“Fadístico” este sábado no “Alandroal ConVida”

A iniciativa “Alandroal ConVida”, promovida pelo Município de Alandroal, apresenta, este sábado, dia 15 de maio, o espetáculo musical “Fadístico”.

O concerto, com transmissão a partir do Fórum Cultural Transfronteiriço, pode ser assistido através das redes sociais da Câmara Municipal de Alandroal.

O espetáculo tem início marcado para as 21.30 horas. As vozes estão a cargo de Rute Ramalho e Henrique Leitão que, com os restantes elementos do quinteto, proporcionam momentos de fusão musical e ao mesmo tempo respeitam o legado tradicional.

Música Contemporânea no dia 21 em Reguengos

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa vai atuar no dia 21 de maio, às 19 horas, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. O concerto intitula-se “Rio do Tempo – Novos Maestros” e é organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz.

O maestro reguenguense João Defeza vai dirigir os músicos Susana Teixeira (mezzo-soprano), João Pereira Coutinho (flauta), Luís Gomes (clarinete), José Sá Machado (violino), Ricardo Mateus (viola), Jorge Sá Machado (violoncelo), Inês Cavalheiro (harpa), Dana Radu (piano) e Fátima Juvandes (percussão). O programa do concerto integra três obras de Jorge Peixinho, nomeadamente “Ulivi Aspri e Forti” (1982), “Sine Nomine” (1987/88) e “A silenciosa rosa/Rio do tempo” (1994), assim como “Coração” (2015), de João Madureira, “Do Tempo” (2009), de Ana Seara e “Breve será dia” (1994), de Clotilde Rosa.

Governo prolonga Estado de Calamidade até 30 de maio

Portugal vai manter-se em Estado de Calamidade até 30 de maio, segundo avançou esta tarde de quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

A decisão surge depois do Conselho de Ministros, sendo que o Governo considera que “o país reúne condições para continuar a seguir o plano de desconfinamento”.

Mariana Vieira da Silva anunciou algumas alterações às regras dos próximos dias. Ou seja, além das medidas anteriormente avançadas, é também agora permitido que as instalações desportivas onde ocorra prestação de serviços encerrem às 22.30 horas.

Passa também a ser permitido o funcionamento da atividade dos equipamentos itinerantes de diversão; dos parques de diversão infantil, de natureza privada, ainda que na dependência de autorização da DGS, e dos parques aquáticos.

Sem novos casos Covid, Elvas mantém quatro ativos

Elvas não regista, esta quinta-feira, 13 de maio, novos casos de infeção por Covid-19, mantendo-se com quatro casos ativos.

Desde o início da pandemia, foram reportados, no concelho, 1371 casos positivos, dos quais 1339 já recuperaram.

Da doença, em Elvas, morreram 28 pessoas.

UÉ preenche todas as vagas do acesso para alunos estrangeiros

A Universidade de Évora (UÉ) ocupou cem por cento das vagas na primeira fase do concurso especial de acesso para estudantes internacionais, nos cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado.

Para já, ascende a 365 o número de novos estudantes estrangeiros nos cursos de licenciatura e mestrado integrado a iniciar a sua formação académica na UÉ já em setembro, verificando-se que o número de candidatos foi, este ano, três vezes superior ao número de vagas disponíveis.

É exatamente este aumento percentual na ordem dos 300 por cento face aos candidatos na primeira fase em 2019 que Ana Costa Freitas, reitora da UÉ, faz questão de sublinhar, considerando estes resultados “fruto de uma estratégia institucional implementada de forma consistente nos últimos anos, estruturada em torno das suas áreas-âncora e transversal aos pilares das instituições de ensino superior: Ensino, Investigação e Transferência de Conhecimento, cuja visibilidade se deve à clara aposta numa sólida estratégia de comunicação.”

“São de facto resultados importantes para nós porque refletem um trabalho constante com efeito visível não apenas no que respeita aos estudantes de Licenciaturas e Mestrados Integrados, mas também ao nível da Formação Avançada”, refere ainda Ana Costa Freitas, adiantando que também o número de candidatos aos cursos de Mestrado e de Doutoramento aumentou, sendo que alguns preencheram já a totalidade das vagas na 1.ª fase, o que se traduz num aumento de candidaturas na ordem dos 56%. No geral e tendo em conta os três ciclos de estudo (Licenciatura e Mestrado Integrado, Mestrado e Doutoramento, são cerca de 1000 os alunos já inscritos em 2021/22.

“É extraordinariamente gratificante verificar o crescente interesse de estudantes europeus e não-europeus em estudar na Universidade de Évora para aqui desenvolverem a sua formação avançada”, destaca a reitora da UÉ, considerando ser “uma prova de confiança e o reconhecimento da qualidade da investigação que aqui é produzida, cujos resultados temos conseguido dar a conhecer”. Mas é ao mesmo tempo, como faz questão de recordar, “um sinal de responsabilidade”, destaca, “pelo que temos de corresponder diariamente às naturais expectativas de quem nos confiou o seu futuro e mostrar que somos cada vez mais reconhecidos como uma das Universidades de referência não apenas no nosso país, mas também a nível internacional”.

A segunda fase de candidaturas para Mestrados e Doutoramentos na Universidade de Évora encontra-se a decorrer até ao dia 2 de julho, estando sujeitas às vagas sobrantes após colocações e redistribuição nas fases antecedentes.

Mais 436 casos Covid e um óbito em Portugal

Portugal regista esta quinta-feira, 13 de maio, mais 436 casos de Covid-19 e um óbito. Hoje, registaram-se também 340 casos de recuperação.

A morte aconteceu em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Dos 436 novos casos das últimas 24 horas, salientam-se: 167 (38%) no Norte e 128 (29%) em LVT. O número de casos ativos sobe pelo segundo dia seguido: é de 21.969 (mais 95 desde ontem).

Em todo o território nacional, a situação hospitalar melhorou: há 244 doentes internados, menos quatro do que ontem, 70 dos quais em unidades de cuidados intensivos, menos um em 24 horas. Desde o início da pandemia, Portugal registou 16.999 mortes associadas à Covid-19, 840.929 casos de infeção e 801.961 recuperações.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 373 casos na quinta 6 de maio; 377 casos na sexta-feira 7 de maio; 406 casos no sábado 8 de maio; 324 casos no domingo 9 de maio; 158 casos na segunda-feira 10 de maio; 257 casos na terça 11 de maio; 485 casos na quarta-feira 12 de maio; e 436 casos na quinta 13 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Saiba o que foi aprovado na reunião do executivo borbense

A Câmara Municipal de Borba, na sua Reunião Ordinária, realizada no dia 12 de maio, aprovou os seguintes pontos:

– Aprovação por unanimidade da Ata 9/2021;

– aprovado por maioria o relatório de Avaliação ao Grau de Observância do Direito de Oposição – Ano de 2020;

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

– deliberada por unanimidade a prorrogação do prazo para conclusão das construções previsto no contrato promessa de compra e venda do lote n.0 41 do Loteamento do Forno – Orada:

  1. a) Prorrogar até 31 de março de 2022 o prazo para concluir as construções, previsto na Cláusula 10.ª do Contrato de Promessa de Compra e Venda do Lote n.0 41 do Loteamento Habitacional do Forno – Orada, celebrado em 16 de março de 2017;
  2. b) Proceder-se, em conformidade, à alteração do contrato promessa celebrado, nos termos constantes da minuta que se anexa.

– Avaliação de Desempenho da Unidade Jurídica, de Gestão Administrativa e Fiscalização – Deliberado, por maioria, ratificar:

  1. a) A Avaliação de Desempenho da Unidade Jurídica, de Gestão Administrativa e Fiscalização, referente ao ano de 2019;
  2. b) A Avaliação de Desempenho da Unidade Jurídica, de Gestão Administrativa e Fiscalização, referente ao ano de 2020.

– Avaliação de Desempenho da Unidade de Finanças, Desenvolvimento Integrado e Modernização Administrativa (SIADAP 1 dos anos de 2019 e 2020) – Deliberado, por maioria, ratificar:

  1. a) A Avaliação de Desempenho da Unidade de Finanças, Desenvolvimento Integrado e Modernização Administrativa, referente ao ano de 2019;
  2. b) A Avaliação de Desempenho da Unidade de Finanças, Desenvolvimento Integrado e Modernização Administrativa, referente ao ano de 2020.

– Protocolo para Manutenção e Ativação do Centro de Cyclin´ Portugal de Rio de Moinhos – Deliberado, por unanimidade, celebrar com o Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos, o Protocolo de Colaboração anexo à presente informação para a ativação e manutenção do Centro Cyclin´ Portugal de Rio de Moinhos.

– Protocolo de Colaboração entre o Município de Borba e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Borba – COVID 19 – Deliberado, por unanimidade, celebrar o Protocolo de Colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Borba, para apoio extraordinário, no montante de 20 mil euros, na fase de pandemia do Covid-19, para fazer face a despesas correntes, de forma a salvaguardar o funcionamento da Corporação.

[/shc_shortcode]

Concurso artístico sobre violência no namoro no “Espaço Europa”

O Consórcio “As Crianças Primeiro”, formado por várias associações do Reino Unido, Grécia, Chipre, Lituânia e Itália, e financiado por fundos comunitários, está a promover um concurso, para jovens de todo o mundo, entre os 12 e os 18 anos, sobre a visão que estes têm sobre a temática da violência no namoro, na adolescência.

Os jovens interessados em participar devem fazê-lo através de um contributo artístico sobre o tema, sendo que, de acordo com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo, não “há limite à forma de criação e expressão”. “Pode ser uma pintura, uma ilustração, uma banda desenhada, pode ser também um vídeo de um pequeno teatro, uma performance, fotografia”, explica.

A candidatura pode ser individual ou em grupo, sendo que, com este concurso, pretende-se colocar os jovens a pensar e a falar sobre o tema. “É importante que até mesmo nas escolas, nas suas turmas, os jovens debatam este tema, porque é, de facto, um assunto bastante sério e preocupante e com uma dimensão maior que aquilo que nós imaginamos, infelizmente”, acrescenta Ana Pereira.

As candidaturas encontram-se abertas até dia 31 deste mês, sendo que, os pais ou encarregados de educação dos menores, devem assinar e permitir a participação dos seus educandos no concurso, através de um formulário.

Os vencedores receberão o prémio num dos países que integram o Consórcio “As Crianças Primeiro”, ainda a definir, numa cerimónia oficial.

Para mais informações consultar o site europedirect.ipportalegre.pt 

Cáceres duplica o ritmo de vacinação: 3 mil doses por dia

Cáceres já chegou à fase de administrar três mil doses de vacinas, por dia. Há dias em que já consegue duplicar o ritmo de vacinação inicial e inclusive superar o máximo que havia sido apontado pelas áreas de saúde.

Até agora estavam a ser administradas, por dia, 1.500 doses, conseguindo, em alguns dias, alcançar as duas mil. No entanto, a semana passada houve dias em que se chegou às três mil vacinas, segundo os dados do Serviço Extremenho de Saúde.

Não é algo habitual, mas irá acontecer sempre e quando houver disponibilidade de vacinas. Na semana passada, entre segunda e sexta-feira, chegou-se a vacinas 10.653 pessoas, o que pressupõe 30% mais do que as utilizadas até agora (em média, foram injetadas 7.500 doses semanais). E a partir de agora será possível superar ainda mais o número da semana anterior, já que também começará a ser vacinada aos sábados e domingos. A equipa de vacinação está perfeitamente preparada desde o início para trabalhar também nos fins de semana e feriados, só faltou ter mais doses.

O ritmo de vacinação na área de saúde de Cáceres é muito positivo, sendo uma das poucas da Estremadura espanhola que vai começar a vacinar o grupo entre os 50 e os 59 anos, começando pelos mais velhos. A partir de sábado, já foram contactados os utentes de 58 e 59 anos, que deverão dirigir-se ao Palácio de Congressos para levar a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo El Periodico Extremadura, até quinta-feira da semana passada 12% dos usuários da área de saúde já têm a vacinação completa (as duas doses). E tem conseguido imunizar, pelo menos com uma das doses, quase 40% da população. O objetivo da Junta de Extremadura é que 70% da população seja vacinada ao longo deste verão, para alcançar a desejada imunidade de grupo nessa data.

Em Cáceres a inoculação continua por marcação. É a opção que a gestão da área da saúde optou, apesar de em outras partes da comunidade autónoma haver apelos massivos com diferentes faixas etárias para ir, sem marcação, aos postos de vacinação autorizados. Isso é feito, por exemplo, em Badajoz, Plasencia ou Mérida, onde a vacinação desta forma está a ajudar a acelerar o processo.

Neste momento, no centro de congressos, a vacinação da faixa etária entre 60 e 65 anos está a terminar e foi retomada a vacinação em setores essenciais, como professores ou serviços de emergência.

Câmara de Elvas disponibiliza página para a juventude

Na sequência da aprovação das medidas de apoio municipal à juventude, a Câmara Municipal de Elvas disponibiliza, na sua página oficial, um separador dedicado a esta área.

Neste espaço, pode ser consultada toda a informação sobre estas medidas. Cada uma delas possui uma área singular, nomeadamente: Cartão SmartJovem, Concurso ArtElvas, Conselho Municipal da Juventude, Dia do “Amigoso”, Dia do Desporto, Emprega-te, Habitação, Jovem Autarca, Jovens Embaixadores do MACE, Programas Municipais, Orçamento Participativo e Voluntaria-te.

Este espaço agrega, de forma simples e intuitiva, toda a informação sobre as medidas destinadas à juventude, apenas à distância de um clique, em www.cm-elvas.pt/juventude

Delta apresenta The Coffee House Experience

A Delta criou um novo Conceito multinacional de loja com a promessa “Feel your Coffee” que promete ser um lugar onde se pode passar tempo de qualidade e viver momentos diferentes, onde mora o ritual do café sem pressa, num convite ao desaceleramento que aos poucos se tem vindo a apreciar.

Os novos espaços são uma imersão de novas sensações proporcionadas pelo café, transformadas e adaptadas para diferentes momentos de consumo. Locais onde se pode conhecer mais sobre a cultura do café, processos de preparação e sistemas de extração, entre outras curiosidades que vão muito além do que se bebe.

O Delta The Coffee House Experience é um espaço de aromas e sensações onde poderão encontrar ainda um torrefator de café que torra e mistura adequadamente cada grão de café, de acordo com a preferência e paladar, para que possam levar consigo um café acabado de provar. É muito mais do que um café ou um espaço para comer ou beber café, é um local multissensorial, onde a qualidade do café Delta assume o protagonismo das vivências.

Localizado em Lisboa, Marvila, no Prata Riverside Village, e no Porto, junto ao Mercado do Bolhão, o Delta The Coffee House Experience é um verdadeiro convite a sentir o café, está aberto de segunda a sábado, das 8 horas às 21 horas e no domingo das 8 horas às 20 horas.

A decoração do espaço é uma mistura de materiais sustentáveis, naturais, vintage, com peças artesanais e cheias de estilo que criam um ambiente inspirador e aconchegante. Com os aromas e energia do café Delta, o Delta The Coffee House Experience é uma aventura na descoberta de novos sabores e experiências.

Por aqui são também servidas diferentes propostas gastronómicas com elevada qualidade, desde o brunch às refeições ligeiras, e pensadas para todos os momentos do dia.

O Delta The Coffee House Experience é um conceito multinacional, preparado para entrar em mercados internacionais, uma vez que a proposta de valor e visão estão assentes em tendências globais de consumo de café.

Lanidor de Elvas no programa “Retoma da Economia”

A loja Lanidor, aberta ao público, na Rua de Alcamim, em Elvas, desde dezembro de 2014, está, há cerca de cinco anos, aos comandos de Gertrudes Pimenta (na imagem), ainda que tenha sido sempre a responsável pela loja.

Agora proprietária do negócio, Gerturdes Pimenta confessa que a loja sofreu “bastante” com o primeiro confinamento. “Depois, durante o resto dos meses de 2020, foi muito bom. Tivemos muitos turistas em Elvas e tive muitos clientes de fora”, conta. “Temos outro confinamento e piorou tudo, mas agora, neste recomeço, está a correr muito bem”, confessa.

A Lanidor, em Elvas, vende apenas roupa de senhora, tendo disponível apenas um tamanho de cada peça. Durante os períodos de confinamento, revela ainda Gertrudes Pimenta, a venda através da página de Facebook, foi também uma mais-valia. O cliente-alvo da Lanidor é sobretudo de Elvas, Campo Maior, Vila Viçosa e Estremoz.

Gertrudes Pimenta é a convidada desta quinta-feira do programa “Retoma da Economia”, emitido na Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. A entrevista, na íntegra, para ouvir aqui:

MadeIN prometem espetáculo “energético”

A banda elvense MadeIN atua esta quinta-feira, dia 13, no Festival da Juventude e Académico de Elvas.

Daniel Paula, vocalista da banda, considera ter o evento, no formato online, “é uma experiência totalmente diferente mas acho muito bem, a câmara municipal ter feito este evento”.

“O espetáculo dos MadeIN vai ser energético e cheio de boas vibrações. Nós já não tocávamos juntos há muito tempo e esta é uma boa oportunidade para voltarmos a estar juntos em palco”.

Os espetáculos estão marcados para as 22 horas e, devido à pandemia, vão ser transmitidos através das três plataformas online do Município de Elvas, Youtube, Facebook e Instagram.