Esgoto a céu aberto em Elvas indigna moradores (c/fotos e vídeo)

Um esgoto a céu aberto, localizado, no Olival da Marchã, perto do Centro Humanitário de Elvas, da Cruz Vermelha Portuguesa, conforme mostram as fotos abaixo, está a prejudicar os moradores daquela zona.

Helena Piçarra, uma das residentes, explica que “há vários anos que estes esgotos dão problemas e constantemente a Aquaelvas e outras empresas se deslocam ao local, para tentar solucionar o problema, mas este persiste”.

Há cerca de um mês, relata Helena Piçarra, “a carrinha da Aquaelvas esteve novamente no local”, e “não sabendo o que realmente aconteceu”, “decidiram tirar as manilhas dos esgotos”.

Segundo a moradora, “depois da retirada das manilhas, o esgoto está a céu aberto e a água escorre para o interior do olival, incluindo papéis”. Os vizinhos fizeram várias queixas, “porque, por vezes, a água corre para as suas piscinas e, inclusive, o cheiro é insuportável”.

Helena Piçarra contactou já a Aquaelvas, bem como o município, mas “ninguém resolve o problema, nem ninguém assume a responsabilidade. Não sabemos para onde nos virar, porque empurram a situação de uns para os outros e a água continua a escorrer para o terreno e já ninguém suporta o cheiro”.

A Rádio ELVAS contactou a Aquaelvas e João Carlos Lopes explicou que “esta situação é desagradável, mas foge à responsabilidade da Aquaelvas”.

João Carlos Lopes revela ainda que a Aquaelvas tem “a concessão e recolha da água residual em baixa e que este caso se refere a um emissário da rede de águas residuais em alta, que diz respeito às Águas de Portugal, através da empresa de Águas de Lisboa e Vale do Tejo”. “Já fomos chamados a responder sobre o assunto, mas foge às nossas responsabilidades. Não nos diz respeito”, garante.