CEN promove XI Corta-Mato Cidade de Elvas na manhã deste domingo

São cerca de 200 os atletas, desde benjamins a veteranos, que participam, na manhã deste domingo, 3 de março, na 11ª edição do Corta-Mato Cidade de Elvas “Memorial a António Leitão”, junto ao Estádio Municipal de Atletismo.

Promovida pelo Clube Elvense de Natação (CEN), a prova, explica o presidente do clube, José Caldes, que integra o circuito de corta-mato da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, já vai tendo “alguma importância”. “Aquilo que esperamos é que corra dentro do expectável”, assegura, dando conta que esta é “mais uma oportunidade que os atletas têm de se mostrarem” nesta modalidade.

O início das provas, amanhã, está marcado para as 10 horas, sendo que o secretariado abre às 9 horas. “São vários percursos, porque à medida que for aumentando a idade, vai também aumentando o grau de exigência e o circuito será maior. Começamos sempre pelos mais novos, com os benjamins, e terminamos com os mais velhos”, adianta José Caldes.

No decorrer dos vários trajetos deste corta-mato, lembra ainda o responsável, os atletas têm oportunidade contemplar o património da cidade e toda a paisagem. “No arranque, vemos ali a zona da Boa-Fé. Depois na parte mais alta já se consegue ver a cidade de Elvas e Badajoz. Acabamos por ter aqui uma paisagem muito bonita e acho que, no local, existem as condições ideias para este evento”, garante.

“Estamos sempre dependentes de um proprietário, a quem nós agradecemos a cedência daquele terreno”, acrescenta presidente do CEN, lembrando ainda o “apoio importante” do Município de Elvas, pela cedência do próprio estádio, onde os atletas podem usar os balneários, e a zona do parque de estacionamento onde, a par do secretariado da prova, haverá ainda espaço para comes e bebes e alguma animação.

Revelando que há intenção de realizar, em Elvas, uma prova nacional de corta-mato, José Caldes garante que estão a ser estabelecidos contactos com a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre nesse sentido.