Câmara de Elvas mostra obras a decorrer no concelho

A Câmara Municipal de Elvas está a desenvolver, durante a tarde de hoje, dia 16, uma visita às obras que estão a decorrer no concelho, entre as quais a do laboratório InnovPlantProtect (InPP), nas instalações da antiga estação de Melhoramentos de Plantas.

Trata-se de um investimento de 2,5 milhões de euros, realizado no prazo de 10 anos, e que vai permitir a proteção de flores, plantas e frutos bem como a criação de bio produtos.

O InnovPlantProtect tem já contratados 38 investigadores, dos quais 16 doutorados, 17 mestres e cinco licenciados.

Existem 36 laboratórios colaborativos no país, sendo que, no Alentejo, o de Elvas é o único.

1050 pessoas vão ter habitação digna em Elvas

Graças a o programa Primeiro Direito, desenvolvido pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), 366 agregados familiares elvenses vão beneficiar de condições habitacionais dignas, no prazo de seis anos.

Em causa está um investimento de 21 milhões de euros em habitações localizadas no Centro Histórico de Elvas, na zona das Pias, Caia, Boa-Fé, além das freguesias rurais do concelho. Nove milhões de euros serão aplicados como incentivo a fundo perdido, 1,7 milhões serão investidos pela Câmara Municipal de Elvas e o restante valor pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

O acordo de celebração entre a Câmara de Elvas e o IHRU foi assinado esta quarta feira, dia 16, no salão nobre da autarquia elvense, dia em que foi também aprovado o Plano de Recuperação e Resiliência Português o que poderá trazer boas notícias para a câmara de Elvas, tal como foi referido pela secretária de estado da habitação, Marina Gonçalves, uma vez que este poderá ser um investimento a beneficiar dos apoios do PRR.

De acordo com Nuno Mocinha, a câmara de Elvas está também a desenvolver outros projetos habitacionais, neste caso na Quinta dos Arcos, não para habitação social mas para que algumas famílias possam comprar casa a custos controlados: “esta é a forma de algumas famílias e dos jovens poderem adquirir a sua habitação. Este projeto dedica-se muito à classe média que, em vez de estar dependente do mercado, poderá adquiri a sua habitação a um preço mais baixo. Que isto fique bem esclarecido porque uma mentira dita mutas vezes poder tornar-se verdade e os moradores da Quinta dos Arcos entraram um pouco em dúvida quanto a esta questão”.

A cerimónia de assinatura e homologação do acordo de celebração entre a câmara de Elvas e o  IHRU decorreu, via zoom, com as presenças de Nuno Mocinha, presidente da câmara de Elvas e elementos do executivo bem como presidentes de juntas de freguesia; secretaria de Estado da Habitação, Marina Gonçalves; secretário de Estado da Descentralização e Administração Local Jorge Botelho; e Henrique Freire, vogal do Conselho de Administração da IHRU.

Elvas regista uma recuperação de Covid-19

O concelho de Elvas não regista esta quarta-feira, dia 16 de junho, novos casos de infeção por Covid-19. Regista, por outro lado, uma recuperação, tendo agora três casos ativos.

Dos 1383 casos já registados, 1352 recuperaram e 28 pessoas morreram.

Alentejo tem 30 novos casos de Covid

O Alentejo regista esta quarta-feira, dia 16 de junho, 30 novos casos de Covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nas últimas 24 horas, na região, não se registaram mortes associadas à doença.

Desde o início da pandemia, no Alentejo, foram registados 30.500 casos de Covid-19 e 971 óbitos.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 41 casos na quarta-feira 9 de junho; 28 casos na quinta 10 de junho; 20 casos na sexta-feira 11 de junho; 14 casos no sábado 12 de junho; 16 casos no domingo 13 de junho; dez casos na segunda-feira 14 de junho; 32 casos na terça 15 de junho; e 30 casos na quarta-feira 16 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais 1350 casos Covid e seis óbitos em Portugal

Portugal regista esta quarta-feira, 16 d junho, mais 1350 casos de Covid-19 e seis óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 589 casos de recuperação.

A região de Lisboa e Vale do Tejo, com 629 novos infetados, é a área do país com mais novas notificações, com 69% do total de diagnósticos.

Em todo o território nacional, há 351 doentes internados, mais cinco do que ontem, e 83 em unidades de cuidados intensivos (mais quatro).

Desde o início da pandemia, morreram 17.055 pessoas com a doença em Portugal e foram identificados 860.395 casos de infeção. Ao todo há 817.092 doentes recuperados da doença em território nacional, desde março do ano passado.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 890 casos na quarta-feira 9 de junho; 910 casos na quinta 10 de junho; 519 casos na sexta-feira 11 de junho; 789 no sábado 12 de junho; 707 casos no domingo 13 de junho; 625 casos na segunda-feira 14 de junho; 973 casos na terça 15 de junho; e 1350 casos na quarta-feira 16 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Centro Histórico de Elvas está próximo do que era em 1984, diz Rui Rio

O presidente do PSD, Rui Rio, esteve hoje de visita ao Centro Histórico de Elvas, no âmbito das jornadas parlamentares do partido que estão a decorrer em Portalegre.

Em declarações à comunicação social, afirma que a câmara de Elvas “é difícil para o PSD. Já tivemos o presidente há muitos anos mas, atualmente, nem um vereador temos. Nós apostamos nas autárquicas e, dessa forma, não me compete ir aos sítios mais fáceis mas sim aos mais difíceis e estou esperançado que aqui vamos ter um excelente resultado”.

“Tenho uma simpatia muito grande por esta cidade, uma vez que vivi aqui uns meses quando estava no serviço militar. O Centro Histórico de Elvas está muito próximo do que era em 1984. É claro que para fora tem um desenvolvimento grande mas aqui é preciso dar um empurrão em termos de desenvolvimento”.

Rui Rio considera que é preciso trazer investimentos para o interior: “é preciso quebrar o ciclo vicioso de que não há investimento porque não há pessoas e não há pessoas porque não há investimento. Portugal não consegue salvar todas as pequenas aldeias e pequenas vilas. Isso seria prometer à pessoas o que ninguém consegue. Temos é que fazer crescer as cidades médias que servirão de âncora para as mais pequenas. E Elvas está nesse enquadramento. Temos de ser capazes de dar um impulso no sentido de ter um Portugal muito mais equilibrado, ao contrário do que é hoje que se concentra muito no litoral e  na capital do país”.

A visita do presidente do PSD, Rui Rio, contou ainda com a presença do Secretário Geral, José Silvano e do Presidente do Grupo Parlamentar, Adão Silva, bem como da candidata à Câmara de Elvas, Paula Calado, e outros membros da candidatura PSD/ CDS-PP nas Autárquicas de 2021.

Portugueses reciclaram mais em tempos de pandemia

O Electrão – a Associação de Gestão de Resíduos, durante o ano passado, reciclou quase 50 mil toneladas de embalagens usadas, mais de 16 mil toneladas de equipamentos elétricos fora de uso e recolheu ainda 346 toneladas de pilhas e baterias usadas.

Estes são dados que constam num relatório executivo, divulgado recentemente pela associação, que dá conta do crescimento da recolha feita, face a outros anos, assim como do aumento da separação do lixo e do encaminhamento feito, por parte da população, para reciclagem.

“Face a 2019, há uma tendência de crescimento das quantidades que recolhemos, quer no contexto de embalagens, quer no contexto dos equipamentos elétricos. 2020 foi um ano atípico, que nos desafiou a todos os níveis, que nos trouxe uma pandemia, mas ainda assim as pessoas separaram mais em casa e encaminharam mais para reciclagem”, revela a responsável de Sensibilização, Comunicação & Educação do Electrão, Ana Matos. Para estes dados, a responsável não afasta a possibilidade da interferência de fenómenos que influenciaram os números agora apresentados, até porque, lembra, “as pessoas passaram mais tempo em casa”.

Ana Matos adianta que os grandes equipamentos, como frigoríficos e máquinas de lavar e secar, por serem mais pesados, têm “uma expressão significativa” nos resultados divulgados. Em termos de unidades, “as componentes informáticas têm também um papel muito importante nestas quantidades e contribuem de forma ativa para estes resultados de 16 mil toneladas de equipamentos elétricos recolhidos”.

Relativamente ao crescimento efetivo da reciclagem feita pelos portugueses, a associação quer acreditar que o trabalho de sensibilização realizado esteja, aos poucos, a levar a população a adotar hábitos de separação de lixo, mas também de promoção de um ambiente mais sustentável.

Em 2020, face a 2019, o Electrão registou um crescimento de 19 por cento nas quantidades de embalagens usadas enviadas para reciclagem.

Alienação parental no Elvas + Solidária desta semana

A alienação parental é um conjunto de comportamentos praticados pelo progenitor considerado alienador, com o objectivo de criar uma relação de carácter exclusivo entre ele e a criança de forma a excluir para sempre o outro progenitor da vida do filho.

No entanto, esta situação “não é exclusiva de pai ou mãe. Pode haver também a intervenção de outros familiares ou amigos próximos de uma das partes. Este processo surge da dificuldade dos progenitores em resolver os problemas entre si e usam a criança como arremesso, o que não é o mais correto”, referiu-nos Viviana Jesus (na foto), psicóloga no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

O progenitor alienador toma algumas medidas que prejudicam o contacto entre a criança e o outro progenitor: “por exemplo, não passam aos filhos o telefonema, organizam atividades quando o outro progenitor tem o fim de semana por conta dele, não partilham informações relacionadas com o acompanhamento que a criança recebe ou atividades extra curriculares que desenvolvem”.

O processo de alienação parental acarreta efeitos devastadores para o equilíbrio emocional da criança manipulada cuja inocência é destruída pela ideia subjacente de que não é digna de ser amada por ambos os pais.

A alienação parental é o tema do programa desta semana Elvas Mais Solidária, com Viviana Jesus, psicóloga no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

Pesado de mercadorias despista-se em Elvas (c/fotos e vídeo)

Um veículo pesado de mercadorias despistou-se na manhã desta quarta-feira, dia 16, na circular à cidade de Elvas, junto ao Estádio Municipal de Atletismo.

De acordo com o adjunto de comando nos Bombeiros de Elvas, Nuno Santana, “à chegada ao local o condutor da viatura já se encontrava no exterior e a ser assistido pelos bombeiros de Campo Maior que passavam no local”

O condutor, e único ocupante do veículo pesado, sofreu ferimentos ligeiros e foi transportado para o Hospital de Elvas.

 

Badajoz: Feira Taurina de São João apresentada em Lisboa

A Feira Taurina de São João, em Badajoz, que acolhe duas corridas, a 24 e 26 de junho, foi apresentada esta quarta-feira, dia 16, em Lisboa.

Na sessão estiveram presentes o toureiro Juanito, que irá enfrentar, no dia 24, os touros da Ganadaria de Zalduendo, juntamente com os espanhóis Antonio Ferrera e Morante de la Puebla, e o seu apoderado, o maestro Víctor Mendes.

O toureiro português comentou que esta corrida, em Badajoz, é uma “oportunidade única”, pois integra um cartel de luxo. Para além disso, assegura que sente a praça de touros de Badajoz como sua, sendo um local onde entra desde criança.

Campo Maior mantém um caso ativo de Covid-19

Campo Maior não regista esta quarta-feira, 16 de junho, novos casos de Covid-19.

No concelho, há, ao dia de hoje, um único caso ativo de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 655 casos de Covid-19, dos quais 643 já estão curados. Da doença, no concelho, morreram 11 pessoas.

Maiores de 12 anos vacinados no início do próximo ano letivo em Espanha

A Comissão de Saúde Pública espanhola, reunida, ontem, 15 de junho, com técnicos do Governo e das Comunidades Autónomas, aprovou os novos grupos de vacinação, que já atingem os maiores de 12 anos, cuja inoculação, em princípio, ocorrerá no início do próximo ano letivo.

Os novos grupos aprovados, para vacinação, são formados por pessoas dos 30 aos 39 anos, dos 20 aos 29 anos e dos 12 aos 19.

A inoculação da franja da população dos 40 aos 49 segue, por esta altura, a bom ritmo. Na semana passada, foram inoculadas mais de 3,2 milhões de doses, sendo que 45,3% da população de Espanha já recebeu a primeira dose da vacina.

Restaurante Pizzaria A Cisterna no “Retoma da Economia”

O Restaurante Pizzaria A Cisterna está localizado há cerca de três anos, na Faceira da Cisterna, em Elvas.

José Figueiredo, chef de cozinha há 40 anos e natural de Elvas, é proprietário do estabelecimento e decidiu abrir o seu restaurante na cidade que o viu nascer, já depois de ter mais dois restaurantes do género, em Coimbra e Lousã.

Atualmente, tem três funcionários e serve refeições, apenas em regime de take-away e entregas ao domicílio, tendo depois do início da pandemia, encerrado o serviço de sala.

De entre os pratos que tem ao dispor dos clientes, para encomenda destacam-se as diversas pizzas, as francesinhas, massas, arroz de pato, bacalhau com natas, bitoque, lombinhos, menus de hambúrgueres e recentemente apostaram no frango assado.

O programa “Retoma da Economia” passa na Rádio ELVAS e conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Pode ouvir a entrevista completa a José Figueiredo, aqui:

Qualidade do ar em Campo Maior na zona verde

Uma máquina de medição do ar exterior, foi instalada em março, no Centro Educativo Alice Nabeiro, no âmbito do projeto Eco Escolas, do qual a instituição faz parte.

Depois de três meses a controlar as medições da qualidade do ar e analisar as mesmas, é já possível verificar que, “em Campo Maior a qualidade do ar nunca esteve fora da zona verde”, revela Carlos Pepê, coordenador pedagógico do centro. “Campo Maior manteve-se sempre com indicadores de qualidade do ar muito boa, o que demonstra que nestas localidades do interior há um nível de ar respirável e com qualidade, e saudável”.

Através da rede de medição da qualidade do ar, revela Carlos Pepê, “é possível comparar os níveis da qualidade do ar no país todo e onde estão as maiores preocupações de qualidade do ar,  principalmente nas zonas urbanas, ligadas ao trafego automóvel, bem como as zonas mais perigosas a este nível”.

Sensor de medição da qualidade do ar, instalado no Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, que tem vindo a ser monitorizado para avaliar a qualidade do ar, não só em Campo Maior, mas como noutras localidades e países.

Euromilhões: jackpot de 30 milhões na sexta-feira

Não houve totalistas no sorteio de ontem, 15 de junho, do Euromilhões, pelo que, na próxima sexta-feira, dia 18, vai estar em jogo um jackpot de 30 milhões de euros.

O segundo prémio, de 240 mil euros, contemplou dois jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro, no valor de quase 19 mil euros, vai para seis apostadores, também fora de Portugal.

O quarto prémio, de 1100 euros, saiu a um total de 32 jogadores, quatro deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem do Euromilhões é composta pelos números ​​​​​​​11, 21, 26, 30 e 31 e pelas estrelas 2 e 3.