Reabilitação do Edifício Sede da Banda 14 de Janeiro – 432.482 mil euros – início em setembro de 2020 – conclusão em setembro de 2021

Reabilitação do Antigo Lagar dos Lopes – Residência para Estudantes – 4.117.519 euros – início em junho de 2021 – conclusão em junho de 2023

Hospitalização Domiciliária – 64.505 euros (concluído)

Estrada da Chamorra – 113.264 euros (concluído)

Estrada da Amoreirinha – 97.520 euros – início em maio de 2021 – conclusão em julho de 2021

Santa Eulália, Rossio de Vila Boim e Parque da Terrugem – 260.000 euros – início em setembro de 2021 – conclusão em novembro de 2021

Requalificação do Antigo Pavilhão Desportivo da Escola de Santa Luzia – 210.000 euros – início em setembro de 2021 – conclusão em dezembro de 2021

Pavimentação – 980.557 euros – início em junho de 2021 – conclusão em outubro de 2021

Sinalização Horizontal – 124.393 euros – início em junho de 2021 – conclusão em julho de 2021

Requalificação dos Acessos e Nova Sede dos Escuteiros – 500.000 euros – início em setembro de 2021 – conclusão em setembro de 2022

Reabilitação e Requalificação do Largo dos Combatentes – 207.557 euros – início em julho de 2018 – conclusão em junho de 2021

Requalificação Jardim Municipal – 128.000 euros – início em setembro de 2021 – conclusão em novembro de 2021

Pintura de Igreja e Posto da GNR de Vila Boim – 20.000 euros – início em agosto de 2021 – conclusão em setembro de 2021

Protocolo ULSNA: Mamógrafo e Televisores para Hospital de Santa Luzia – 50.000 euros

Protocolo ULSNA: Pintura do Centro de Saúde de Elvas – 100.000 euros

Bombeiros Voluntários de Elvas – Nova Ambulância, Requalificação de Balneários e Cofinanciamento EPI – 90.000 euros

Requalificação dos Sinos Igreja Santa Eulália – 10.000 euros

Novas Condutas de Água em Vila Boim – 75.000 euros – início em julho de 2021 – conclusão em agosto de 2021

Levantamento Topográfico (Parque de Negócios de Elvas e Terrenos Adjacentes ao Hospital de Santa Luzia) – 11.000 euros – início em junho de 2021 – conclusão em julho de 2021

 

Badajoz: São João durante nove dias sem discotecas e bares

A Feira de São João, em Badajoz, realiza-se a partir de amanhã, 18 de junho, e até ao próximo dia 26, no recinto habitual, com atrações, espaços de comida e bebida e carrosséis, mas com a lotação do espaço reduzida a metade.

O evento, em conformidade com as medidas restritivas de controlo da pandemia atualmente em vigor, terá a meia-noite como limite de horário de funcionamento.

O alcaide da cidade espanhola, Francisco Fragoso, revela que a principal diferença, face a edições anteriores do evento, prende-se com a não abertura dos habituais espaços de diversão noturna, como discotecas e bares.

As entradas e saídas no recinto vão ser controladas. Haverá espaço, no decorrer do evento, para concertos, com o festival Badajoz Suena, assim como corridas de touros. Todas as iniciativas terão lotação controlada, para que se evitem aglomerações.