Município de Arronches recupera estradas e caminhos rurais

O município de Arronches tem vindo a fazer trabalhos de manutenção nas infraestruturas rodoviárias do concelho.

Para Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Arronches, este é” um trabalho permanente e com um grande investimento, sendo por isso bastante importante, não só ao nível da intervenção nas estradas do concelho, mas também dos caminhos rurais, porque entendo que também as explorações agrícolas e não só, as pessoas que vivem no campo, precisam de transitar, e temos que ter estes caminhos em bom estado, é um trabalho de manutenção que vamos fazendo”.

“Não há nenhuma estrada que esteja muito degradada, porque devemos ter estas vias de comunicação em bom estado, e é o que temos feito desde o início do mandato”, diz Fermelinda Carvalho.

Esta intervenção, em todas as freguesias, “serve para recuperar as estradas e ruas que estavam a ficar deterioradas, algo que é normal, sendo por isso uma intervenção constante que deve ser feita”, adianta a presidente da Câmara de Arronches.

Tendo as suas estradas e caminhos em melhores condições, a autarquia de Arronches procura assim, aumentar a segurança dos munícipes e dos visitantes do concelho, bem como ajudar a manter as suas viaturas em bom estado, facilitando ainda o acesso a veículos de socorro, em caso de urgência.

Civitas Santa Teresa perdeu em casa com o Valencia (0-1)

O Civitas Santa Teresa Badajoz não conseguiu pontuar com o Valencia CF num confronto em que tentou até ao fim, chegando mesmo a reclamar um penalti por mão na área visitante na última jogada da partida.

O jogo da 1ª Liga Feminina do Futebol espanhol teve um início muito equilibrado em que as duas equipas chegaram com frequência à área rival, embora sem conseguir traduzir este perigo em ocasiões. 

A primeira oportunidade foi para as locais aos 15 minutos, com um remate de longe de Blanca Moreno que passou por cima da baliza de Noelia Gil do Valencia. Por volta de meia hora, Alba Zafra esteve muito perto de surpreender a baliza rival com um remate da direita.

Alba Mellado voltou a tentar com um remate aos 30 minutos, mas saiu ao lado. Quase de seguida, aos 34 minutos, o Valencia saiu na frente do placar, depois de Rovirola finalizar um cruzamento da esquerda na própria baliza.

Os locais tentaram reagir após o golo sofrido e buscaram o empate através de Alba Mellado, que finalizou de longe, e de Estefa, com um centro que foi envenenado.

Após o reatamento, as de Juan Carlos Antúnez, continuaram tentando encontrar o empate em poucos minutos, com poucas ocasiões. Aos 54 minutos, Ariadna Rovirola teve de abandonar o campo lesionada após um lance fortuito com uma adversária, tendo Van Slambrouck a substituí-la.

Aos 73 minutos, o Belén esteve perto de aproveitar um bom passe da ala esquerda e não chegou perto por alguns centímetros. 

Mireya teve o empate nos descontos com um cabeceamento à queima-roupa dentro da área, mas a guarda-redes do Valência defendeu. 

Na última jogada da partida, quando Van Slambrouck tentou rematar à baliza, a bola bateu na mão de um defesa do Valência e o árbitro apitou o fim do jogo sem decretar a pena máxima.

Civitas Santa Teresa Badajoz: Yoli, Rovirola, (Van Slambrouck 54 ‘), Estefa, Belén, Mireya, Nerea Pérez, Neira, Mellado (Verdaguer 71’),   Blanca Moreno (Mariana Díaz 86 ‘), Visco e Zafra.

Valencia CF: Noelia Gil, Berta Pujadas (Kerlly 89 ‘), Cristina Cubedo, Marta Carro, Paula Guerrero, Candela, Asun Martínez, Sandra Hernández, (Carla Bautista 71’), Esther (Bea Beltrán 79 ‘), Ellen Jansen e Anna Torrodá.

Metas: Rovirola (pp) 0-1 (34 ‘) 

Árbitro: Ylenia Sánchez Miguel (Comitê Catalão). Mostrou amarelo Estefa (9 ‘) e Belén (26’) para as locais e Candela (90 ‘) para as visitantes.

Programa abem entrega medicamentos a pessoas carenciadas

O programa abem – Rede Solidária do Medicamento já está em vigor no concelho de Borba, depois da assinatura do protocolo de colaboração entre o município loca e a Associação Dignitude.

O Programa abem – Rede Solidária do Medicamento é um projeto pioneiro, lançado pela Associação Dignitude e “tem como objetivo permitir, com total anonimato e dignidade, o acesso aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir”, segundo nos referiu Sofia Dias, coordenadora do serviço de ação social do município de Borba.

O Programa abem tem uma abrangência nacional, estando presente em todos os distritos e regiões autónomas.

O beneficiário abem é referenciado por entidades locais e tem acesso ao Cartão abem, bastando apresentá-lo numa farmácia abem, para poder adquirir, sem custos para si, os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos.

Elvas sem novos casos de Covid-19

O concelho de Elvas não regista hoje novos casos de Covid-19, mantendo apenas dois casos ativos.

Este domingo, dia 9, dos 1369 já registados, 1339 já recuperaram e 28 pessoas morreram, de acordo com o boletim divulgado pela câmara de Elvas.

Estremadura espanhola volta a não registar óbitos devido à Covid

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 52 novos casos de infeção por Covid-19, não havendo registo de vítimas mortais, pelo terceiro dia consecutivo.

As autoridades de saúde registam, este domingo, dia 9, 55 pessoas internadas, 13 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Plasencia (na foto), 28; Badajoz, 9; Cáceres, 10; Mérida, 11; Don Benito, 2. Llerena – Zafra, Navalmoral de la Mata e Coria não registam novos caso de infeção.

Portugal regista 324 novos casos e um óbito por Covid

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 324 novos casos de infeção, um óbito e a recuperação de 270 doentes.

A morte foi verificado no Norte e os 324 novos infetados são maioritariamente em duas regiões: 153 (47%) no Norte e 107 (33%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT).

Este domingo, dia 9 de maio, 268 doentes estão internados (mais oito que ontem), dos quais 74 em unidades de cuidados intensivos (os mesmos que ontem). O número de casos ativos da doença subiu um pouco: hoje são 22.313, mais 53 de sábado para domingo.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.992 mortes, 839.582 casos de infeção e 800.277 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 330 casos no domingo 2 de maio; 180 casos na segunda-feira 3 de maio; 258 casos na terça 4 de maio; 387 casos na quarta-feira 5 de maio; 373 casos na quinta 6 de maio; 377 casos na sexta-feira 7 de maio; 406 casos no sábado 8 de maio; e 324 casos no domingo 9 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Badajoz, 1 – S. Sebastián Reyes, 1

Esta manhã, o CD Badajoz empatou com a Uníon Deportiva San Sebastián de los Reyes a uma bola.

Aos 13 minutos e de penálti, Alex Corredera adiantou os locais, mas Gonzalez empatou para os visitantes, estabelecendo o resultado final no placar do Nuevo Vivero, em Badajoz.

 

Estremadura espanhola com livre circulação

A Estremadura espanhola conta, desde a passada sexta-feira, dia 7, com livre circulação.

Por outro lado, a partir de hoje, deixa de haver recolhimento obrigatório.

A região deixa o estado de alarme e entra em alerta de saúde de nível 1.

92 anos de Bombeiros Voluntários de Elvas (c/ fotos e vídeo)

As comemorações dos 92 anos dos Bombeiros Voluntários de Elvas terminaram hoje, domingo, dia 9.

Depois de uma semana em que se realizou o hastear das bandeiras no quartel e o simulacro na obra da ferrovia, hoje foi a vez do monumento dos bombeiros, no cemitério da cidade, receber os soldados da paz.

Amadeu Martins, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, agradece à população e a todas as entidades pelo trabalho de colaboração: “apesar de sermos nós a fazer anos, gostaria de dar os parabéns à população elvense a todo o concelho por nos terem acolhido com carinho e estarem presentes sempre que precisamos”.

O presidente da direção dos bombeiros refere que já adquiriram duas viaturas mas que ainda não estão ao serviço da corporação por “atrasos burocráticos. Vamos ainda tentar adquirir mais uma ambulância de transporte de doentes porque nos está a fazer falta”.

Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, realça a dedicação de todos os operacionais “no socorro sempre que a população precisa. São 92 anos de muita dedicação dos operacionais e muito altruísmo. São estes homens e estas mulheres, e as famílias que tanto os apoiam, que depois durante o combate a incêndios, ou durante a resposta a qualquer ocorrência, ficam privados do carinho das suas famílias. É isto que marca estes homens e estas mulheres que estão sempre prontos quando são chamados”.

Nuno Mocinha, presidente da câmara de Elvas, também marcou presença e destacou” o trabalho de todos os que fazem e fizeram parte desta associação. Hoje é u dia de aniversário e, como tal, todos estão de parabéns. Normalmente, só nos lembramos dos bombeiros quando precisamos deles mas é necessário enaltecer a sua missão. Um bem-haja a todos aqueles que, com ou sem farda, levam os nossos bombeiros por diante”.

Depois da deposição de flores no monumento do bombeiro, realizou-se um desfile motorizado e a missa, seguida de bênção de viaturas.


 

Exposição sobre o Dia da Europa na Secundária de Campo Maior

Hoje, dia 9 de maio, celebra-se o dia da Europa. Para assinalar a data, a partir de amanhã e durante esta semana, vai estar patente, uma exposição alusiva ao dia, na Escola Secundária de Campo Maior.

Esta exposição resulta de “trabalhos realizados pelos alunos, que demonstra os seus conhecimentos sobre a Europa, bem como materiais cedidos pelo Europe Direct Alto Alentejo”, revela Vanessa Algarvio, professora, no Agrupamento de Escolas de Campo Maior, adiantando ainda que os trabalhos elaborados no âmbito do concurso “Caras do ONU”, vão igualmente estar expostos.

Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior, que acolhe, durante esta semana, uma exposição alusiva ao Dia da Europa.

Bombeiros de Elvas desfilam pela cidade

As comemorações dos 92 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas prosseguem hoje, domingo.

O programa tem início marcado para as 11 horas, com a romagem ao cemitério com deposição de flores no monumento dos bombeiros; às 11.15 horas, realiza-se o  desfile motorizado das viaturas pelas principais artérias da cidade; e às 11.30 horas, a eucaristia solene por alma dos bombeiros e sócios falecidos, na igreja de Santa Luzia, seguida de bênção de viaturas.

Kasper Asgreen venceu contrarrelógio em Lagoa

O dinamarquês Kasper Asgreen venceu ontem a quarta etapa da Volta ao Algarve em bicicleta, um contrarrelógio de 20,3 quilómetros em Lagoa.

Rafael Reis, da Efapel foi segundo na etapa, mostrou-se satisfeito com o resultado destacando as mudanças de vento nesta etapa: “Não estava à espera de bater o recorde do percurso, mas também estamos numa altura diferente do ano. O vento estava ligeiramente diferente das outras vezes: estava a bater meio de lado na primeira parte do percurso, e nos outros anos estava de frente. Estou bastante contente com este contrarrelógio e com a oportunidade que a Efapel me deu para estes próximos dois anos. Acho que as coisas podem correr muito bem”.

Já Ivo Oliveira, da UAE Emirates, sexto na etapa, garantiu que fez o seu “melhor, estamos perto dos tempos do ano passado. É óbvio que o vento também é um fator a ter em conta. Foi um dos melhores ‘cronos’ que fiz até hoje, mesmo não tendo referências, porque perdi o meu computador no primeiro quilómetro. Fui sem referências o contrarrelógio inteiro, fui um bocado por sensações, o que eu não gosto muito, mas teve de ser. Tendo em conta esse percalço, fiz um muito bom ‘crono’.

A quinta e ultima etapa, disputada hoje, liga Albufeira a Loulé, com passagem pelo Alto do Malhão, numa distância total de 170 quilómetros.