1050 pessoas vão ter habitação digna em Elvas

Graças a o programa Primeiro Direito, desenvolvido pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), 366 agregados familiares elvenses vão beneficiar de condições habitacionais dignas, no prazo de seis anos.

Em causa está um investimento de 21 milhões de euros em habitações localizadas no Centro Histórico de Elvas, na zona das Pias, Caia, Boa-Fé, além das freguesias rurais do concelho. Nove milhões de euros serão aplicados como incentivo a fundo perdido, 1,7 milhões serão investidos pela Câmara Municipal de Elvas e o restante valor pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

O acordo de celebração entre a Câmara de Elvas e o IHRU foi assinado esta quarta feira, dia 16, no salão nobre da autarquia elvense, dia em que foi também aprovado o Plano de Recuperação e Resiliência Português o que poderá trazer boas notícias para a câmara de Elvas, tal como foi referido pela secretária de estado da habitação, Marina Gonçalves, uma vez que este poderá ser um investimento a beneficiar dos apoios do PRR.

De acordo com Nuno Mocinha, a câmara de Elvas está também a desenvolver outros projetos habitacionais, neste caso na Quinta dos Arcos, não para habitação social mas para que algumas famílias possam comprar casa a custos controlados: “esta é a forma de algumas famílias e dos jovens poderem adquirir a sua habitação. Este projeto dedica-se muito à classe média que, em vez de estar dependente do mercado, poderá adquiri a sua habitação a um preço mais baixo. Que isto fique bem esclarecido porque uma mentira dita mutas vezes poder tornar-se verdade e os moradores da Quinta dos Arcos entraram um pouco em dúvida quanto a esta questão”.

A cerimónia de assinatura e homologação do acordo de celebração entre a câmara de Elvas e o  IHRU decorreu, via zoom, com as presenças de Nuno Mocinha, presidente da câmara de Elvas e elementos do executivo bem como presidentes de juntas de freguesia; secretaria de Estado da Habitação, Marina Gonçalves; secretário de Estado da Descentralização e Administração Local Jorge Botelho; e Henrique Freire, vogal do Conselho de Administração da IHRU.