A Câmara Municipal de Elvas e a Fábrica Paroquial de Santa Luzia assinaram, recentemente, um protocolo com vista à realização de obras de melhoria na Igreja de Santa Luzia, no Bairro de São Pedro, em Elvas.
A intervenção inclui a construção da nova sede do Agrupamento 158 do Corpo Nacional de Escutas, que ficará localizada nas imediações da igreja, dotando-os de excelentes condições para as suas atividades.
Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, explica que a autarquia decidiu avançar com o projeto para este nova sede, depois do município ter chegado a atribuir ao agrupamento umas outras instalações, mas que acabaram por não ser as melhores. “Em tempos, deliberamos esta situação, em termos de proporcionar aos escuteiros uma nova sede. Chegámos a atribuir umas instalações aos escuteiros, para substituir as atuais, que têm, mas não resultou. Eram uns antigos quartéis, que tinham muitas humidades, ainda que tenhamos feito uma obra substancial”, recorda o autarca.
Para levar a cabo a obra desta nova sede, que vai ficar situada junto à Igreja de Santa Luzia, é necessário proceder a uma alteração ao loteamento do Bairro de São Pedro. Com esta obra serão resolvidos ainda outros problemas, uma vez que será feito um alargamento do arruamento que dá acesso à Igreja a partir da Avenida do Colégio Luso Britânico, de forma a permitir a circulação de veículos nos dois sentidos; arranjos exteriores com a implementação de espaços verdes, assim como obras de melhoramentos na Igreja: pinturas, caixilharia, entre outros.
Com estas melhorias pretende-se dotar este templo religioso de melhores condições para os seus fiéis, permitindo transformar a sua envolvente num espaço mais aprazível e moderno.
Este projeto, como explica ainda Nuno Mocinha, resulta de uma parceria entre o município, os escuteiros e a Paróquia de Santa Luzia, sendo que o autarca dirige um agradecimento especial ao padre Ricardo Lameira e ao Arcebispo de Évora, por “viabilizarem esta intenção da Câmara Municipal”. “Faço votos para que esta tramitação legal se possa fazer rapidamente, para que possamos lançar o concurso para esta sede, também rapidamente”, acrescenta.
O protocolo para a realização de obras de melhoria na Igreja de Santa Luzia e a construção da nova sede do Agrupamento 158 (Elvas) do Corpo Nacional de Escutas foi assinado no dia 23 de dezembro, pelo vice-presidente da Câmara, Cláudio Carapuça, e o padre Ricardo Lameira, como documenta a foto ao lado.