Bombeiros de Elvas fazem simulacro na obra da ferrovia

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas empenhou diversos elementos e meios na realização de um simulacro de acidente com necessidade de resgate com cordas.

A ação teve lugar na obra da ferrovia, que está a decorrer na estrada de Juromenha e, de acordo com Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, “este treino permite dotar os operacionais de capacidades para atuar em diversos cenários. Neste caso estamos a falar de uma obra, mas este tipo de treino pode servir também para atuar, por exemplo, no centro histórico da nossa cidade”.

O simulacro insere-se nas comemorações dos 92 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

Vila Galé já tem 14 hotéis abertos em Portugal

O grupo Vila Galé tem vindo, progressivamente, a reabrir os seus hotéis em Portugal, contanto atualmente com 14 unidades já a funcionar. É o caso do Vila Galé Porto Ribeira, Vila Galé Ópera (Lisboa), Vila Galé Évora, Vila Galé Lagos, Vila Galé Ampalius (Vilamoura) e Vila Galé Santa Cruz (Madeira). E do Vila Galé Collection Braga e Vila Galé Coimbra, mas nestes casos apenas nas noites de quarta-feira a domingo.

Os hotéis Vila Galé Clube de Campo (Beja), Vila Galé Collection Alter Real (Alter do Chão), Vila Galé Sintra, Vila Galé Ericeira, Vila Galé Serra da Estrela e Vila Galé Douro Vineyards também já estão disponíveis para receber hóspedes entre sexta e domingo, embora nas duas primeiras semanas de junho estejam abertos a partir de quarta-feira, incluindo assim os feriados.

Tanto os restaurantes e bares como os spas, ginásios e piscinas interiores e exteriores destas unidades estão também a funcionar, seguindo sempre os horários, os limites de lotação e as normas de higiene e segurança indicados pelas autoridades para a atual fase de desconfinamento.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Adicionalmente, a Vila Galé segue um plano muito rigoroso nos seus hotéis que inclui o reforço das medidas de limpeza e desinfeção, a existência de equipamentos de proteção e a salvaguarda do distanciamento. Nesta linha, o grupo lançou recentemente a plataforma digital My Vila Galé, que permite fazer check in e check out online, mas também consultar as cartas dos restaurantes e bares ou reservar o horário pretendido para as refeições.

Quanto aos restantes hotéis, a 2 de junho está prevista a reabertura do Vila Galé Porto, Vila Galé Cascais, Vila Galé Collection Elvas, Vila Galé Atlântico (Praia da Galé, Albufeira), Vila Galé Collection Praia (Praia da Galé, Albufeira), Vila Galé Cerro Alagoa (Albufeira), Vila Galé Náutico (Armação de Pera), Vila Galé Marina (Vilamoura), Vila Galé Tavira e Vila Galé Albacora (Tavira).

Os hotéis Vila Galé Collection Douro, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos e Vila Galé Estoril deverão retomar a atividade a partir de julho.

Já no Brasil, estão abertos todos os hotéis e resorts com exceção do Vila Galé Paulista, em São Paulo, que reabre a 8 de maio.

[/shc_shortcode]

Candidaturas abertas para apoios e complementos educativos

Estão abertas as candidaturas na Plataforma SIGA (Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem), para os diversos apoios e complementos educativos: candidatura a subsídios, transportes e refeições escolares para alunos do pré-escolar ao secundário; candidaturas às atividades de animação de apoio à família para alunos do pré-escolar e candidaturas à componente de apoio à família para alunos do primeiro ciclo.

Os pais e encarregados de educação devem aceder à plataforma SIGA, através dos acessos facultados pelo município de Elvas ou solicitar os acessos através do telefone 268639740 ou através do e-mail educacao@cm-elvas.pt.

Para mais informações contate o site do município em www.cm-elvas.pt

Elvas mantém ativos dois casos de Covid-19

O concelho de Elvas não regista, esta quinta-feira, dia 6, novos casos de infeção por Covid-19, mantendo apenas dois casos ativos.

Nos últimos 27 dias, entre 10 de abril e 6 de maio, o concelho de Elvas só teve dois novos casos desta doença.

Elvas conta com 1369 casos confirmados desde o início da pandemia, dos quais 1339 já recuperaram, e 28 pessoas morreram devido à infeção pelo novo coronavírus.

Isabel Cartaxo expõe têxteis em Viana do Alentejo

A exposição “Das teias – O tear como lareira (e os contos ao luar)”, de Isabel Cartaxo, está patente ao público, na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana do Alentejo, até dia 27 de junho.

Inicialmente prevista para janeiro, esta primeira exposição do ano de 2021 do Ciclo de Exposições Temporárias da Igreja da Misericórdia de Viana do Alentejo, promovida pelo Município de Viana do Alentejo, e com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e Junta de Freguesia de Viana, traz-nos a imaginação tecida pelas mãos que trabalham entre as linhas do tear.

A exposição de têxteis de Isabel Cartaxo pretende mostrar facetas do seu trabalho, inseridas na reflexão sobre a passagem do tradicional ao contemporâneo. Aprender com o passado, propondo reflexões sobre modos evolutivos e inovadores de expressão artesanal.

Isabel Cartaxo é artesã têxtil. Dados os primeiros passos com Gisella Santi, cedo enveredou por um percurso que se distingue pela dedicação, curiosidade e experimentação.

Natural de Lisboa, fixou-se no Alentejo como opção consciente de modo de vida. Esta escolha permite-lhe criar um pequeno rebanho de ovelhas Campaniças, que lhe fornece matéria-prima preferencial, bem como agir em todo o ciclo da lã, embora trabalhe e experimente outras fibras.

A sua instalação em Vale de Gatos, em Viana do Alentejo, proporciona-lhe uma proximidade com a natureza que lhe oferece justamente o contacto direto com a matéria-prima, incentivando a experimentação também no campo das plantas tintureiras e do material vegetal que pode introduzir na tecelagem.

Em Vale de Gatos disponibiliza o seu ateliê para oficinas e residências que englobam todo o ciclo da lã, da tosquia ao produto acabado.

A exposição pode ser apreciada entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas.

Projeto Nós e os Outros envia bens para Cabo Verde

Nós e os Outros é o nome do de solidariedade social, desenvolvido junto da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, que permite ajudar aqueles que no seu dia a dia passam por dificuldades.

Numa primeira fase reuniram-se livros didáticos, roupa, calçado, brinquedos, tecidos, equipamento tecnológico e materiais diversos. A adesão e o envolvimento no projeto por parte da comunidade escolar e da população em geral ultrapassaram todas as expectativas e permitiu encher um contentor que foi enviado para o Agrupamento de Escolas do Paúl, em Santo Antão, Cabo Verde. A equipa de trabalho articulou esforços com entidades particulares, nomeadamente, Transinsular, DeltaCafés, Azeites Gallo, Telefac, Transportes Luís Simões, Ministério de Educação de Cabo Verde, entre outros, assim como a comunidade em geral.

O processo logístico, a coordenação, o contacto com as entidades foi exigente e moroso no entanto, o resultado final compensou todas as dificuldades e foi possível melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.
A equipa Nós e os Outros trabalhou em articulação com as associações Junt´Amor e Coração Delta.

Alentejo com mais dez casos de Covid

O Alentejo regista, esta quinta-feira, dia 6, mais dez casos de infeção por Covid-19. Nas últimas 24 horas, não houve vítimas mortais a lamentar, na região.

Desde o início da pandemia, no Alentejo foram registados 29.823 casos de infeção e 971 mortes.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: nove casos na quinta 29 de abril; dez casos na sexta-feira 30 de abril; 15 casos no sábado 1 de maio; cinco casos no domingo 2 de maio; zero casos na segunda-feira 3 de maio; seis casos na terça 4 de maio; 12 casos na quarta-feira 5 de maio; e dez casos na quinta 6 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais 373 casos Covid e cinco mortes em Portugal

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 373 novos casos de infeção por Covid-19 e cinco óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira, 6 de maio, da Direção-Geral da Saúde (DGS).

As cinco mortes ocorreram três em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e duas no Norte. Os 373 novos casos concentraram-se em duas regiões: 181 no Norte e 106 em LVT.

De ontem para hoje, 538 doentes foram dados como recuperados da Covid-19, num total de 798.952 recuperações em território nacional. O número de casos ativos da doença continua a baixar: hoje são 22.535, menos 170 do que ontem.

Em todo o território nacional, há 283 doentes internados (menos 14 do que ontem), dos quais 77 em unidades de cuidados intensivos (menos seis de quarta para quinta-feira). desde o início da pandemia, Portugal registou 16.988 mortes associadas à Covid-19 e 838.475 casos de infeção.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 470 casos casos na quinta 29 de abril; 460 casos na sexta-feira 30 de abril; 454 no sábado 1 de maio; 330 casos no domingo 2 de maio; 180 casos na segunda-feira 3 de maio; 258 casos na terça 4 de maio; 387 casos na quarta-feira 5 de maio; e 373 casos na quinta 6 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Cimeira das Regiões Europeias está a decorrer no Alentejo

A Cimeira das Regiões Europeias para Comunidades Inteligentes, inserida na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia está a decorrer no Alentejo até ao próximo sábado, dia 9 de maio, dia da Europa.

A Cimeira é um momento de celebração do sucesso e das conquistas nas Comunidades Inteligentes, envolvendo desde decisores públicos a profissionais e partes interessadas locais.

Nesse sentido, a Cúpula das Regiões Europeias para Comunidades Inteligentes reuniu com líderes locais e regionais de toda a Europa para discutir como envolver os cidadãos e as partes interessadas na promoção conjunta de Comunidades Inteligentes para um amanhã melhor.

Como região líder em inovação, a região do Alentejo pretende com esta Cimeira mostrar a sua capacidade organizativa a todas as regiões e comunidades europeias congéneres.

A Cimeira, sugerida pela Comissão Europeia, é organizada conjuntamente pelo Projecto H2020-AURORAL liderado pela CCDR Alentejo, Alentejo Europe Initiative, ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, IrRADIARE Ciência para a Evolução e outros projetos e redes parceiros.

Jovem de Reguengos vice-campeã da Europa de trampolins

Foto: facebook

Margarida Carreiro, natural de Reguengos de Monsaraz e atleta da Sociedade Artística Reguenguense, sagrou-se vice-campeã da Europa, por equipas, na categoria de juniores, em duplo mini trampolim, no Campeonato Europeu de Trampolins.

A jovem alcançou ainda a medalha de prata em Double Mini Trampoline feminino.

Margarida Carreiro esteve em representação da Federação de Ginástica de Portugal, na Rússia, onde decorreu a 27º edição dos Campeonatos da Europa de Trampolim.

Campo Maior já não tem casos ativos de Covid-19

O concelho de Campo Maior volta a não ter casos de Covid-19 ativos, depois de nas últimas 24 horas, se ter registado mais uma recuperação da doença.

De recordar, que desde o início da pandemia foram registados, em Campo Maior, 642 casos de infeção, dos quais 631 recuperaram e 11 morreram, devido ao novo coronavírus.

Gold Energy: uma energia sustentável disponível em Elvas

A Gold Energy é uma empresa que já tem alguns anos e aposta nos contratos de eletricidade e gás. No mês de abril, a Gold Energy abriu uma loja em Elvas que conta com o atendimento do lojista e sócio da empresa Marco Santos.

Na edição de hoje do programa Retoma da Economia, Marco Santos refere que a Gold Energy “acrescenta uma maior diversidade no que diz respeito aos preços da eletricidade com excelentes campanhas para início de contrato e para quem quer trocar de comercializador. Acima de tudo, esta é uma empresa que se preocupa bastante com o ambiente uma vez que toda a energia que é consumida e vendida aos clientes é 100 por cento verde”

A Gold Energy estabelecu como ambição a abertura de “lojas por todo o país e o objetivo é estabelecer proximidade com o cliente, dando uma maior ajuda naquilo que mais precisam”, garantiu Marco Santos.

A Gold Energy, na Rua Arco da Praça, em Elvas, funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 12.30 e das 14 às 17.30 horas.

O programa “Retoma da Economia” conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e pode ser ouvido na íntegra, aqui:

Sindicato dos Enfermeiros critica progressões em Évora

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusa o Hospital do Espírito Santo de Évora de não ter contabilizado “de forma correta” os pontos a um grupo de cerca de 40 enfermeiros, no âmbito do processo de descongelamento das carreiras dos trabalhadores da Administração Pública, iniciado em 2018, pelo Governo.

De acordo com o enfermeiro Celso Silva, da direção regional do SEP, a este grupo de profissionais não foram atribuídos pontos em 2004, mas apenas de 2005 para a frente, pelo que, nesse sentido, têm procurado perceber, junto do hospital, o que levou a esta situação. Até ao momento, adianta, não obtiveram qualquer resposta.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

“Já questionámos, por diversas vezes, o Hospital de Évora, qual a fundamentação jurídica para que tenham ignorado o ano de 2004 a este grupo de colegas. O hospital vai arrastando, no tempo, uma reposta, dizendo que aguarda informação da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP)”, revela Celso Silva. “Entretanto, os colegas não têm resposta e nós também não”, acrescenta.

O sindicato e os enfermeiros exigem que o hospital responda de “forma juridicamente fundamentada” para que este grupo de enfermeiros esteja com menos pontos do que devia. “São assuntos sérios e que mexem com as vidas das pessoas”, diz ainda Celso Silva.

“Desde 2018 que a situação se arrasta e já nos parece um bocadinho demais esta desculpa, entre aspas, com a ACSS e a DGAEP. Chega a um ponto que ou há uma resposta ou não há uma resposta, e o Conselho de Administração tem de assumir uma posição juridicamente fundamentada”, alega ainda o enfermeiro.

A Rádio ELVAS, no seguimento desta queixa do Sindicato dos Enfermeiros, solicitou um pedido de esclarecimento ao Hospital de Évora, que, por escrito, explicou que “o Sindicado dos Enfermeiros Portugueses solicitou várias reuniões com o Conselho de Administração, que se realizaram, e onde foram abordadas várias questões, entre as quais a interpretação sobre a contabilização de um ponto e meio a alguns enfermeiros do Hospital do Espírito Santo de Évora”.

“Sobre esta questão, o Conselho de Administração informa que aguarda clarificação por parte da Administração Central do Sistema de Saúde, desde o início de março de 2021, situação que é do conhecimento do Sindicato. Realce-se que o Conselho de Administração tem todo o interesse que esta situação se resolva e que os profissionais não sejam prejudicados, pelo que se o entendimento da Administração Central do Sistema de Saúde for favorável quanto a esta contabilização, a situação será regularizada de imediato e com efeitos retroactivos”, alega ainda o hospital.

[/shc_shortcode]

Sam Bennett vence primeira etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta

O irlandês Sam Bennett, da Deceunick-Quick-Step ganhou ontem a primeira etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, uma ligação de 189,5 quilómetros, entre Lagos e Portimão.

Gustavo Veloso, da Atum General Tavira, ficou em terceiro lugar, nas metas volantes em Silves e Porto de Lagos, e aspirou a conseguir algo mais nesta etapa, e refere que “a equipa vai lutar até ao fim para conseguir uma boa classificação”.

Iuri Leitão foi o quinto classificado e o melhor português, em competição.

A segunda etapa decorre hoje num total de 182.8 quilómetros e liga Sagres ao Alto da Fóia em Monchique.

José Cid no “À conversa com… e não só”

José Cid é o convidado desta quinta-feira, dia 6, do ciclo “À conversa com… e não só”, um projeto desenvolvido pelos alunos da Academia de Música de Elvas, com a colaboração da câmara de Elvas e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Luís Zagalo, diretor da Academia de Música, refere que “este projeto surgiu ainda durante o período de confinamento e que ajuda os alunos a desenvolver as capacidades de dirigir uma entrevista”.

O ciclo decorre todas as quintas feiras, através do Facebook e YouTube do Município de Elvas, às 17.30 horas e apresenta como cenário o Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

Em cada uma das conversas decorrerá uma campanha de angariação de alimentos para a União Audiovisual. Nas próximas quintas-feiras vão passar pelo ciclo Cuca Roseta, Mafalda Veiga, Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho e Jorge Palma.