MCPE preocupado com condições de acesso à saúde

O Movimento Cívico por Elvas (MCPE) e a Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) estiveram reunidos ontem, quarta-feira, dia 1, nas instalações do Hospital de Santa Luzia de Elvas (HSLE).

Foram apresentadas pelo MCPE, através do seu líder Rondão Almeida, diversas questões relacionadas com o funcionamento do Hospital e Centro de Saúde de Elvas e que tanto preocupam os elvenses.

Entre as questões que mais preocupam, segundo o Movimento, estão a ausência de manutenção do Hospital e Centro Saúde e respetivos espaços exteriores; número reduzido de profissionais (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, auxiliares, entre outros); equipamentos obsoletos; climatização e ventilação do bloco operatório e serviços de internamento deficientes; serviço de urgência com instalações precárias; unidade de cuidados diferenciados equipada, mas desativada; distanciamento entre o Conselho de administração e o Hospital de Santa Luzia; centro de saúde e extensões sem profissionais suficientes e com instalações capazes de dar resposta.

Foi referido pelo presidente da ULSNA, Joaquim Araújo, as dificuldades financeiras com que se debate a instituição para levar a cabo algumas obras.

Durante três horas, o MCPE confrontou o conselho de administração da ULSNA com estes e outros temas que preocupam a todos.

De acordo com o Movimento, foram relatadas propostas e promessas, a serem anunciadas a 14 de março, data de aniversário do Hospital de Santa Luzia.

Foi reconhecido por ambas as partes, que só através dos fundos comunitários se poderão realizar as melhorias necessárias para o melhor funcionamento do hospital.