Funcionários não vacinados do Lar de Vila Fernando tomaram hoje a vacina

Os funcionários não vacinados do Lar de Vila Fernando tomaram hoje a vacina, segundo a apurou a Rádio ELVAS.

Na passada terça-feira, conforme a nossa reportagem informou (ver aqui) oito funcionários do Lar dos Amigos de Vila Fernando que não tinha recebido a vacina, receberam indicação de que seriam vacinados juntamente com a tomada da segunda dose da vacina por parte dos utentes e funcionários que ja tinha recebido a primeira dose.

A queixa apresentada através da Rádio ELVAS ajudou a sensibilizar as autoridades de saúde que hoje forneceram a primeira dose da vacina anti Covis aos funcionários em falta.

Alandroal com mais três casos covid e seis recuperações

O concelho de Alandroal regista esta sexta-feira, dia 5, mais três casos de infeção por Covid-19 e também mais seis pessoas recuperaram da doença.

Há agora 63 casos ativos dos 284 confirmados, desde o início da pandemia. Da doença já morreram três pessoas, em Alandroal, e recuperaram 218.

Estrutura de vacinação de Fronteira é no Pavilhão Desportivo

O Município de Fronteira criou, no Pavilhão Desportivo de Fronteira, a estrutura de vacinação, assumirá a sua manutenção, higienização e limpeza e realizará os transportes necessários para a vacinação dos grupos de pessoas identificados pelo Serviço Nacional de Saúde.

A estrutura tem dez gabinetes de vacinação, um espaço de espera pré vacinação, um gabinete administrativo, um gabinete medico, sala de recobro e sala de espera pós vacinação.

O Plano Nacional de Vacinação para a Covid-19 prevê que, nesta primeira fase, se inicie a vacinação de todos os munícipes com mais de 80 anos e dos munícipes com mais de 50 anos com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica ou doença respiratória crónica sob suporte de longa duração.

A identificação destes munícipes é feita e comunicada aos mesmos pelo Serviço Nacional de Saúde. Foi determinado pelo Ministério da Saúde que cada concelho possua uma única estrutura de vacinação com determinadas características físicas e técnicas.

Montemor abre Curso de Nadador Salvador

Estão abertas as pré-inscrições para o Curso de Nadador Salvador, a ter lugar na Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo.
As provas de admissão terão lugar no dia 1 de março (segunda-feira) e o curso está previsto iniciar a 9 de março.
“Atendendo à fase em que vivemos atualmente, devido ao surto Covid-19, poderão existir alterações nas datas propostas inicialmente”, segundo avisa o Município montemorense.

DECO passa a prestar apoio jurídico em Alandroal

O Município de Alandroal inicia o ano com a celebração de um protocolo de colaboração com a DECO, para a criação de um gabinete local de apoio ao consumidor, integrando a rede nacional de parcerias para apoio de proximidade, promovida por esta associação.

Através da cooperação com a DECO, o Município de Alandroal proporciona gratuitamente à população atendimento jurídico e apoio na resolução de reclamações de consumo, aconselhamento financeiro e apoio na reestruturação de dívidas aos consumidores sobre-endividados.

Esta parceria prevê, igualmente, a capacitação dos técnicos autárquicos, a formação e informação ao consumidor, através da dinamização de workshops temáticos e a dinamização de atividades para as escolas do concelho, com o programa educativo DECOJovem, que pretende preparar os jovens consumidores para o futuro.

Neste período particularmente novo e desafiante, a Câmara Municipal de Alandroal e a DECO estão empenhadas em dar resposta rápida e eficaz aos problemas dos consumidores, garantindo uma maior proteção financeira das famílias.

O jurista da DECO prestará atendimento mensal, seis vezes por ano presencialmente e seis vezes por videoconferência, mediante marcação prévia para o Gabinete de Apoio ao Consumidor no Município de Alandroal, através do 961374195 ou do email apoioaoconsumidor@cm-alandroal.pt.

Estremadura espanhola com mais 278 casos Covid e 15 óbitos

A Estremadura espanhola regista esta sexta-feira, 5 de fevereiro, 278 novos casos positivos de Covid-19 e 15 óbitos.

Nos hospitais da região estão, atualmente, internadas 564 pessoas, 79 nos Cuidados Intensivos.

Nas últimas 24 horas, 1.119 doentes foram dados como recuperados, num total de 56.704 altas.

Desde o início da pandemia, na Estremadura espanhola, já morreram 1.556 pessoas.

Vila Viçosa com mais seis casos Covid e 20 altas

Vila Viçosa regista esta sexta-feira, 5 de fevereiro, seis novos casos positivos de Covid-19 e mais 20 recuperações.

No concelho há agora 85 casos ativos, num total de 421 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Vila Viçosa, já morreram oito pessoas e recuperaram 328.

Elvas com mais sete casos, um óbito e 34 altas

O concelho de Elvas regista, esta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, mais sete casos de infeção por Covid-19, um óbito e 34 recuperações.

Dos 1297 casos registados, desde o início da pandemia, 188 estão ativos e 1088 já foram dados como recuperados.

Há, ainda, o registo de 21 mortes, em Elvas, devido ao novo coronavírus.

Barragem do Abrilongo atinge cota máxima

A Barragem do Abrilongo, no concelho de Campo Maior, tendo em conta as chuvas dos últimos dias, já atingiu já a sua cota máxima, de 19 milhões de metros cúbicos de água.

Desde ontem, 4 de fevereiro, a albufeira já se encontra a fazer descargas.

Portalegre com mais quatro casos Covid e um óbito

O concelho de Portalegre regista esta sexta-feira, dia 5, mais quatro casos de infeção por Covid-19, mais um óbito e 16 recuperações.

Há, agora, 69 casos ativos dos 938 registados desde o início da pandemia.

Da doença, já recuperaram 822 pessoas e morreram 47.

 

Ponte romana teve manutenção em Alter do Chão

“Um dos nossos maiores ex-libris turísticos e culturais”, segundo o Município de Alter do Chão, a Ponte Romana de Abelterium (Vila Formosa), foi alvo de trabalhos de manutenção durante o mês de janeiro. Mais concretamente, “estes incidiram na limpeza e corte de vegetação do parque de merendas e da zona envolvente à ponte”, segundo anuncia a autarquia.
Além dos trabalhos de manutenção já executados, a Direção Regional de Cultura do Alentejo vai substituir a sinalética explicativa que se encontra à entrada da ponte.
A Ponte Romana de Abelterium (Vila Formosa) é uma das mais importantes e melhor conservadas pontes romanas de Portugal. Construída sobre a Ribeira de Seda (27 a.C. – 14 d.C.), integrava a via romana que passava por Abelterium (Alter do Chão) e ligava Olisipo (Lisboa), à capital da província romana da Lusitânia (Augusta Emerita, Mérida).

Adega Mayor com rótulos personalizáveis para Dia dos Namorados

Fevereiro é o mês do amor e para celebrar o Dia dos Namorados, em grande, a Adega Mayor oferece a oportunidade de se personalizar o rótulo do vinho “Dizeres Tinto 2019”, para que se partilhe o mesmo com a cara metade, não deixando nada por dizer.

São duas as opções de customização de rótulos originais, para brindar ao amor: um rótulo com a ilustração do conhecido street artist Vítor Julião ou um rótulo a preto e branco com uma mensagem sobre o amor.

Adicionalmente, os interessados podem personalizar o rótulo com o seu nome, tornando os Dizeres Adega Mayor, Dizeres da sua autoria.

A encomenda do vinho e a personalização do respetivo rótulo podem ser feitas na loja online da Adega Mayor.

Ribeira do Cêto isola famílias em Elvas

Há três famílias isoladas na “chapada” do Forte da Graça, em Elvas, já o que a Ribeira do Cêto subiu o leito e impossibilita a passagem.

O Serviço da Proteção Civil da Câmara Municipal de Elvas já enviou uma retroescavadora para libertar o impedimento de canas e detritos que estão a obstruir a passagem da água. No entanto, devido ao estreitamento do caminho a máquina não consegue chegar à ribeira, pelo que os moradores estão isolados.

As fortes chuvas dos últimos dois dias fizeram a água subir as margens e também na zona da ponte do Lagar dos Frades não se consegue circular.

 

 

Arronches com mais dois casos Covid e cinco altas

O concelho de Arronches regista, esta sexta-feira, dia 5, mais dois casos de infeção por Covid-19 e cinco recuperações.

Há agora 41 casos ativos, dos 152 registados, em Arronches, desde o início da pandemia.

Já recuperaram 107 pessoas e faleceram quatro, devido à infeção pelo novo coronavírus.

Colisão de duas viaturas na A6 em Elvas

O nó de Varche, na saída da A6, em Elvas, em direção a Lisboa, foi, ao início da tarde desta sexta-feira, 5 de fevereiro, palco de uma colisão entre uma viatura ligeira de passageiros e um pesado de mercadorias.

Do sinistro, do qual não há feridos a registar, resultaram apenas danos nas duas viaturas.

 

Obra do Centro de Inteligência Competitiva evolui em Campo Maior

A obra do futuro Centro de Inteligência Competitiva (CIC), em Campo Maior está a decorrer na antiga Escola da Cooperativa, e evoluiu a bom ritmo.

O presidente do município, João Muacho, e os vereadores Luís Rosinha, Vanda Alegria e Sérgio Bicho tiveram oportunidade de ver em primeira mão a evolução da obra.

De recordar que o CIC é um projeto de Investigação e Inovação à escala do Alentejo, centrado na valorização do conhecimento, pelos dados e a sua transferência para a atividade económica e empresarial dos setores e fileiras dos recursos endógenos, com vista ao desenvolvimento tecnológico das empresas, à sua internacionalização e à promoção da competitividade nos mercados nacionais e internacionais.

Este é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), representa um investimento total de 991.954,56 €, financiado a 85%, com o Município a assegurar o valor da contrapartida nacional no valor de 148.793,18 €.

Não saia do concelho de hoje até segunda-feira

Neste fim de semana, volta a estar proibido sair do concelho, a partir das 20 horas desta sexta-feira e até segunda-feira às 5 horas da madrugada. Assim determina a medida decidida pelo Governo em virtude da evolução da crise de saúde publica da Covid-19.

Entre as exceções previstas a esta regra geral está a permissão para circular nos casos de necessidade de deslocações por motivos de trabalho, comprovada pela entidade patronal, motivos de saúde e cumprimento de responsabilidades parentais.

Todos os estabelecimentos de bens e serviços abertos ao público têm de encerrar, durante o fim de semana, até às 13 horas, excepto o retalho alimentar, que pode funcionar até às 17 horas.

Campo Maior com mais três casos Covid e 19 altas

O concelho de Campo Maior regista, esta sexta-feira, 5 de fevereiro, três novos casos de infeção por Covid-19 e mais 19 recuperações.

No concelho, agora, há 153 novos casos ativos, num total de 620 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já morreram sete pessoas e recuperaram 460.

Segunda fase da vacinação na Santa Casa de Campo Maior

A segunda dose da vacina contra a covid-19 foi administrada esta manhã de sexta-feira, dia 5, aos utentes e funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.

Luís Machado, provedor da instituição afirma que este “é um momento muito importante e marcante, oq eu não significa que os idosos estejam já imunizados”, uma vez que é necessário esperar o habituais 10/12 dias para que isso aconteça. Esta fase foi “muito esperada para os utentes porque veem nela uma luz e janela de oportunidade para ultrapassarem esta fase mais gravosa, para poderem ter uma vida mais descansada”.

Para João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior é “uma satisfação que a ULSNA esteja hoje nesta instituição para administrar a segunda fase da vacina que deixa esperança muito grande para esta comunidade”, onde não se registou nenhum caso positivo de covcid-19.

O presidente do município campomaiorense aproveitou para deixar uma mensagem de esperança para os utentes e funcionários do Lar e Centro de Dia de Degolados, que se encontram infetados, desejando rápidas melhoras.

Nisa prepara cineteatro para campanha de vacinação

O Município de Nisa adequou as instalações do cineteatro para a campanha de vacinação, adaptando o espaço para dar lugar à Estrutura Concelhia de Vacinação contra a Covid-19, dotando-o de todas as condições para receber os utentes que irão ser vacinados, em conformidade com as normas da DGS.
Raúl Cordeiro, membro do Conselho de Administração da Unidade Local de saúde do Norte Alentejano (ULSNA), visitou a estrutura e, na companhia da presidente da Câmara Municipal, Idalina Trindade, pôde testemunhar as condições de adaptação, onde foram estabilizadas as áreas de receção, cabines de vacinação e espaços de recobro.
Desta forma, no concelho de Nisa, já se encontram criadas as condições para que possa ser iniciada a nova fase de vacinação, designadamente a pessoas com mais de 50 anos e portadoras de patologias graves, assim como os restantes idosos com mais de 80 anos sem registo de doenças.

UGT Portalegre denuncia esgotamento de enfermeiros no Alentejo

A UGT (União Geral dos Trabalhadores) Portalegre tem vindo a acompanhar as consequências da evolução da propagação da Covid-19, no nosso país, e a forma como as mais recentes variantes do novo coronavírus estão a deteriorar a saúde em Portugal e, consequentemente, a levar ao esgotamento dos profissionais de saúde.

Marco Oliveira, presidente da UGT Portalegre, explica que esta preocupação se assume não só no distrito de Portalegre, mas em todo o Alentejo: “uma das marcas da UGT é perceber o que se passa em relação aos trabalhadores, daí manteremos contacto com a UGT de Évora e Beja, mas também dentro dos sindicatos afetos, como é o caso do SINDEPOR, que está sediado em Évora, o que facilita a obtenção de informações”.

A UGT teve acesso a informações de enfermeiros desta área territorial, segundo adianta Marco Oliveira, que “demonstram um esgotamento tremendo relativamente à pandemia, e principalmente nas UCI”. Estes profissionais de saúde “transmitiram este estado de exaustão e a UGT não pode passar por uma informação destas sem a denunciar, porque se este tipo de circunstância não chega a quem de direito, a UGT dará todo o apoio necessário”.

Marco Oliveira descreve que chegaram relatos de exaustão também ao nível emocional, pelo facto de “os ventiladores não estarem exclusivamente a ser usados por pessoas de idade mais avançada, mas por pessoas mais novas que nem apresentam sequer qualquer patologia associada, o que demonstra preocupação porque os enfermeiros ao gerir toda a parte emocional, que já não é fácil, lidar com estas situações, é ainda mais complicado para os enfermeiros manter este equilíbrio emocional”.

Outra questão que preocupa é o facto de o número de camas, nos hospitais do Alentejo, em espaços que não eram previsíveis, serem preenchidas rapidamente, devido ao aumento do número de casos.

Marco Oliveira explica ainda que, neste momento, tentam encontrar-se alternativas através de pessoas aposentadas que são postas ao serviço, bem como “de profissionais vindos de outros países, quando noutra altura os nossos profissionais foram trabalhar para o estrangeiro e agora fariam falta”. Para o presidente da UGT, “ há questões, a nível de gestão, que não foram bem feitas nos últimos anos, o que gera uma grande preocupação para com os enfermeiros do Alentejo”.

O presidente da UGT Portalegre demonstra ainda toda “a solidariedade para com os enfermeiros da região, uma vez que atravessam uma fase que não é fácil, que se encontra ao dispor dos mesmos, para denunciar este tipo de situações”.

Grupo Campo Maior Trail Runners treina online em casa

O Grupo Campo Maior Trail Runners tem vindo a desenvolver algumas atividades, para que a população, e apesar do confinamento a que estamos sujeitos, continuem a praticar exercício físico.

Neste sentido e como explica Carlos Pepê, perante o novo confinamento que o nosso país atravessa, o grupo está a desenvolver, duas vezes por semana, sessões de treino online, ao final da tarde, a partir das 19.15 horas.

Os atletas dinamizam os treinos específicos, em que Carlos é o moderador, que “têm como objetivo o desenvolvimento físico, para além de ser também um momento de convívio”.

Nestes treinos há a promoção da corrida ou trail e o reforço muscular, assim é proposto o treino de uma parte específica do corpo para trabalhar várias partes e manter um equilíbrio no desenvolvimento físico”. Este é um momento de “convívio e uma forma de manter os atletas em boa condição física e com um bom estado de espírito mental”.

Carlos Pepê explica ainda qual o tipo de exercícios que são feitos durante estas sessões, quem a duração de 30 minutos. Assim, todos os exercícios são repetidos, começa com aquecimento, e ao longo do treino há um desenvolvimento progressivo dos exercício e no final uma parte de alongamentos”. Estes exercícios são acompanhados de música para “garantir a fluência dos movimentos”.

Esta nova realidade, é muito condicionada, e assim estas sessões tem vindo a ter cada vez mais adesão, sendo que o grupo começa a ganhar alguma dimensão, com cerca de 30 atletas. O Grupo tem proposto também aos atletas, “sempre que possível que pratiquem desporto na rua, em zonas isoladas, e perto da sua residência, por curtos espaços de tempo, isolados ou em grupos de poucas pessoas, de forma a cumprir as regras em vigor”, refere ainda Carlos Pepê.

Grupo Campo Maior Trail Runners que promove treinos em casa, para todos aqueles que se queiram juntar, podem fazê-lo através das redes sociais, ou entrando em contacto diretamente com um membro do grupo.

Estrada de Campo Maior à fronteira do Caia em mau estado

À Redação da Rádio ELVAS, chegou uma queixa, a dar conta que a estrada agrícola que liga Campo Maior à fronteira do Caia, e tendo em conta as fortes chuvas que se fazem sentir, está em mau estado e a água passa por cima da ponte, como mostra a imagem.

Desde o encerramento da fronteira do Retiro, os trabalhadores transfronteiriços para acederem a Campo Maior têm de fazer um desvio alternativo por esta estrada.

Como documenta a fotografia ao lado, a situação é pior de noite, em especial porque esta via, no local em que se encontra alagada, não tem qualquer sinalização para os automobilistas. Neste troço, o Rio Caia, que alaga a estrada, divide os concelhos de Elvas e Campo Maior.

Crato com 11 casos Covid ativos

Sem registo de novos casos de Covid-19, foi reportado ontem, 4 de fevereiro, no Crato, mais uma recuperação da doença.

O concelho tem agora 11 casos ativos, num total 291 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, no Crato, já recuperaram 274 pessoas e morreram seis.

Ponte de Sor com mais cinco casos Covid e três óbitos

Ponte de Sor registou, ontem, 4 de fevereiro, cinco novos casos de infeção por Covid-19, mais três óbitos associados à doença e 26 recuperações.

O concelho tem, agora, 153 casos ativos, num total de 753 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, no concelho, já morreram 23 pessoas e recuperaram 577.

Mais 73 casos Covid e dois óbitos em Estremoz

Estremoz registou ontem, 4 de fevereiro, 73 novos casos de infeção por Covid-19, mais dois óbitos associados à doença e 21 recuperações.

O concelho tem agora 341 casos ativos, num total de 935 registados, desde o início da pandemia.

Nos últimos dez dias, em Estremoz, foram reportados 185 novos casos de infeção.

Da doença, no concelho, já morreram 17 pessoas e recuperaram 577.

Monforte com um novo caso Covid e mais três altas

Monforte registou ontem, 4 de janeiro, um novo caso de infeção por Covid-19 e mais três recuperações.

No concelho, há agora 30 casos ativos, num total de 196 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Monforte, já morreram seis pessoas e recuperaram 160.

GNR regista aumento de fluxo rodoviário na fronteira (c/fotos e vídeo)

O controlo de fronteiras foi reposto no passado dia 31 de janeiro, pelo que a Guarda Nacional Republicana (GNR) tem intensificado o controlo de cidadãos, não só nas passagens autorizadas, mas também nas passagens não autorizadas.

A circulação entre Portugal e Espanha é limitada e apenas permitida em pontos de passagem autorizados, ao transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e de veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

O capitão João Lourenço, comandante do Destacamento Territorial da GNR de Elvas, explica que nesta semana “se verificou um grande aumento de fluxo de rodoviário, de pesados de mercadorias e de ligeiros, algo que era expectável, e na generalidade enquadram-se nas exceções previstas na lei, pelo que este controlo decorre sem incidentes”.

João Lourenço refere ainda que “há algum registo, ainda que pouco significativo, de tentativas de entrada em pontos de passagem não autorizados e é importante que a população perceba que a GNR estará atenta e a controlar estes pontos e reencaminhar para os pontos de passagem autorizados”.

Relativamente aos outros pontos de passagem, não autorizados, o capitão João Lourenço refere que estes “estão devidamente bloqueados, e também existem militares da GNR a vigiar e controlar alguma tentativa de passagem, nestes locais, por parte da população”.

Quem se enquadra nas exceções previstas para passar a fronteira, no Alto Alentejo têm duas hipóteses, ou na fronteira do Caia, ou em Galegos, em Marvão.

A GNR em Elvas intensifica o patrulhamento e controlo de Fronteiras, não só nas passagens autorizadas, mas também nas passagens não autorizadas, como em caminhos municipais.

Temos imagens da Ponte da Ajuda que liga o concelho de Elvas a Olivença, a fronteira do retiro que liga Campo Maior a Badajoz e a fronteira do Caia que liga Elvas a Badajoz.