Faz precisamente hoje, dia 26, três semanas que um incêndio deflagrou na Rua de São Pedro, em Elvas. As chamas, que terão surgido na zona da cozinha, consumiram grande parte do recheio e danificaram toda a habitação.
Paula Freire e Manuel são os arrendatários desta casa e continuam a residir na mesma habitação, apesar do teto da cozinha teimar em cair, pouco a pouco, todos os dias, e de todas as paredes estarem completamente pretas. O cheiro… esse incomoda até quem passa no exterior.
Manuel sofre de problemas respiratórios e Paula Freire, que falou com a Rádio ELVAS, teme pela segurança do seu companheiro que “cada vez mais está dependente das bombas que o ajudam a respirar. A mim, não me parece que a casa tenha condições. No entanto, quando estive reunida com a assistente social da câmara de Elvas, ela mostrou-me um papel assinado em que diziam que a casa tinha condições. Aliás, a mesma pessoa obrigou-nos a passar a noite do incêndio a limpar a casa”.
A casa em questão é alugada e até ao momento, de acordo com Paula Freire, “apenas um perito esteve a visitar o local. Inicialmente, o senhorio dizia que fazia as obras. Até agora, nada. Na câmara, disseram-nos que só nos podiam ajudar, se o senhorio fizesse um pedido. Mas pelos vistos, dá muito trabalho fazer esse pedido”.
Paula Freire tem 44 anos e Manuel tem 64. Nas últimas semanas, chegaram a dormir na rua, uma vez que os problemas respiratórios do homem não o deixam permanecer no interior da casa.


O parque aquático AquaBadajoz não abre portas este verão, depois de se declarar falido, devido às dívidas acumuladas nos últimos anos, avança o Canal Extremadura.
A Estremadura espanhola regista, esta quarta-feira, dia 26, mais 73 casos de Covid-19 e, nas últimas 24 horas, não vítimas mortais, associadas à doença, a lamentar.
O concelho de Elvas não regista, esta quarta-feira, dia 26, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que mantém quatro casos ativos.
Terminam na próxima segunda-feira, dia 31, as candidaturas para atribuição de lotes nas Hortas Comunitárias em Viana do Alentejo.
Portugal registou, de ontem para hoje, mais 594 casos de infeção por Covid-19, um óbito (na Madeira) e 417 recuperados. O número de novos casos em 24 horas é o mais elevado do último mês.
A Convenção Autárquica da candidatura do Nós, Cidadãos!, no concelho de Estremoz, decorre este sábado, dia 29, às 15.30 horas, no Auditório do Pavilhão A do Parque de Feiras e Exposições Engenheiro André de Brito Tavares, em Estremoz.
O concelho de Campo Maior não regista hoje, quarta-feira, dia 26, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com três casos ativos.
A violência no namoro é um tema para o qual as forças de segurança bem como outras entidades e instituições têm, nos últimos anos dado algum destaque.
Uma escultura em homenagem ao cavaleiro tauromáquico elvense Joaquim Bastinhas vai ser construída junto ao Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas. A proposta foi aprovada, por unanimidade pelos sete eleitos da Câmara, esta quarta-feira, dia 26, na reunião do executivo municipal.
Com vista a melhorar a frota de transporte escolar, oferecendo àqueles que a frequentam mais condições de conforto, o Município de Campo Maior adquiriu um MiniBus IVECO Daily de 22 lugares mais motorista.
A Casa Fitas surgiu em Elvas no dia 21 de maio de 1952, pelas mãos de um tio de José Velasques (na foto). Um espaço, agora situado no número 24 da Rua do Passo, uma perpendicular a meio da Rua de São Francisco, onde é possível encontrar uma vasta gama de produtos relacionados com a retrosaria.
“O Prado vai à escola” é o nome da exposição que está patente até ao final deste mês na Escola Secundária de Campo Maior.
O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, prevê um jackpot no valor de 78 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.
Os nadadores do Clube Elvense de Natação (CEN) já regressaram aos treinos. O espaço coberto e aquecido das Piscinas Municipais de Elvas acolhe os jovens nadadores que, mesmo apesar da paragem de quatro meses, tentaram manter a preparação desportiva.
Quanto às medidas impostas pela Direção-Geral da Saúde, de acordo com o plano de contingência do município de Elvas, Ana Cristina Jantarão refere que “os jovens já têm interiorizadas as medidas de prevenção relacionadas com a Covid-19. O facto do meio aquático, à partida, não ser transmissor do vírus é também um fator positivo”.