Sede da CIMAA vai ser requalificada

O auto de consignação da empreitada da sede da CIMAA em Portalegre já foi assinado pelo presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário. Esta obra permite à CIMAA dar cada vez melhor resposta na sua missão junto dos municípios do território, na sequência do acréscimo que teve nas suas responsabilidades e competências.

Para poder dar cumprimento a estas novas responsabilidades e competências, a CIMAA está a fazer um conjunto de intervenções – no valor global de 845 mil euros, garantidos com o apoio dos 15 municípios associados – no seu edifício localizado no Centro Histórico de Portalegre, na Rua 19 de Junho.

Explica Hugo Hilário que esta é uma “intervenção estruturante não apenas fisicamente, na sede, mas de toda a atividade da Comunidade Intermunicipal”. Para o presidente da CIMAA, o objetivo último da intervenção global no edifício histórico é o de “acolher a sua estrutura multidisciplinar e proporcionar um espaço multifuncional para as várias equipas, tendo em conta o número de recursos humanos afetos à Comunidade Intermunicipal e a necessidade de instalações adequadas à eficaz capacidade de resposta nas diversas áreas de atuação da Comunidade Intermunicipal”.

A obra na sede da CIMAA, que passou entretanto a acolher as instalações do Pólo de Portalegre da ADRAL, da Agência Regional de Eficiência Energética do Alentejo (AREANATEJO) e dos Serviços de Informática, avança assim para a próxima fase, com a adjudicação da empreitada para a reabilitação total do edifício.

Recorde-se que a CIMAA passou a garantir também as responsabilidades de Autoridade de Transportes no âmbito do novo Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros; na constituição da Empresa Intermunicipal das Águas do Alto Alentejo; na promoção da concretização da barragem do Pisão; na constituição do Gabinete Técnico Florestal e as Brigadas de Sapadores Florestais; a que se somam ainda novas responsabilidades no âmbito da transferência de competências do Governo para as autarquias.