João Pedro Meira eleito para a Comissão Política Nacional do PS

No decurso da primeira reunião da Comissão Nacional da Juventude Socialista (JS) do mandato 2020/2022, realizada no passado dia 9, o presidente da JS de Portalegre e vice-presidente da Federação de Portalegre da JS, João Pedro Meira, foi eleito como membro efetivo na lista de representantes da JS à Comissão Política Nacional do Partido Socialista (PS).

Com esta eleição, é a primeira vez, em 46 anos de democracia, que um jovem socialista do Alto Alentejo integra este órgão de cúpula do PS, sendo também o mais jovem de uma lista de sete nomes indicados pela estrutura nacional da JS e eleita por mais de 98% dos comissários nacionais que participaram por via digital.

João Pedro Meira lidera a JS de Portalegre desde 2016, é economista do Banco de Portugal
(presentemente em regime de teletrabalho em Portalegre), licenciado em Economia pelo ISCTE-IUL e pós-graduado em Economia e Políticas Públicas pelo ISEG-UL. Iniciou o seu percurso de intervenção cívica aos 15 anos, como dirigente associativo, tendo sido o presidente responsável pela reativação e legalização da Associação de Estudante da Escola Secundária de S. Lourenço (AE-ESSL), em Portalegre.

O também líder da bancada do PS na Assembleia Municipal de Portalegre encara esta eleição com “sentido de gratidão, orgulho e responsabilidade” e considerou que “assumirei este enorme desafio em nome de uma Geração que acredita convictamente que este é o nosso Tempo de Agir!”.

João Pedro Meira considera que esta é uma “oportunidade única para se afirmar mais uma voz em nome do Alto Alentejo junto de órgãos nacionais”, que está determinado a “fazer das nossas lutas locais e regionais lutas nacionais” e que é hora de “darmos respostas Progressistas e Sociais-democratas às crises que a nossa geração terá como fardo se nada fizermos – a económica e social, a climática e a democrática”.

O jovem socialista acredita que teria sido difícil chegar até aqui sem a “experiência associativa”, “o apoio incondicional de todos os jovens socialistas do Alto Alentejo” e a “abertura dos dirigentes do PS ao nível concelhio e federativo”. De forma enfática, acrescenta que “este é o resultado do reconhecimento pela entrega, dedicação e garra de todos os jovens portalegrenses que militam na JS e sem os quais Portalegre nunca teria recebido tamanha consideração por parte do Secretário-geral da JS, Miguel Costa Matos”.

O líder da JS de Portalegre fez ainda questão de acrescentar que “esta eleição vem reforçar a sua entrega ao projeto político em Portalegre e fortalecer o papel da JS de Portalegre na construção do próximo projeto autárquico para 2021”, onde considera que “é necessário afirmarmos a nossa geração, mobilizar todos os jovens portalegrenses e provar à nossa cidade e ao nosso concelho que somos uma geração que faz falta a Portalegre e que está preparada para ajudar a salvar Portalegre”.

Recorde-se que esta eleição surge no seguimento do último Congresso Nacional da JS, realizado em dezembro de 2019, onde foram eleitos para a Comissão Nacional da JS, Diogo Aragonez, vice-presidente da JS de Portalegre e ex-presidente da Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre, bem como, os membros do Secretariado Concelhio da JS de Portalegre, Mário Ceia e Mafalda Flores.