A violência no namoro em destaque no “Elvas mais solidária”

A violência no namoro é um tema para o qual as forças de segurança bem como outras entidades e instituições têm, nos últimos anos dado algum destaque.

No programa “Elvas mais solidária”, desta semana o agente coordenador da Escola Segura da PSP de Elvas, Rui Enes, explica que existem quatro tipos de violência no namoro: “física, emocional, sexual e social, esta última que envolve o controlo por parte do agressor, de tudo o que a vítima possa ter para se relacionar com amigos”.

Este tipo de violência tem consequências, quer a nível físico como psicológico, para a vítima, por exemplo, “a vida vai ser diferente”, diz o agente Rui Enes, adiantando que “as marcas não vão deixar a vítima  interagir com a sociedade, o que provoca problemas psicológicos, como dificuldades em dormir, em tomar decisões, e em manter relações com outros”.

O Agente coordenador da PSP de Elvas, Rui Enes explica ainda de que forma a vítima pode pedir ajuda, afirmado que esta “sente sempre vergonha, e o primeiro passo é o apoio de um amigo/amiga, que se conseguir deve dirigir-se à PSP ou GNR, a uma associação ou médicos que a encaminhem para as autoridades competentes”.

A violência no namoro é o tema desta semana do programa “Elvas mais solidária”, que pode ouvir na emissão ao meio dia e  meia e às 16.30 horas.