Reembolsos do IRS podem chegar mais cedo do que em 2020

Este ano, os reembolsos do IRS vão chegar mais cedo do que em 2020, mas os valores serão inferiores, avança o Jornal de Negócios, que cita uma fonte oficial do Ministério das Finanças.

Na próxima quinta-feira, dia 1 de abril, e até 30 de junho, começa a entrega das declarações modelo 3 do IRS. Em 2020, os primeiros reembolsos do IRS começaram a ser processados a 21 de abril, ou seja, três semanas depois de os contribuintes começarem a submeter as declarações. Este ano, os reembolsos vão chegar mais cedo, uma vez que a capacidade de resposta dos serviços já está mais ágil, garante ao Negócios fonte das Finanças.

No entanto, não é possível avançar datas. O prazo máximo para todos os reembolsos estarem concluídos é 31 agosto, tal como está previsto na lei, para as declarações que são entregues dentro do prazo legal.

Por outro lado, os valores serão mais baixos. Os reembolsos são condicionados pelos valores das deduções à coleta a que cada agregado tem direito. Um indicador são as faturas declaradas através do portal e-fatura e, este ano, deve haver uma redução no valor dos reembolsos.