Casal vive em casa sem condições e com marcas de fogo

Faz precisamente hoje, dia 26, três semanas que um incêndio deflagrou na Rua de São Pedro, em Elvas. As chamas, que terão surgido na zona da cozinha, consumiram grande parte do recheio e danificaram toda a habitação.

Paula Freire e Manuel são os arrendatários desta casa e continuam a residir na mesma habitação, apesar do teto da cozinha teimar em cair, pouco a pouco, todos os dias, e de todas as paredes estarem completamente pretas. O cheiro… esse incomoda até quem passa no exterior.

Manuel sofre de problemas respiratórios e Paula Freire, que falou com a Rádio ELVAS, teme pela segurança do seu companheiro que “cada vez mais está dependente das bombas que o ajudam a respirar. A mim, não me parece que a casa tenha condições. No entanto, quando estive reunida com a assistente social da câmara de Elvas, ela mostrou-me um papel assinado em que diziam que a casa tinha condições. Aliás, a mesma pessoa obrigou-nos a passar a noite do incêndio a limpar a casa”.

A casa em questão é alugada e até ao momento, de acordo com Paula Freire, “apenas um perito esteve a visitar o local. Inicialmente, o senhorio dizia que fazia as obras. Até agora, nada. Na câmara, disseram-nos que só nos podiam ajudar, se o senhorio fizesse um pedido. Mas pelos vistos, dá muito trabalho fazer esse pedido”.

Paula Freire tem 44 anos e Manuel tem 64. Nas últimas semanas, chegaram a dormir na rua, uma vez que os problemas respiratórios do homem não o deixam permanecer no interior da casa.

Parque aquático AquaBadajoz já não abre

O parque aquático AquaBadajoz não abre portas este verão, depois de se declarar falido, devido às dívidas acumuladas nos últimos anos, avança o Canal Extremadura.

A Estremadura espanhola fica assim sem parque aquático depois de o AquaBadajoz, a ex-Lusibéria, ter sido declarada em situação de falência por não ter podido assumir as dívidas que arrastou, nos últimos anos e depois da última temporada em que teve de fechar cedo devido à pandemia.

A equipa que gere a empresa confirmou ao Canal Extremadura que já foi nomeado um administrador de falências e será este quem vai assumir, temporariamente, a situação da empresa até à sua liquidação.

Entre as opções que estão em cima da mesa, está a venda por lotes, num único pacote ou a sua liquidação na sua totalidade, embora tal como confirma María del Mar Asensio, diretora da Aqualand Badajoz, empresa até agora responsável pela sua gestão, antecipa que a intenção é que o parque mude de dono, acrescentando que pode haver pessoas interessadas em ressuscitar o projeto.

O administrador que se encarregará de conduzir as negociações já recebeu os primeiros telefonemas de empresas interessadas em conhecer a situação económica da empresa. A intenção é salvar o projeto e as instalações, caso seja encontrada uma pessoa ou entidade que queira dar continuidade ao projeto e manter o parque, seja aquático ou de lazer.
No entanto, apesar desses primeiros apelos, é praticamente inviável o parque abrir as portas neste verão, pois, no melhor dos casos, uma negociação frutífera não seria fechada, pelo menos, até meados de julho, o que “deitaria por terra” metade da temporada de verão.

Estremadura espanhola com mais 73 casos de Covid-19

A Estremadura espanhola regista, esta quarta-feira, dia 26, mais 73 casos de Covid-19 e, nas últimas 24 horas, não vítimas mortais, associadas à doença, a lamentar.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1764 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 97 doentes, num total de 74.075 recuperações.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 36 pessoas, 12 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Elvas sem novos casos de Covid mantém quatro ativos

O concelho de Elvas não regista, esta quarta-feira, dia 26, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que mantém quatro casos ativos.

Desde o início da pandemia, foram reportados, no concelho, 1376 casos positivos, dos quais 1344 já recuperaram.

Da doença, em Elvas, morreram 28 pessoas.

Candidaturas para hortas comunitárias em Viana do Alentejo até dia 31

Terminam na próxima segunda-feira, dia 31, as candidaturas para atribuição de lotes nas Hortas Comunitárias em Viana do Alentejo.

São 43 hortas com uma área aproximada de 70 metros quadrados cada, situadas na Rua do Poço, em Viana do Alentejo, que, para além de se destinarem à prática da horticultura, pretendem ainda fomentar a criação de um complemento ao rendimento familiar, proporcionar um estilo de vida saudável e promover relações de convívio entre gerações. O espaço dispõe também de uma área de compostagem, uma área comum de lazer e uma zona para sanitários e arrumos.

Para se candidatarem os munícipes residentes no concelho devem ter idade igual ou superior a 16 anos e não serem proprietários ou arrendatários de prédio rústico no qual exerçam a prática agrícola.

As candidaturas devem ser formalizadas mediante a entrega de um conjunto de documentos e o preenchimento de um formulário próprio disponível no site do Município, na área do ambiente (munícipe/ambiente/hortas comunitárias) em https://www.cm- vianadoalentejo.pt/municipe/areas-de-acao/ambiente/hortas-comunitarias/ onde poderá também consultar o regulamento.

Mais informações através do email ambiente@cm-vianadoalentejo.pt ou pelo telefone 266 930 010.

Portugal tem mais 594 casos de infeção e um óbito

Portugal registou, de ontem para hoje, mais 594 casos de infeção por Covid-19, um óbito (na Madeira) e 417 recuperados. O número de novos casos em 24 horas é o mais elevado do último mês.

Destes 594 novos casos, 77% localizam-se em duas regiões: 280 (47%) em Lisboa e Vale do Tejo e 185 (30%) no Norte. O número de casos ativos, de ontem para hoje, subiu: são 22.347, mais 176 que ontem.

Esta quarta-feira, dia 26 de maio, 233 doentes estão internados (menos quatro de ontem para hoje), dos quais 53 em unidades de cuidados intensivos (mais um nas últimas 24 horas).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 511 casos na quarta-feira 19 de maio; 451 casos na quinta 20 de maio; 559 casos na sexta-feira 21 de maio; 523 casos no sábado 22 de maio; 413 casos no domingo 23 de maio; 241 casos na segunda-feira 24 de maio; 375 casos na terça 25 de maio; e 594 casos na quarta-feira 26 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Convenção autárquica do Nós, Cidadãos! sábado em Estremoz

A Convenção Autárquica da candidatura do Nós, Cidadãos!, no concelho de Estremoz, decorre este sábado, dia 29, às 15.30 horas, no Auditório do Pavilhão A do Parque de Feiras e Exposições Engenheiro André de Brito Tavares, em Estremoz.

Tendo por base o tema “Pensar Global, Agir Local – Os Novos Desafios Para Estremoz”, a convenção pretende colocar em discussão os novos desafios para o município nos próximos anos.

Será abordada a transferência de competências para os municípios bem como os novos desafios colocados a nível da educação, saúde, área social e património. Abordamos ainda o papel dos jovens na política e a importância do poder local na vida dos munícipes. Este momento também será aproveitado para a apresentação da mandatária da candidatura.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior não regista hoje, quarta-feira, dia 26, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com três casos ativos.

Dos 651 casos confirmados, desde o início da pandemia, 637 pessoas já recuperaram e 11  perderam a vida.

A violência no namoro em destaque no “Elvas mais solidária”

A violência no namoro é um tema para o qual as forças de segurança bem como outras entidades e instituições têm, nos últimos anos dado algum destaque.

No programa “Elvas mais solidária”, desta semana o agente coordenador da Escola Segura da PSP de Elvas, Rui Enes, explica que existem quatro tipos de violência no namoro: “física, emocional, sexual e social, esta última que envolve o controlo por parte do agressor, de tudo o que a vítima possa ter para se relacionar com amigos”.

Este tipo de violência tem consequências, quer a nível físico como psicológico, para a vítima, por exemplo, “a vida vai ser diferente”, diz o agente Rui Enes, adiantando que “as marcas não vão deixar a vítima  interagir com a sociedade, o que provoca problemas psicológicos, como dificuldades em dormir, em tomar decisões, e em manter relações com outros”.

O Agente coordenador da PSP de Elvas, Rui Enes explica ainda de que forma a vítima pode pedir ajuda, afirmado que esta “sente sempre vergonha, e o primeiro passo é o apoio de um amigo/amiga, que se conseguir deve dirigir-se à PSP ou GNR, a uma associação ou médicos que a encaminhem para as autoridades competentes”.

A violência no namoro é o tema desta semana do programa “Elvas mais solidária”, que pode ouvir na emissão ao meio dia e  meia e às 16.30 horas.

Joaquim Bastinhas terá escultura em sua homenagem junto ao Coliseu

Uma escultura em homenagem ao cavaleiro tauromáquico elvense Joaquim Bastinhas vai ser construída junto ao Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas. A proposta foi aprovada, por unanimidade pelos sete eleitos da Câmara, esta quarta-feira, dia 26, na reunião do executivo municipal.

Para o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, “trata-se de uma homenagem que passa por construir uma escultura, junto ao coliseu, mas que terá ainda de ser aprovada na Assembleia Municipal e, só depois disso, se desenvolve o processo para levar a proposta por diante”.

O presidente espera que a proposta seja também aprovada em Assembleia Municipal, uma vez que “se trata de uma homenagem não da Câmara, mas sim de Elvas ao Mestre Bastinhas”. Nuno Mocinha considera que será “da vontade dos elvenses que fique perpetuada a memória de Joaquim Bastinhas, associada a Elvas, que é de onde era natural e pelo muito que deu à cidade, levando o nome de Elvas pelo mundo fora”.

Campo Maior com novo minibus para transporte escolar

Com vista a melhorar a frota de transporte escolar, oferecendo àqueles que a frequentam mais condições de conforto, o Município de Campo Maior adquiriu um MiniBus IVECO Daily de 22 lugares mais motorista.

Esta aquisição surge também da necessidade de uma nova viatura, tendo em conta que um dos autocarros que diariamente realiza o transporte de alunos vai atingir, em setembro, a sua vida útil de laboração, em termos de transporte escolar.

A viatura, com um custo de 63.500 euros mais IVA, foi entregue no ontem, terça-feira, dia 25, na presença dos vereadores Luís Rosinha e Vanda Alegria.

De realçar que a viatura foi decorada já com a nova marca turística do Município, cujo lema é “Campo Maior – Onde Tudo se Faz Flor”.

Casa Fitas no “Retoma da Economia”

A Casa Fitas surgiu em Elvas no dia 21 de maio de 1952, pelas mãos de um tio de José Velasques (na foto). Um espaço, agora situado no número 24 da Rua do Passo, uma perpendicular a meio da Rua de São Francisco, onde é possível encontrar uma vasta gama de produtos relacionados com a retrosaria.

A Casa Fitas assinalou 69 anos no dia 21 deste mês, sendo que José Velasques recebeu já “um diploma de comerciante mais antigo da Eurocidade”, tal como o próprio nos referiu. Hoje em dia, o negócio não está fácil, para nenhum setor. A baixa reforma que recebe é o que faz José Velasques continuar a trabalhar. “O negócio vai dando para fazer mais algum dinheiro, mas se tivéssemos que pagar renda era impossível, daí termos mudado para a Rua do Passo, uma vez que a casa é nossa”, sublinhou.

Sempre ligado a esta área, José Velasques gostava de ainda apostar na venda de “fazenda. Mas a confeção rebentou por completo, com o negócio dos tecidos. Mas pronto, vamos inventando mais umas franginhas e umas fitas para tentar fazer mais algum dinheiro”.

A Casa Fitas está hoje no programa “Retoma da Economia”, um espaço da Rádio ELVAS com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Pode ouvir aqui.

Réplicas de museu de Madrid expostas na Secundária de Campo Maior

“O Prado vai à escola” é o nome da exposição que está patente até ao final deste mês na Escola Secundária de Campo Maior.

Trata-se de uma exposição “com 20 réplicas do Museu do Prado, em Madrid, com o objetivo de que os alunos apreciem de perto o que aprendem nas aulas”, refere Vanessa Algarvio, professora na Secundária de Campo Maior.

Exposição “O Prado vai à escola”, patente na Secundária de Campo Maior e que conta com réplicas do Museu do Prado em Madrid.

Euromilhões com jackpot de 78 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, prevê um jackpot no valor de 78 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.

Também o segundo prémio não teve totalistas, no sorteio de ontem. O terceiro prémio, de 234 mil euros, vai para três apostadores, um dos quais com aposta registada em Portugal.

O quarto prémio, de 1479 euros, vai para 28 apostadores, três dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números 1 – 21 – 26 – 30 – 38 e pelas estrelas 2 e 8.

Nadadores do CEN de regresso a treinos e competição

Os nadadores do Clube Elvense de Natação (CEN) já regressaram aos treinos. O espaço coberto e aquecido das Piscinas Municipais de Elvas acolhe os jovens nadadores que, mesmo apesar da paragem de quatro meses, tentaram manter a preparação desportiva.

Apesar de privados da piscina, “a bicicleta e a corrida foram substitutos para a boa forma física. Eu sei que a maior parte dos miúdos, basicamente dos infantis para cima, trabalharam muito durante a paragem. Não são miúdos para estar fechados em casa o tempo todo. Claro que não é a mesma coisa, mas é preferível partir daí que do zero”, referiu-nos Ana Cristina Jantarão.

Quanto às medidas impostas pela Direção-Geral da Saúde, de acordo com o plano de contingência do município de Elvas, Ana Cristina Jantarão refere que “os jovens já têm interiorizadas as medidas de prevenção relacionadas com a Covid-19. O facto do meio aquático, à partida, não ser transmissor do vírus é também um fator positivo”.

Os jovens do CEN têm de seguir algumas medidas como, por exemplo, uso de máscara até entrar na piscina, os banhos nos balneários são proibidos e a higienização dos espaços mantem-se.