Casal vive em casa sem condições e com marcas de fogo

Faz precisamente hoje, dia 26, três semanas que um incêndio deflagrou na Rua de São Pedro, em Elvas. As chamas, que terão surgido na zona da cozinha, consumiram grande parte do recheio e danificaram toda a habitação.

Paula Freire e Manuel são os arrendatários desta casa e continuam a residir na mesma habitação, apesar do teto da cozinha teimar em cair, pouco a pouco, todos os dias, e de todas as paredes estarem completamente pretas. O cheiro… esse incomoda até quem passa no exterior.

Manuel sofre de problemas respiratórios e Paula Freire, que falou com a Rádio ELVAS, teme pela segurança do seu companheiro que “cada vez mais está dependente das bombas que o ajudam a respirar. A mim, não me parece que a casa tenha condições. No entanto, quando estive reunida com a assistente social da câmara de Elvas, ela mostrou-me um papel assinado em que diziam que a casa tinha condições. Aliás, a mesma pessoa obrigou-nos a passar a noite do incêndio a limpar a casa”.

A casa em questão é alugada e até ao momento, de acordo com Paula Freire, “apenas um perito esteve a visitar o local. Inicialmente, o senhorio dizia que fazia as obras. Até agora, nada. Na câmara, disseram-nos que só nos podiam ajudar, se o senhorio fizesse um pedido. Mas pelos vistos, dá muito trabalho fazer esse pedido”.

Paula Freire tem 44 anos e Manuel tem 64. Nas últimas semanas, chegaram a dormir na rua, uma vez que os problemas respiratórios do homem não o deixam permanecer no interior da casa.