De Elvas até à independência da Grécia

Foto DN

A Grécia celebra 200 anos de independência.

Graças à ajuda dos filo-helenos, que, vindos de toda a Europa, auxiliaram à libertação da nação helena,  o mais célebre foi o britânico Lord Byron, mas também um português, de Elvas, se distinguiria ao serviço da nova Grécia.

“António de Almeida era um oficial português que distinguiria ao serviço da nova Grécia e lá deixaria descendência. Mais tarde integrou a missão filo-helena do coronel Fabvier e chegou à Grécia em 1825, participou em várias operações militares e tornou-se coronel de cavalaria.  Podemos considerar hoje que é um dos cofundadores do exército grego moderno”, contou ao DN, em conversa recente, o embaixador grego em Portugal, Ioannis Metaxas.

Um trabalho de Leonidio Ferreira que vale a pena ler no DN
https://www.dn.pt/internacional/grecia-celebra-200-anos-da-independencia-que-um-militar-portugues-ajudou-a-alcancar-13497104.html

Antonio Ferreira Gois

Diretor da Rádio ELVAS

 

Ovibeja em versão digital nos dias 22 e 23 de abril

A decorrer em ambiente digital, a 22 e 23 de abril, a edição deste ano da Ovibeja, vai ter expositores, competições, música, gastronomia, masterclasses e apresentações de temas e de produtos, oportunidades de negócio, debates, para além do 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.

Porque a vida no campo não para, porque os agricultores continuam a produzir os alimentos que vão à mesa de todos nós, a 37ª Ovibeja vai mostrar de que se faz a “Agricultura ConsCiência”. Através de cinco conferências vai reunir agricultores, investigadores, empresários, decisores políticos. Vai dar a conhecer testemunhos de produtores agrícolas e pecuários. Vai mostrar o labor no campo e revelar o percurso do prado ao prato.

Em formato 3D vai integrar os espaços conhecidos de todos, o Pavilhão Institucional, o Pavilhão Sabor Alentejo, a Arena do Azeite, o Pavilhão da Pecuária, o Campo da Feira. Vai ter gente dentro. Desafios, encontros, reencontros. Festa. Tudo reunido numa plataforma digital, de acesso livre, para acompanhamento a partir de casa. Com possibilidade de visita virtual.

Igual a si própria, com “Todo o Alentejo deste Mundo!”, a 37ª Ovibeja já está a receber inscrições para expositores, através de diferentes tipos de participação conforme o seu interesse e pretensões. A participação em ambiente virtual é dinâmica e pode incluir, além dos logótipos e de imagens dos produtos e serviços, vídeos, chat que permite vendas e contacto direto com os visitantes, links para sites, para lojas virtuais, até uma participação mais simples, através de um cartão de apresentação com foto, contactos, menção de produtos ou serviços.

Os contactos e as inscrições estão abertos à participação, à inovação e ao envolvimento de todos na Ovibeja, este ano em formato diferente, com a mesma marca da inovação e do sentido de pertença. A Ovibeja de sempre mas desta vez em ambiente virtual, a feira abre portas a empresas, associações, escolas, patrocinadores, visitantes que decidam envolver-se neste desafio inovador. A Ovibeja é uma feira familiar, mas também profissional. Uma feira da produção, da transformação, dos serviços e das instituições. Das pessoas, da vida, da cultura.

A organização da 37ª Ovibeja é da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Bolsas de Estudo da Câmara de Elvas até dia 29

A Câmara Municipal de Elvas, como forma de ajudar a atenuar as principais consequências da Covid-19, alterou o regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas.

Umas das alterações são os critérios de atribuição das bolsas de estudo aos alunos do Ensino Superior.

Os estudante do Ensino Superior, que reúnam as condições para poder usufruir destas bolsas, podem apresentar a candidatura até dia 29 de março. Têm de ser residentes no concelho de Elvas, estarem matriculados no Ensino Superior, a frequentar um Curso Técnico Superior Profissional, Licenciatura ou Mestrado, o rendimento anual do agregado familiar per capita ser inferior a 8.962 euros, ter aproveitamento escolar no ano letivo anterior e idade igual ou inferior a 25 anos até à data de candidatura.

A candidatura pode ser realizada presencialmente no Balcão Único do Município de Elvas entre as 9 e as 12 horas ou através do Balcão Virtual, em https://servicosonline.cm-elvas.pt/

Estremadura espanhola com mais 77 casos Covid

A Estremadura espanhola regista, esta quinta-feira, dia 25, mais 77 casos positivos de Covid-19, e não há hoje, vítimas mortais a lamentar.

Nos hospitais da região, estão, atualmente, internadas 47 pessoas, sete nos cuidados intensivos.

Nas últimas 24 horas, 76 doentes foram dados como recuperados, num total de 69.097 altas.

Desde o início da pandemia, na Estremadura espanhola, já morreram 1721 pessoas.

Parlamento aprova renovação do Estado de Emergência até 15 de abril

O parlamento aprovou esta quinta-feira, dia 25, a renovação do estado de emergência, até 15 de abril.

A aprovação teve os votos a favor de PS, PSD, CDS-PP e PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, a abstenção do BE e votos contra de PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.

Este, que é o 14.º estado de emergência tem início a 1 de abril e vigora até 15 de abril.

Às 20 horas, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz uma comunicação ao País.

Jogos do Alto Alentejo suspensos

A 19ª edição dos Jogos do Alto Alentejo, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), adiada 2020 devido ao contexto da pandemia da Covid-19, continua suspensa e sem data de realização.

Criados com o objetivo de promover a atividade desportiva e o convívio por todo o território, os Jogos do Alto Alentejo são um acontecimento anual que mobiliza cerca de quatro mil pessoas em mais de 30 modalidades desportivas.

Dirigidos a um público-alvo muito variado, incluindo seniores, crianças do 1.º ciclo do ensino básico e pessoas portadoras de deficiência, e envolvendo seis instituições do distrito (APPACDM de Portalegre e Elvas, CRIPS de Ponte de Sor, CERCI Portalegre, CRM de Assumar e CBES de Arronches), os próximos Jogos do Alto Alentejo serão uma das edições mais aguardadas deste evento de referência no território.

Neste cenário de suspensão dos Jogos, e porque a saúde não pode esperar, a CIMAA volta a deixar um apelo para que as populações mantenham estilos de vida saudável, praticando atividade física.

 

Elvas tem mais dois casos Covid e duas altas

Elvas regista, hoje quinta-feira, mais dois casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de mais duas pessoas, pelo que o número de casos ativos mantém-se em sete.

Dos 1347 casos confirmados, desde o início da pandemia, 1312 já foram dados como recuperados.

Vítimas da Covid-19, no concelho de Elvas, morreram 28 pessoas.

Alentejo regista mais 17 casos de Covid

A região Alentejo regista, hoje quinta-feira, dia 25, mais 17 casos de Covid-19 e não há mortes da doença a lamentar

Desde o início da pandemia, a região conta com 28 953 infetados e 967 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 29 casos na quinta 18 de março; 21 casos na sexta-feira 19 de março; 24 casos no sábado 20 de março; 24 casos no domingo 21 de março; 13 casos na segunda-feira 22 de março; 20 casos na terça 23 de março; seis casos na quarta 24 de março; e 17 casos na quinta 25 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Trilancers em concerto no Facebook da Câmara de Alandroal

No âmbito da sua programação cultural digital, a Câmara Municipal de Alandroal promove este sábado, dia 27 de março, um espetáculo, com a atuação do grupo de rock português “Trilancers”.

O concerto, que é transmitido em direto na página de Facebook do Município, tem início marcado para as 21.30 horas.

Estremoz com mais uma recuperação da Covid

O concelho de Estremoz regista esta quinta-feira, dia 25, mais uma recuperação da covid-19, num total de 1056 pessoas que já recuperaram da doença.

Dos 1094 casos registados, desde o início da pandemia, estão agora três ativos.

Da doença, no concelho de Estremoz, já morreram 35 pessoas.

 

Borba regista mais um recuperado de Covid-19

O concelho de Borba regista hoje, quinta-feira dia 25, mais um caso de recuperação de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Borba tem 489 casos positivos, sendo que se encontram sete ativos e 471 já recuperaram, de acordo com os dados fornecidos pela ARS Alentejo. 11 pessoas já faleceram no concelho de Borba.

Dois homens detidos em Badajoz por alegada violação

Dois homens, de 24 e 29 anos, foram detidos pelo alegado crime de abuso sexual de uma jovem de 24 anos.

O crime terá ocorrido na madrugada do passado domingo, dia 21, numa habitação onde residem tanto a vítima como os alegados agressores.

A Polícia Nacional espanhola deteve os dois homens que, após decisão judicial, foram hoje transportados para o centro penitenciário de Badajoz.

Homem encontrado morto na Rua do Passo

Um homem, de cerca de 50 anos, foi encontrado morto, esta manhã de quinta-feira, dia 25, na Rua do Passo, em Elvas.

Segundo a Rádio ELVAS apurou, neste momento desconhecem-se as causas da morte, o corpo esta no local e aguarda-se ainda a chegada do Delegado da Saúde.

O alerta foi dado às 9.48 horas e no local estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas e a SIV de Elvas, e a PSP está a tomar conta da ocorrência.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, o concelho de Campo Maior não registou alterações da situação epidemiológica no que à Covid-19 diz respeito.

Dos 640 casos confirmados, 628 já recuperaram, existindo hoje um caso ativo no concelho. Desde o início da pandemia, 11 pessoas já perderam a vida.

Apresentado projeto de requalificação de Ermida em Vila Viçosa

A Ermida de Nossa Senhora do Paraíso, em Vila Viçosa, é um marco social importante na história da população da vila. Situada a cerca de dois quilómetros da vila, foi este o espaço escolhido, durante muito tempo, pelas famílias para celebrar a Páscoa.

Ao dia de hoje, a Ermida apresenta um elevado estado de degradação. Com o objetivo de tentar a sua recuperação, Tiago Salgueiro e Catarina Portas apresentaram um projeto de requalificação do imóvel.

O calipolense Tiago Salgueiro explicou-nos que a Ermida se encontra “numa propriedade privada. Já foram estabelecidos contactos para uma possível parceria entre o proprietário e diversas entidades que possibilite a candidatura a fundos comunitários”.

Tiago Salgueiro explica que a requalificação iria incidir, sobretudo, “na recuperação do edifício em si e nas pinturas do século XVII existente altar mor. Este espaço foi já alvo de furtos, em data incerta, uma vez que a maioria dos azulejos já desapareceram”.

A Ermida de Nossa Senhora do Paraíso foi construída no ano de 1690, pelo Padre Dr. Manuel Rodrigues Rebelo. Era neste local que os calipolenses celebravam a Páscoa e as festas de Quinta-Feira da Ascensão, até meados dos anos 80 do século XX.

Atualmente, o risco de derrocada do edifício é eminente, tornando-se por esse motivo urgente reabilitar o imóvel e a envolvente, dando coerência e valorizando este legado patrimonial.

Ponte de Sor sem casos ativos de Covid-19

O concelho de Ponte de Sor já não tem casos ativos de Covid-19, depois de nas últimas 24 horas, mais uma pessoa ter recuperado da doença.

Foram registados, desde o início da pandemia, neste concelho, 814 casos de infeção, dos quais 781 recuperaram da doença.

Vítimas do novo coronavírus, em Ponte de Sor, morreram 33 pessoas.

CURPI Campo Maior tem ensopado de borrego na Páscoa em take-away

A CURPI de Campo Maior, à semelhança do que aconteceu com as sopas de cachola, vai confecionar Ensopado de Borrego, em regime de Take-away, no dia 3 de abril.

Quem quiser o ensopado de Borrego, deve fazer o seu pedido antecipadamente, que depois “pode ser recolhido nas instalações da CURPI, sendo que às pessoas mais idosas e que necessitem, a refeição será entregue em casa”, explica José Pedro Caldeirão, presidente da direção da CURPI, adiantando que, neste momento já há cerca de 50 pedidos.

José Pedro Caldeirão refere que, de forma a manter a tradição, nesta altura da Páscoa, decidiram fazer esta iniciativa, que é a possível, tendo em conta a pandemia.

Curpi de Campo Maior, que no dia 3 de abril, confeciona ensopado de Borrego, que pode ser recolhido, em regime de take away, nas instalações da instituição. Os pedidos podem ser feitos através dos contactos da CURPI e o Ensopado tem um custo de 10 euros.

Já está à venda “Almoço de domingo”, o romance da vida de Rui Nabeiro

Está à venda a partir desta quinta-feira, dia 25, nas livrarias o livro “Almoço de domingo” da autoria do escritor alentejano José Luís Peixoto. Um romance que retrata as memórias de vida do comendador Rui Nabeiro.

José Luís Peixoto revela que este livro é “diferente de todos os outros que escrevi”. O escritor adianta que foi, em 2019, que recebeu um contacto do Comendador Rui Nabeiro, “onde demonstrou a vontade de que ver as suas memórias escritas num livro”.  Para José Luís Peixoto, Rui Nabeiro “é um homem com uma vida extraordinária, e depois de ver a sua vontade de partilhar comigo essas memória pareceu-me desde logo que, tinha ali material para escrever”.

O escritor afirma que este trabalho teve por base” muita pesquisa, encontros e leituras, porque há muito material sobre Rui Nabeiro”. Relativamente aos detalhes pessoais, foram recolhidos “nas conversas que fomos mantendo”, adianta José Luís Peixoto.

O lançamento do livro coincide, de certa forma, com a celebração dos 90 anos do Comendador Rui Nabeiro, que se comemoram no próximo domingo, dia 28. “Esta coincidência não era completamente garantida, mas faz todo o sentido que assim seja, e estou muito contente de ter levado a cabo este projeto e ansioso que comece a ser lido, e de receber o retorno por parte dos leitores, principalmente de Campo Maior, que são quem melhor conhece o Comendador Rui Nabeiro.

“Almoço de domingo” do escritor alentejano José Luís Peixoto, um romance que retrata as memórias de vida do comendador Rui Nabeiro, está à venda a partir de hoje. Em Elvas, o livro pode ser adquirido, na Papelaria Nova Elvense, na Rua de Alcamim.