Câmara de Elvas apoia na fatura da água

No âmbito das 35 medidas implementadas pela Câmara Municipal de Elvas para apoiar famílias e empresas do concelho para ajudar a fazer face às dificuldades criadas pela pandemia, um desses apoios diz respeito à fatura da água.

Assim, o apoio na Tarifa Social aplicada na Fatura da Água (Água de Abastecimento, Águas Residuais e Resíduos Sólidos Urbanos), destina-se aos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos, Cartão da Idade de Ouro, Rendimento Social de Inserção, Subsídio Social de Desemprego, 1º Escalão do Abono de Família e Pensão Social de Invalidez.

Mais de 30 multas e seis detidos pela PSP no distrito

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP), entre os dias 22 e 28 de março, levou a cabo 15 operações de fiscalização das normas previstas no Estado de Emergência, das quais resultaram a elaboração de 33 autos de notícia por contraordenação.

Foram controlados 1267, sendo que dos 33 autos de notícia por contraordenação levantados, 15 dizem respeito a situações de falta de inspeção periódica obrigatória, uma à utilização do telemóvel durante a condução, três por falta de cinto de segurança durante a condução e 14 por condução em excesso de velocidade.

No mesmo período foram detidos seis pessoas, com idades compreendidas entre os 20 e os 56 anos: um homem e uma mulher por tráfico de estupefacientes; três homens por condução de veículo automóvel sem habilitação legal; e dois homens por resistência e coação sobre agente da autoridade.

Foram ainda identificados dois homens, com 24 e 29 anos, por posse duas doses individuais de haxixe e 6,10 gramas de liamba.

No mesmo período de tempo, a PSP registou ainda dois acidentes de viação, dos quais resultaram três feridos leves e danos materiais nas viaturas intervenientes.

GNR resgata coruja-do-mato juvenil e bufo-real em Vila Viçosa

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Reguengos de Monsaraz, na passada sexta-feira, dia 26 de março, resgatou uma coruja-do-mato (Strix aluco) e um bufo-real (Bubo bubo), em situações distintas, no concelho de Vila Viçosa.

Na primeira situação, na sequência do alerta de um popular, os elementos do NPA deslocaram-se de imediato para o local, onde encontraram o bufo-real. No decorrer da ação foi possível verificar que o animal se encontrava debilitado, procedendo assim ao seu resgate.

No segundo caso, após ter sido encontrada por populares, a GNR procedeu à recolha de uma coruja-do-mato juvenil, no Posto Territorial de Vila Viçosa, que, apesar de não conseguir voar, aparentava estar bem de saúde.

As aves foram devidamente alimentadas, tendo sido encaminhadas para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) de Évora, para recuperação e posterior libertação.

Investimento na ferrovia não defende interesses do Alto Alentejo, garante PCP

Para o Partido Comunista Português (PCP), o investimento avultado feito na ferrovia, ao nível do Corredor Internacional Sul, “só acontece porque Elvas se mete no caminho para Badajoz, não trazendo ao Alto Alentejo qualquer vantagem”. Nesse sentido, a deputada do PCP no Parlamento Europeu, Sandra Pereira, considera que este investimento não passa de “fogo de vista”, até porque não defende os interesses das populações.

“Aquilo que o PCP tem dito é que é preciso modernizar e eletrificar todas as linhas e as estações que encerraram sejam reabertas, porque fazem falta para a mobilidade das população”, explica Sandra Pereira. A eurodeputada, recordando o Pacto Ecológico Verde, lembra que o comboio é o meio de transporte mais ecológico.

As medidas aplicadas em Lisboa e Porto, com a redução dos passes sociais, importantes, tanto a nível social como ambiental, defende Sandra Pereira, deveria ser alargada a outras partes do país. “Mas para isso é preciso que haja transportes atrativos no interior do país, para que as pessoas troquem o seu transporte por transportes coletivos”, acrescenta.

Como principais revindicações, a eurodeputada destaca a importância da existência de uma ferrovia com ligação de longo curso, com um intercidades, entre Elvas e Lisboa, por exemplo. “O comboio em Portalegre fica a oito quilómetros, não chega à cidade e de se, de facto, queremos que as pessoas troquem o seu transporte individual por um transporte coletivo, tem de haver um investimento sério na ferrovia e que sirva as populações”, explica ainda.

Sandra Pereira e restante comitiva estiveram esta segunda-feira, 29 de março, de visita a Beja, Évora, Alandroal e Elvas, no âmbito do “Ano Europeu do Transporte Ferroviário”. Relativamente ao Alandroal, a eurodeputada revela que a estação técnica existente tem “capacidade para ser um cais de cargas e descargas”, mas que devia ter uma ligação a Sines e à Europa, com “um pouco mais de investimento”.

Para que o Alentejo deixe de ser apenas uma região “que vê passar os comboios”, a eurodeputada espera que o investimento que está a ser feito possa ser levado a sério. Sandra Pereira assegura ainda ser essencial a ligação a Badajoz, tanto ao nível de passageiros, como de mercadorias, muito importante para o desenvolvimento da região.

Reembolsos do IRS podem chegar mais cedo do que em 2020

Este ano, os reembolsos do IRS vão chegar mais cedo do que em 2020, mas os valores serão inferiores, avança o Jornal de Negócios, que cita uma fonte oficial do Ministério das Finanças.

Na próxima quinta-feira, dia 1 de abril, e até 30 de junho, começa a entrega das declarações modelo 3 do IRS. Em 2020, os primeiros reembolsos do IRS começaram a ser processados a 21 de abril, ou seja, três semanas depois de os contribuintes começarem a submeter as declarações. Este ano, os reembolsos vão chegar mais cedo, uma vez que a capacidade de resposta dos serviços já está mais ágil, garante ao Negócios fonte das Finanças.

No entanto, não é possível avançar datas. O prazo máximo para todos os reembolsos estarem concluídos é 31 agosto, tal como está previsto na lei, para as declarações que são entregues dentro do prazo legal.

Por outro lado, os valores serão mais baixos. Os reembolsos são condicionados pelos valores das deduções à coleta a que cada agregado tem direito. Um indicador são as faturas declaradas através do portal e-fatura e, este ano, deve haver uma redução no valor dos reembolsos.

Elvas sem novos casos de Covid-19

O concelho de Elvas não regista, esta segunda-feira, dia 29, novos casos de Covid-19.

Ao dia de hoje, dos 1352 casos registados, 11 estão ativos e 1313 foram dados como recuperados. No concelho de Elvas, 28 pessoas perderam a vida devido ao coronavírus.

Segundo dados da Direção-Geral da Saúde hoje divulgados, o concelho de Elvas regista um número de 24 casos por 100 mil habitantes em 14 dias, no período entre 10 e 23 de março. Entre os 308 concelhos de Portugal, Elvas ocupa a posição 207 (por ordem decrescente de casos).

GNR detém sete pessoas em flagrante numa semana

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 22 e 28 de março, deteve sete indivíduos em flagrante delito, dois deles por condução sob o efeito do álcool e outros dois por detenção de armas proibidas. Foram ainda apreendidos dois coletes balísticos e duas munições de calibre de 12 milímetros.

No mesmo período de tempo, a GNR registou  177 infrações: 132 por excesso de velocidade; 15 por falta de inspeção periódica obrigatória; oito por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório; e oito relativas a iluminação e sinalização.

A GNR faz saber ainda que foram registados sete acidentes e levantados 29 autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Relativamente a ações de sensibilização, a GNR realizou 128 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 285 idosos; 78 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 78 comerciantes; e 75 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 128 pessoas da comunidade escolar.

Sabores do Borrego em Viana do Alentejo dias 1 a 5

“Sabores do Borrego” é a iniciativa do município de Viana do Alentejo, que vai decorrer entre 1 e 5 de abril, nos restaurantes aderentes de Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo.

A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer e saborear os produtos caraterísticos da região, nomeadamente o borrego, caraterístico da cozinha alentejana, e cuja confeção, nesta altura do ano, é uma tradição muito apreciada, pretende, igualmente, dinamizar a economia local.

São 11 os restaurantes aderentes – Aguiar: Restaurante A Romeirinha (disponível ao fim de semana), Restaurante Petiscos D’ Agar (disponível ao fim de semana) e Bar do Grupo Desportivo de Aguiar (disponível ao fim de semana); Alcáçovas: Restaurante “O Barrela”, Restaurante “Sabores da Vila”, Café-Restaurante “Esperança”, Restaurante o Chocalho, Café-Restaurante “O Gaiato” e Café – Restaurante – Piscinas; Viana do Alentejo: Churrasqueira “Escadinhas” e Churrasqueira “Três Bicas” – com pratos à base de borrego.

Esta primeira semana gastronómica dedicada ao borrego, faz parte de um total de quatro eventos gastronómicos temáticos, que inclui ainda a sardinha, os frutos de outono e o porco.

Mais 309 casos Covid e seis óbitos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, 29 de março, mais 309 casos de Covid-19 e seis vítimas mortais.

Os seis óbitos ocorreram em duas regiões: cinco em Lisboa e Vale do tejo (LVT) e um no Alentejo. Os 309 novos casos das últimas 24 horas localizam-se 139 em LVT, 93 no Norte, 25 no Centro, 19 no Algarve, 16 no Alentejo, nove nos Açores e oito na Madeira.

Nas últimas 24 horas, de acordo com o mais recente boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS), recuperaram da doença 458 pessoas e o número de casos ativos baixou: são, hoje, 28.024, menos 155 que ontem.

A situação hospitalar em Portugal teve nova melhoria: agora, há 623 doentes internados (menos dez que ontem), dos quais 136 em Unidades de Cuidados Intensivos (menos seis nas últimas 24 horas, o valor mais baixo desde meio de outubro passado).

Desde o início da pandemia, no país, foram registados 820.716 casos de infeção, 16.843 mortes e 775.849 casos de recuperação.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 248 casos na segunda-feira 22 de março; 434 casos na terça 23 de março; 575 casos na quarta-feira 24 de março; 423 casos na quinta 25 de março; 488 casos na sexta-feira 26 de março; 344 casos no sábado 27 de março; 365 casos no domingo 28 de março; e 309 na segunda-feira 29 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Alentejo regista mais 16 casos Covid e uma morte

A região Alentejo regista, hoje segunda-feira, dia 29, mais 16 casos de Covid-19 e uma morte.

Desde o início da pandemia, a região conta com 29 068 infetados e 970 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 13 casos na segunda-feira 22 de março; 20 casos na terça 23 de março; seis casos na quarta 24 de março; 17 casos na quinta 25 de março; 52 casos na sexta-feira 26 de março; 32 casos no sábado 27 de março; 15 casos no domingo 28 de março; e 16 casos na segunda-feira 29 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Governo alarga prazo para formação de tratores

O Ministério da Agricultura, tendo em conta a situação de pandemia que o país atravessa, e que impede que as ações de formação se realizem de forma imediata, decidiu foi prorrogar o prazo de realização das mesmas.

Sendo assim, as ações de formação que habilitam os titulares das cartas de condução B, C e D a conduzir veículos agrícolas podem ser realizadas até dia 1 de agosto de 2022.

Joaquim Capoulas, da APORMOR, entidade que realiza estas formações, considera que “estas formações são mais importantes que a própria carta”. O responsável espera que a pandemia dê tréguas e permita “a realização das formações, de forma presencial, uma vez que a maioria dos condutores de tratores não tem condições para as realizar através da internet”.

Condutores de tratores, obrigados nos últimos dois anos a fazer uma formação específica, vão ter até 1 de agosto de 2022, para concluir com aproveitamento a formação.

Borba regista dois recuperados de Covid-19

O concelho de Borba regista hoje, segunda-feira dia 29, dois casos de recuperação de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Borba tem 492 casos positivos, sendo que se encontram quatro ativos e 477 já recuperaram, de acordo com os dados fornecidos pela ARS Alentejo. 11 pessoas já faleceram no concelho de Borba.

Campo Maior sem casos ativos de Covid-19

O concelho de Campo Maior não regista ao dia de hoje casos ativos de Covid-19. O único caso foi dado como recuperado nas últimas 24 horas.

Esta segunda-feira, dia 29, Campo Maior tem 640 casos confirmados, 629 recuperados e 11 óbitos.

Novas papeleiras no centro histórico de Elvas

O centro histórico de Elvas, nas ruas de maior movimento comercial, tem novas papeleiras, colocadas pela Câmara Municipal, nas últimas semanas. A autarquia substituiu as que se encontravam mais degradadas e recolocou papeleiras em locais onde as mesmas haviam sido retiradas.

A Câmara Municipal chama a atenção para o facto de “este mobiliário urbano se destinar apenas a papéis, sendo, por isso, contraindicada a deposição de lixo ou pontas de cigarro acesas, como, infelizmente, se observa”, refere a autarquia.

José Calixto é candidato à câmara de Évora pelo PS

José Calixto (na foto), atual presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, é candidato do Partido Socialista (PS) à câmara de Évora.

Jorge Araújo foi o candidato escolhido pelo partido para a presidência da Assembleia Municipal de Évora.

José Calixto assume “grande determinação e convicção no trabalho sério a favor dos eborenses, através da mobilização de equipas competentes e com capacidade para servir o interesse público”.

O candidato assume “este projeto como uma das mais importantes etapas duma carreira que sempre encarei com humildade e fundada em trabalho sério e dedicado, nos primeiros 15 anos desenvolvida na economia privada e nos últimos 17 anos em missões públicas”.

“Os homens não se vendem, criam-se”, diz Rui Nabeiro

No dia em que assinalou 90 anos, o Comendador Rui Nabeiro esteve em entrevista na TVI.

O espirito de ajuda que o caracteriza esteve em destaque na entrevista conduzida por José Alberto Carvalho. O homem que fundou o grupo Delta há 60 anos garante que sonha em criar postos de trabalho sempre que alguém precisa de ajuda: “Todo aquele que tem crise de dinheiro por uma razão qualquer eu ajudo. E é por isso que eu tenho criado muito trabalho. Vou sempre sonhando onde posso criar postos de trabalho”.

O Grupo Nabeiro emprega atualmente cerca de quatro mil pessoas. O Comendador Rui Nabeiro garante que “a pandemia acarretou prejuízos muito elevados mas a empresa estava preparada para isso”.

Quanto à hipótese de colocar a fábrica da Delta noutro ponto do país, a resposta do Comendador é “nem pensar. Muita gente discute esse tema comigo. Mas quem é que pode tirar uma coisa de um sitio que trouxe tanto existo à empresa. É trazer ao interior aquilo que não tem sido proporcionado nunca. Mudar daqui a nossa fábrica e levá-la para outro lado onde há trabalho? Nunca a mudava”.

“A certa altura da minha vida, ouvi milhões e milhões para me comprarem a empresa. E eu disse sempre não. Os homens não se vendem, criam-se”, garantiu o Comendador.

SAD de “O Elvas” será uma realidade mas com outros moldes

Um dos objetivos apresentados pela atual direção de ”O Elvas”, aquando da sua eleição, no passado mês de setembro, foi a criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) que ficaria detentora do escalão de seniores do clube.

Seis meses depois, questionámos Paulo Canhão, presidente da Direção do clube, sobre esta questão. Paulo Canhão garantiu-nos que “a SAD será apresentada aos sócios em Assembleia Geral, que deverá ocorrer em maio ou junho”. O presidente do clube garantiu ainda que “a SAD será uma realidade, mas talvez em moldes diferentes dos anteriormente previstos, em moldes que defendem melhor os interesses do clube. A seu tempo, os sócios saberão todas essas questões, uma vez que nós, todos os dias, trabalhamos em prol do crescimento do clube”.

Paulo Canhão explica que, no modelo que estava anteriormente previsto, “O Elvas” ficava “apenas com 10 por cento na sua posse e os investidores com 90 por cento; no novo projeto, o clube terá uma maior percentagem e os seus interesses ficarão assegurados”.

Felipe Moreno Romero, proprietário do Leganés, clube espanhol que tem participado na Liga principal do país vizinho, foi inicialmente apontado como o principal investidor deste projeto. No entanto, Paulo Canhão refere que os investidores não vão ser os mesmos, uma vez que o principal interesse da Direção “é salvaguardar os interesses e princípios do clube”.

A Sociedade Anónima Desportiva será uma realidade em ”O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, de acordo com o presidente Paulo Canhão.