Concurso artístico sobre violência no namoro no “Espaço Europa”

O Consórcio “As Crianças Primeiro”, formado por várias associações do Reino Unido, Grécia, Chipre, Lituânia e Itália, e financiado por fundos comunitários, está a promover um concurso, para jovens de todo o mundo, entre os 12 e os 18 anos, sobre a visão que estes têm sobre a temática da violência no namoro, na adolescência.

Os jovens interessados em participar devem fazê-lo através de um contributo artístico sobre o tema, sendo que, de acordo com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo, não “há limite à forma de criação e expressão”. “Pode ser uma pintura, uma ilustração, uma banda desenhada, pode ser também um vídeo de um pequeno teatro, uma performance, fotografia”, explica.

A candidatura pode ser individual ou em grupo, sendo que, com este concurso, pretende-se colocar os jovens a pensar e a falar sobre o tema. “É importante que até mesmo nas escolas, nas suas turmas, os jovens debatam este tema, porque é, de facto, um assunto bastante sério e preocupante e com uma dimensão maior que aquilo que nós imaginamos, infelizmente”, acrescenta Ana Pereira.

As candidaturas encontram-se abertas até dia 31 deste mês, sendo que, os pais ou encarregados de educação dos menores, devem assinar e permitir a participação dos seus educandos no concurso, através de um formulário.

Os vencedores receberão o prémio num dos países que integram o Consórcio “As Crianças Primeiro”, ainda a definir, numa cerimónia oficial.

Para mais informações consultar o site europedirect.ipportalegre.pt