Casa Fitas no “Retoma da Economia”

A Casa Fitas surgiu em Elvas no dia 21 de maio de 1952, pelas mãos de um tio de José Velasques (na foto). Um espaço, agora situado no número 24 da Rua do Passo, uma perpendicular a meio da Rua de São Francisco, onde é possível encontrar uma vasta gama de produtos relacionados com a retrosaria.

A Casa Fitas assinalou 69 anos no dia 21 deste mês, sendo que José Velasques recebeu já “um diploma de comerciante mais antigo da Eurocidade”, tal como o próprio nos referiu. Hoje em dia, o negócio não está fácil, para nenhum setor. A baixa reforma que recebe é o que faz José Velasques continuar a trabalhar. “O negócio vai dando para fazer mais algum dinheiro, mas se tivéssemos que pagar renda era impossível, daí termos mudado para a Rua do Passo, uma vez que a casa é nossa”, sublinhou.

Sempre ligado a esta área, José Velasques gostava de ainda apostar na venda de “fazenda. Mas a confeção rebentou por completo, com o negócio dos tecidos. Mas pronto, vamos inventando mais umas franginhas e umas fitas para tentar fazer mais algum dinheiro”.

A Casa Fitas está hoje no programa “Retoma da Economia”, um espaço da Rádio ELVAS com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Pode ouvir aqui.