92 anos de Bombeiros Voluntários de Elvas (c/ fotos e vídeo)

As comemorações dos 92 anos dos Bombeiros Voluntários de Elvas terminaram hoje, domingo, dia 9.

Depois de uma semana em que se realizou o hastear das bandeiras no quartel e o simulacro na obra da ferrovia, hoje foi a vez do monumento dos bombeiros, no cemitério da cidade, receber os soldados da paz.

Amadeu Martins, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, agradece à população e a todas as entidades pelo trabalho de colaboração: “apesar de sermos nós a fazer anos, gostaria de dar os parabéns à população elvense a todo o concelho por nos terem acolhido com carinho e estarem presentes sempre que precisamos”.

O presidente da direção dos bombeiros refere que já adquiriram duas viaturas mas que ainda não estão ao serviço da corporação por “atrasos burocráticos. Vamos ainda tentar adquirir mais uma ambulância de transporte de doentes porque nos está a fazer falta”.

Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, realça a dedicação de todos os operacionais “no socorro sempre que a população precisa. São 92 anos de muita dedicação dos operacionais e muito altruísmo. São estes homens e estas mulheres, e as famílias que tanto os apoiam, que depois durante o combate a incêndios, ou durante a resposta a qualquer ocorrência, ficam privados do carinho das suas famílias. É isto que marca estes homens e estas mulheres que estão sempre prontos quando são chamados”.

Nuno Mocinha, presidente da câmara de Elvas, também marcou presença e destacou” o trabalho de todos os que fazem e fizeram parte desta associação. Hoje é u dia de aniversário e, como tal, todos estão de parabéns. Normalmente, só nos lembramos dos bombeiros quando precisamos deles mas é necessário enaltecer a sua missão. Um bem-haja a todos aqueles que, com ou sem farda, levam os nossos bombeiros por diante”.

Depois da deposição de flores no monumento do bombeiro, realizou-se um desfile motorizado e a missa, seguida de bênção de viaturas.