Município de Avis dá apoio financeiro a quatro instituições
Município de Alter do Chão valoriza património religioso
Com vista à valorização do património religioso, a parceria entre a Câmara Municipal de Alter do Chão, a Junta de Freguesia e a Paróquia de Alter do Chão resultou na pintura das fachadas principais de três igrejas: Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Alter Pedroso, trabalho em execução; Capela de Santa Ana, a iniciar em breve; e Igreja do Convento de Santo António, já concluída.
O objetivo, de acordo com o Município alterense “passa pela valorização das infraestruturas de cariz religioso do nosso concelho, autênticos símbolos de esperança e fé que ganham agora uma nova cara”.
Estremoz tem mais 17 casos ativos de Covid
Alandroal com mais dois casos de Covid-19
Vila Viçosa com mais dois casos de infeção por Covid
O concelho de Vila Viçosa regista, esta segunda-feira, dia 4, mais dois casos de infeção por Covid-19, num total de 71 casos ativos.
Dos 174 casos positivos, confirmados em Vila Viçosa, desde o início da pandemia, 96 já foram dados como recuperados, e sete pessoas faleceram devido ao novo coronavírus.
Reis Magos visitaram crianças do Materno Infantil de Badajoz
Os Reis Magos visitaram esta segunda-feira, dia 4, as crianças internadas no Hospital Materno Infantil de Badajoz. Com o apoio dos Bombeiros de Badajoz, Belchior subiu pela autoescada até às varandas do hospital.
Esta foi a alternativa encontrada à visita aos quartos que habitualmente decorria em anos anteriores.
A ideia surgiu da Associação Oncológica da Estremadura.
Câmara do Crato renova frota de veículos
Elvas com mais 24 casos Covid e sete recuperações
Portalegre com mais sete casos Covid
O concelho de Portalegre regista, hoje, segunda-feira, dia 4 de janeiro, mais sete casos de infeção por Covid-19, num total de 107 casos ativos.
Dos 726 casos confirmados, em Portalegre, desde o início da pandemia, 586 já foram dados como recuperados e 33 pessoas faleceram devido à infeção pelo novo coronavírus.
Borba tem mais 11 casos de Covid
Ayuntamiento de Badajoz antecipa horário para depositar lixo
O Ayuntamiento de Badajoz voltou a mudar o horário permitido para depositar lixo nos contentores e os residentes podem fazê-lo entre as 18 horas e as 22 horas (horário espanhol, menos uma hora em Portugal).
O alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, assinou ontem um decreto para modificar o horário estabelecido pela Portaria Municipal de Limpeza (das 21 horas às 23 horas), com o objetivo de o adequar ao recolher obrigatório estabelecido pela Junta da Extremadura, devido à elevada incidência do contágio por Covid-19, na região, que proíbe a livre circulação de pessoas, sem causa justificada, entre as 22 horas e as 6 da manhã (hora espanhola).
O novo horário para depósito de lixo estará em vigor até à meia-noite do dia 14 de janeiro.
Campo Maior com mais sete casos covid e duas recuperações
O concelho de Campo Maior regista hoje, segunda-feira, dia 4, mais sete casos de infeção por covid-19, num total de 39 casos ativos, dos 120 confirmados desde o início da pandemia.
Nas últimas 24 horas, mais duas pessoas foram dadas como recuperadas da doença, o que eleva para 81 o número total de recuperações.
“Financial Times” destaca Cáceres como a cidade do ano
O jornal “Financial Times”, nas suas páginas dedicadas a Cáceres, define esta cidade como “uma cidade medieval fantasma em Espanha”. Medieval devido ao seu centro histórico com séculos de história e fantasma porque, no mês em que este diário britânico visitou a cidade, no início do verão, Espanha tinha acabado de sair do estado de emergência e as restrições de mobilidade ainda estavam em vigência.
Foi precisamente o primeiro, o legado centenário do seu centro histórico e a envolvência espectral deste último, que cativou a crítica do jornal, que inclui a cidade na sua renomada lista de “Descobertas de Viagem” de 2020, recorrendo aos lugares mais interessantes que há para descobrir em todo o planeta.
Cáceres é a única cidade espanhola que aparece no inventário de 2020 e divide a lista com Santorini (Grécia), Mazara del Vallo (Itália), Peshawar (Paquistão), Ribe (Dinamarca), o deserto de Chad e países como Cuba ou Costa Rica. No texto assinado por Tim Moore é destacado o aspeto da zona histórica com muros de pedra, os escudos de armas e as barras das torres, sendo que a impressão que gerava ao ver as “praças desertas” e “tabernas fechadas”. “Não havia alma, os becos vazios para uma desolação dupla de sesta e uma pandemia”, expõe. “Parecia que alguma maldição antiga tinha caído sobre os telhados, sujeitando o público a um sono de cem anos e afastando todos os fãs dos locais de Game of Thrones”. “Quando isso acabar, tenho que voltar”, diz Tim Moore.
De recordar que esta não é a primeira vez que Cáceres está em destaque na imprensa internacional, uma vez que nos últimos meses despoletou atenção devido ao novo museu Helga de Alvear, que o The Guardian catalogou como um dos dez melhores edifícios de 2020. Já em 2015 foi protagonista de reportagens no The Nwe York Times, que incluiu Cáceres entre os 52 melhores destinos do Planeta, e o The Sunday Times e The Guardian dedicaram reportagens à cozinha desta cidade espanhola.
Vacinação anti Covid arranca em oito concelhos alentejanos
A vacinação de cerca de 250 mil funcionários e utentes de lares e unidade de cuidados continuados arranca esta segunda-feira, dia 4 de janeiro. A campanha arranca em cerca de 150 lares localizados nos 26 concelhos do país com risco de contágio extremamente elevado — mais de 960 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias —, a maioria no Norte e Alentejo.
Na região Alentejo, os concelhos abrangidos são: Marvão, Castelo de Vide, Mourão, Gavião, Mora, Monforte, Alter do Chão e Crato. Os restantes concelhos são, de acordo com a Direção-Geral da Saúde: Vimioso, Tabuaço, Chaves, Mondim de Basto, Armamar, Alfândega da Fé, Barcelos, Bragança, Amarante, Esposende, Valpaços, Trofa, Vila Pouca de Aguiar, Penamacor, Figueiró dos Vinhos, Mortágua, Idanha-a-Nova e Pinhel.
Seguem-se depois os lares dos concelhos com risco muito elevado, elevado e moderado. De fora ficam, para já, as que tiverem surtos ativos.
Concelho do Crato com mais cinco casos Covid
O concelho do Crato registou, nas últimas 24 horas, mais cinco casos de infeção por Covid-19, o que faz subir para 16 o número de casos ativos.
Desde o início da pandemia, foram confirmados 193 casos positivos, neste concelho, dos quais 174 já foram dados como recuperados e há ainda registo de três óbitos.
Vila Viçosa tem mais um caso de infeção por Covid
O concelho de Vila Viçosa regista mais um casos de infeção por Covid-19, desde o passado dia 31 de dezembro, data em que foi divulgada a última atualização.
Desde o início da pandemia já foram confirmados 172 casos de infeção, dos quais 69 estão ativos e 96 já foram dados como recuperados da doença.
Estremoz com mais 15 casos Covid
O concelho de Estremoz regista mais 15 casos de infeção por Covid-19, desde dia 30 de dezembro, data da última atualização.
Assim dos 293 casos de infeção, confirmados desde o início da pandemia, estão agora 201 ativos e 88 já foram dados com o recuperados da doença.
Há ainda a lamentar quatro óbitos, devido ao novo coronavírus, no concelho de Estremoz.
Monforte com mais quatro casos Covid e duas recuperações
O concelho de Monforte registou, nas últimas 24 horas, mais quatro casos de infeção por Covid-19 e também mais duas pessoas recuperaram da doença.
Desde o início da pandemia foram confirmados, em Monforte, 91 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 12 estão ativos e 78 já foram dados como recuperados da doença.
Há ainda lamentar um óbito neste concelho.