Investimento na ferrovia não defende interesses do Alto Alentejo, garante PCP

Para o Partido Comunista Português (PCP), o investimento avultado feito na ferrovia, ao nível do Corredor Internacional Sul, “só acontece porque Elvas se mete no caminho para Badajoz, não trazendo ao Alto Alentejo qualquer vantagem”. Nesse sentido, a deputada do PCP no Parlamento Europeu, Sandra Pereira, considera que este investimento não passa de “fogo de vista”, até porque não defende os interesses das populações.

“Aquilo que o PCP tem dito é que é preciso modernizar e eletrificar todas as linhas e as estações que encerraram sejam reabertas, porque fazem falta para a mobilidade das população”, explica Sandra Pereira. A eurodeputada, recordando o Pacto Ecológico Verde, lembra que o comboio é o meio de transporte mais ecológico.

As medidas aplicadas em Lisboa e Porto, com a redução dos passes sociais, importantes, tanto a nível social como ambiental, defende Sandra Pereira, deveria ser alargada a outras partes do país. “Mas para isso é preciso que haja transportes atrativos no interior do país, para que as pessoas troquem o seu transporte por transportes coletivos”, acrescenta.

Como principais revindicações, a eurodeputada destaca a importância da existência de uma ferrovia com ligação de longo curso, com um intercidades, entre Elvas e Lisboa, por exemplo. “O comboio em Portalegre fica a oito quilómetros, não chega à cidade e de se, de facto, queremos que as pessoas troquem o seu transporte individual por um transporte coletivo, tem de haver um investimento sério na ferrovia e que sirva as populações”, explica ainda.

Sandra Pereira e restante comitiva estiveram esta segunda-feira, 29 de março, de visita a Beja, Évora, Alandroal e Elvas, no âmbito do “Ano Europeu do Transporte Ferroviário”. Relativamente ao Alandroal, a eurodeputada revela que a estação técnica existente tem “capacidade para ser um cais de cargas e descargas”, mas que devia ter uma ligação a Sines e à Europa, com “um pouco mais de investimento”.

Para que o Alentejo deixe de ser apenas uma região “que vê passar os comboios”, a eurodeputada espera que o investimento que está a ser feito possa ser levado a sério. Sandra Pereira assegura ainda ser essencial a ligação a Badajoz, tanto ao nível de passageiros, como de mercadorias, muito importante para o desenvolvimento da região.