José Afonso na celebração da democracia portuguesa esta quinta-feira em Madrid

No âmbito da comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos e começo da transição à democracia em Portugal, inicia-se esta semana uma programação conjunta entre Portugal e Espanha, que se irá estender a setembro de 2025.

O extenso programa de atividades culturais a realizar nos dois países, intitulado “Portugal-Espanha: 50 anos de Cultura e Democracia”, resulta da colaboração entre instituições dos Ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros dos dois países.

Esta quinta-feira, 25 de abril, no Museu del Traje, em Madrid, terá lugar o concerto “Lá no Xepangara”, pelas 19 horas, uma homenagem lusófona de raízes africanas a José Afonso, autor da canção que serviu como senha de arranque para a Revolução dos Cravos, “Grândola Vila Morena”.

O concerto faz parte de uma série de programas comemorativos que, ao longo desta semana, celebram o momento fundador da democracia portuguesa, de igual forma marcante para a democracia espanhola.

Além deste concerto inaugural, a Filmoteca Espanhola, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, organiza em Madrid o ciclo “La constelación de los claveles: imaginarios revolucionarios en Portugal”, e a Filmoteca de Galicia apresenta o ciclo de documentários “50 años del 25 de abril”. Irão ainda decorrer várias conferências e debates em Barcelona e em l’Escala, em que se aborda o significado e os ecos atuais desta marcante data da história de Portugal.