Câmara de Elvas quer parque de negócios com 150 hectares

A Câmara Municipal de Elvas pretende criar um parque de negócios, com cerca de 150 hectares, sendo um terço destinado a zona verde.

Nuno Mocinha, presidente da câmara de Elvas, explica que “primeiro que tudo, quisemos deixa a atual zona industrial com projetos efetivos. Ela ainda tem lotes vazios. O que se passa é que poucos são da câmara, sendo a maioria propriedade privada. Nesse sentido, já comprámos terrenos para poder ampliar, naquilo que é chamado o parque de negócios, num total de 150 hectares de terreno, dos quais 50 é zona verde”.

Caso o projeto de concretize, “há já duas empresas interessadas em instalar-se neste parque de negócios. Qual é a dificuldade? É que antes de se pensar no parque de negócios deviam ter comprado todos os terrenos e só depois fazer a planificação dos terrenos. Como não foi assim, agora os proprietários fazem o valor que entendem. Estamos a falar que, só para comprar aqueles terrenos, tinha que ter no banco 10 milhões de euros”.

Segundo Nuno Mocinha “é agora necessário encontrar a fonte de financiamento adequada ao parque de negócios porque sem eu ter qualquer tipo de posse sobre os terrenos, não precisa ser efetiva, pode ser apenas direito de superfície, eu não posso planificar sobre eles uma candidatura a fundos comunitários, porque não sou eu o beneficiário. Daí que há aqui um caminho a percorrer: primeiro, a aquisição dos terrenos ou fazer um acordo com os proprietários para a sua requalificação e depois, fazer a candidatura dos projetos e das infraestruturas”.

O projeto tem que estar terminado em 2026.