Ciclo da Boa-Fé “pinta-se” de rosa para sensibilizar para prevenção do cancro da mama

Em mês de prevenção do Cancro da Mama, a Escola Básica 2,3 nº2 de Elvas, na Boa-Fé, associou-se àquele que é o movimento “Outubro Rosa”.

Desde o início do mês, que estão a ser vendidas, na escola, t-shirts alusivas à causa, com as verbas angariadas a reverterem na totalidade para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Mas foi-se mais longe.

Para fazer chegar a mensagem da importância da prevenção aos alunos, explica a professora responsável pelas iniciativas, Ana Canito, nesta última semana de outubro têm-se realizado diversas sessões, junto de cada turma, com atividades adequadas a cada ciclo de ensino. “Temos estado a usar várias formas para fazer chegar a mensagem aos meninos, não só hoje, em que temos um dia especial, com alguns miminhos, para atrair as crianças e os jovens a virem buscar os folhetos, uns lacinhos e a virem, junto de nós, tirar mais dúvidas”, começa por explicar.

Para além das crianças, com esta iniciativa, pretende-se que a mensagem, para a prevenção da doença, chegue às suas casas e aos seus familiares mais diretos. Ana Canito garante que muitos dos alunos já sabem mais que aquilo que a própria pensava, antes destas sessões, sobre o assunto. “Acredito que, no final de cada sessão, foram muito mais esclarecidos, mas a maior informação era realmente eles perceberem que, cada mulher, o realce de protegerem até as mães”.

Cada criança levou para casa um desenho feito nestas sessões. “Ao entregar o desenho à mãe, iria dizer: ‘mãe, é para ti. Lembrei-me de ti. Tens feito os exames?’”, adianta a professora, que explica também que, através de vários jogos, e a brincar, falou-se de coisas sérias. Para casa, os alunos levaram ainda “a informação de que quanto mais cedo a doença for detetada, melhor”.

Independentemente da idade, a professora não tem dúvidas que os alunos, que já tiveram ou têm casos de cancro na família, estão mais despertos e informados sobre a doença. Ana Canito revela ainda que o trabalho com os alunos, sobre o tema, não se encerra com as atividades desenvolvidas, nesta semana, uma vez que os professores responsáveis pela disciplina de Cidadania continuam a explorar a temática, nas aulas.

Estivemos ainda à conversa com alguns alunos sobre o assunto. Lara Pires, por exemplo, que tem tido, na família, alguns casos de cancro, revela saber que o cancro da mama é mais comum na mulher que no homem, daí se dar o nome de “Outubro Rosa” a este mês. Já Iara Caracol lembra que, com estas iniciativas, aprendeu, sobretudo, que a mulher deve ter especial atenção na prevenção da doença. Tomás Cristiano, por sua vez, garante que o apoio da família e amigos é fundamental para quem passa pela doença, enquanto Joaquim Pegacho assegura que é necessário ir, regularmente ao médico, para evitar males maiores.

Para a atividade de hoje, com a distribuição de laços, panfletos e oferta de um marshmallow cor-de-rosa a cada aluno, a escola contou com a ajuda da Associação de Pais, bem como da empresa Argo Baum.

Ainda no âmbito deste “Outubro Rosa”, no sábado, 30 de outubro, Dia Nacional de Luta Contra o Cancro, a partir das 9.30 horas, com início na parada do Castelo de Elvas, decorre uma caminhada.