Crato promove curso de formação em olaria na Flor da Rosa

A Câmara do Crato, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, deu início, à Formação em Olaria, na Escola de Olaria em Flor da Rosa.

A formação tem a duração de um ano e conta com 17 alunos sob a supervisão de dois formadores: Rui Heliodoro, o oleiro mais antigo de Flor da Rosa, e Susana Perpétua, responsável pela pintura de cerâmica.

Com esta formação procura-se transmitir conhecimentos de olaria aos alunos para que estes possam depois perpetuar a tradição oleira às gerações vindouras, de forma a manter viva a história da aldeia de Flor da Rosa e o artesanato. As aulas são lecionadas na Escola de Olaria cujo edifício foi reabilitado em 2019, dotando o espaço das condições necessárias para este tipo de formação.

Município de Gavião apoia vacinação contra a gripe

A vacinação contra a gripe arrancou em todo o concelho de Gavião. Esta atividade está a ser desenvolvida pelas enfermeiras da Unidade Local da Saúde, através da Unidade Móvel de Saúde, em todas as localidades possibilitando desta forma a vacinação dos grupos de maior risco, evitando assim ajuntamentos no Centro de Saúde em Gavião e nos Postos Médicos das freguesias.

O Município de Gavião “apoia este plano e tudo fará para que o mesmo se desenvolva de uma forma rápida e com o máximo de segurança, por todo concelho”, divulga a autarquia.

A Autoridade de Saúde Local apela ainda a todas as pessoas, que tiverem indicação médica, para que se vacinem, salientando que, este ano, com a pandemia, é ainda mais importante que o façam. A vacinação vai decorrer nos próximos dias através da Unidade Móvel ou nos vários Postos Médicos de cada freguesia.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 26 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor 163 mil euros, contemplou quatro apostadores, um dos quais com aposta registada em Portugal.

O terceiro prémio, de 19 mil euros, vai ser entregue a oito apostadores, dois deles com aposta em território nacional. Já o quarto prémio no valor de 879 euros contemplou 54 apostadores, 11 dos quais com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 12 – 16 – 20 – 21 – 28 e pelas estrelas 03 e 09.

Cemitério de Elvas abre mas controla entradas

O Cemitério Municipal de Elvas vai ter restrições nas entradas do espaço entre hoje, quinta-feira, dia 29 e 2 de novembro (segunda-feira).

Durante o próximo fim-de-semana alargado celebram-se o Dia de Todos os Santos (a 1 de novembro) e o Dia de Fiéis Defuntos (2 de novembro), dias em que muitos residentes se deslocam a este local para recordar os entes queridos já falecidos.

Assim, tendo em conta a situação atual, vai ser realizado um controlo das entradas, evitando aglomerados, no local, de mais de cinco pessoas, com lotação máxima de 150 pessoas em simultâneo. Para este controlo ser efetivo, vai estar aberto apenas um portão de acesso ao cemitério, o mais antigo, mais perto do aqueduto.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 87 milhões de euros saiu ontem a um apostador no estrangeiro.

Já o segundo prémio, no valor de 152 mil euros saiu a quatro apostadores, um dos quais com aposta registada em Portugal. O terceiro prémio de 15 mil euros, vai ser entregue a nove apostadores, dois dos quais com aposta registada em território nacional. E o quarto prémio no valor de 1845 euros contemplou 24 apostadores, três com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 13 – 15 – 28 – 44 – 32 e pelas estrelas 03 e 12.

Rita Nabeiro apresenta D de Delta na Rádio ELVAS

Tal como noticiámos anteriormente, o Grupo Nabeiro – Delta Cafés lança a revista DDD, D De Delta, um projecto editorial destinado a clientes e parceiros, criado para valorizar o que de melhor Portugal tem para oferecer.

Na edição desta segunda-feira do Magazine de Informação e Música, na Rádio ELVAS, transmitimos uma entrevista a Rita Nabeiro, Diretora-Geral da Adega Mayor, onde a empresária campomaiorense nos apresenta esta publicação.

CIMAA apresenta nova imagem e estratégia de comunicação

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) apresenta na próxima quarta-feira, dia 28 de outubro, pelas 15 horas, a nova imagem e a nova estratégia de comunicação da CIMAA.

A sessão terá lugar na Sala de Reuniões da CIMAA, na Rua 19 de Junho, n.º 26, em Portalegre.

GNR de Redondo detém dois homens por violarem confinamento obrigatório

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Redondo, deteve, no dia 23 de outubro, dois homens de 57 e 63 anos, por violação do confinamento obrigatório a que estavam sujeitos, no âmbito da pandemia da Covid-19.

Na sequência de uma informação de que um dos homens estaria a consumir bebidas alcoólicas numa esplanada de um estabelecimento de restauração e bebidas, no centro da localidade, infringido o dever de confinamento obrigatório decretado pela autoridade de saúde pública, os militares da Guarda desenvolveram diligências no sentido de o localizar.

No decorrer das diligências, quando acompanhavam o indivíduo detido ao seu domicílio, foi possível verificar um segundo desrespeito às regras de confinamento por outro indivíduo, sendo este igualmente detido e acompanhado à sua habitação. Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Redondo.

A GNR recorda que ficam em confinamento obrigatório no respetivo domicílio ou noutro local definido pelas autoridades de saúde todos os doentes com COVID-19, os infetados com SARS-CoV-2, e os cidadãos relativamente a quem a autoridade de saúde ou outros profissionais de saúde tenham determinado vigilância ativa. A violação do confinamento obrigatório constitui crime de desobediência.

Advogada de Campo Maior acusada de burla cumpre pena em Tires

A advogada, com escritório em Campo Maior, condenada a pena efetiva por seis crimes de abuso de confiança, burla e prevaricação de advogado, deu entrada ontem, sexta-feira, dia 24, no Estabelecimento Prisional de Tires para cumprir pena.

De recordar que, em outubro de 2016, a advogada foi condenada a sete anos e meio de prisão efetiva pelo Tribunal de Portalegre. Foi ainda proibida de exercer a atividade de advocacia pelo período de quatro anos e condenada a pagar um montante global de quase 55 mil euros a sete ofendidos.

Os factos que levaram à sua condenação ocorreram entre janeiro de 2009 e fevereiro de 2012, tendo a mulher recebido dos lesados quase 47 mil euros.

Segundo prémio do Euromilhões saiu em Portugal

O próximo sorteio do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 87 milhões de euros uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 261.553,32 euros, vai contemplar três jogadores, um dos quais em Portugal, enquanto o terceiro prémio, no valor de 7.053.38 euros, vai ser entregue a 26 apostadores, cinco dos quais em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números 10, 15, 19, 21 e 23 e pelas estrelas 3 e 12.

Cemitério de Elvas com controlo de entradas

O Cemitério Municipal de Elvas vai ter restrições nas entradas durante cinco dias, entre o dia 29 de outubro (quinta-feira) e 2 de novembro (segunda-feira).

Durante este fim-de-semana alargado, celebram-se o Dia de Todos os Santos (no domingo, dia 1) e o Dia de Fiéis Defuntos (na segunda-feira, dia 2), sendo, por isso, altura em que muitos residentes se deslocam a este local para recordar os entes queridos já falecidos.

Assim, tendo em conta a situação atual, a Câmara Municipal de Elvas informou que vai ser realizado um controlo das entradas, evitando aglomerados no local de mais de cinco pessoas, com lotação máxima de 150 pessoas ao mesmo tempo. Para este controlo ser efetivo, vai estar aberto apenas um portão de acesso ao cemitério, o mais velho, mais perto do aqueduto.

Banco Alimentar de Évora aumenta número de famílias apoiadas

Foto arquivo

O Banco Alimentar Contra a Fome de Évora apoiava, antes da pandemia, cerca de 4600 pessoas, mas este número sofreu um significativo aumento com a crise pandemia, passando esta instituição a apoiar mais 514 pessoas.

“A quantidade de alimentos distribuídos este ano também é muito superior, comparativamente com o mesmo período do ano anterior. Até ao momento foram distribuídas 115 toneladas de alimentos a pessoas que ficaram sem emprego”, refere Francisca Sousa, tesoureira do Banco Alimentar de Évora.

A campanha saco, que se realiza em maio e novembro, é a mais conhecida dos portugueses, mas este ano não foi possível a sua realização devido à pandemia da Covid-19, sendo substituída pela ajuda vale, pelo alimente esta ideia, que é uma plataforma na internet onde as pessoas podem comprar e doar alimentos ou cabazes de alimentos.

Euromilhões com “jackpot” de 77 milhões na sexta-feira

O próximo concurso do Euromilhões prevê um ‘jackpot’ no valor de 77 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem, terça-feira, dia 20 de outubro.

O segundo prémio, de 189 mil euros, vai ser entregue a três jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, no valor de quase 19 mil euros, vai contemplar sete apostadores, um dos quais em Portugal.

O quarto prémio, de 1.800 euros, será entregue a 23 apostadores, três deles em território nacional.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 5, 6, 15, 37 e 42 e pelas estrelas 3 e 4.

António Anselmo: “se necessário, tomamos medidas mais objetivas”

O concelho de Borba registou, ontem (domingo), mais três casos de infeção por Covid-19, tendo agora um total de nove casos ativos da doença.

A informação foi avançada à Rádio ELVAS pelo presidente da Câmara, António Anselmo, que quando questionado acerca das medidas extra que poderão vir a ser tomadas no concelho, tendo em conta o aumento do número de casos de covid-19, afirmou que ” a Proteção civil está ativada e tendo em conta o que temos vindo a falar com autoridades de Saúde, em conjunto com GNR, Bombeiros, Ação Social da Câmara, e de acordo com as instruções que vamos recebendo tomaremos as decisões que tivermos que tomar”.

Para o presidente, “o mais importante é que não haver pânico, nós acreditamos na saúde e estamos a informar as pessoas para que respeitem as normas da DGS e a situação está a ser acompanhada o minuto”, claramente.

António Anselmo afirma ainda que “não há necessidade de alarmar, mas sim controlar a situação e, caso seja necessário, depois de aconselhados pela autoridade de saúde, serão tomadas medidas mais objetivas e mais extremas, que não serão benéficas para ninguém”. O presidente da Câmara de Borba apela à população que “respeite as normas da DGS e que cuidem de si, que estarão a cuidar dos outros”.

Euromilhões com jackpot de 64 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 64 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor 737 mil euros, vai contemplar um jogador no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 34 mil euros, vai ser entregue a cinco apostadores, um dos quais com aposta registada em Portugal.

Já o quarto prémio no valor de 1074 euros contemplou 50 apostadores, seis dos quais com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 15 – 33 – 38 – 40 – 50 e pelas estrelas 03 e 06.

Faleceu Francisco Aldrabinha

Faleceu, esta manhã de sexta-feira, dia 16, Francisco Rodrigo Aldrabinha, aos 84 anos, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas. Não resistiu a vários internamentos nas últimas semanas. Nos últimos meses, viveu em Sines, em casa de uma das duas filhas.

Nasceu a 10 de julho de 1936 e foi uma figura muito popular no meio elvense, durante décadas, em especial pelo seu trato fácil e educado.

Trabalhou vários anos na “Sacor”, nos Combustíveis do Alto Alentejo, na Rua do Tabulado, em Elvas.

Foi funcionário da Câmara Municipal de Elvas entre 1980 e 2000, tendo estado na Biblioteca Municipal, Museu Municipal e Atendimento nos paços do concelho. Anualmente, mesmo depois de reformado, na Procissão dos Pendões, a 20 de setembro, acompanhou eleitos municipais no transporte do estandarte da Câmara Municipal.

No meio desportivo da cidade, foi massagista da equipa sénior do CF “Os Elvenses”, acompanhando-a em viagens no continente e ilhas.

Era viúvo, tinha seis filhos, 14 netos e sete bisnetos. O corpo vai estar, em velório, na Igreja de São Domingos, em Elvas. A Rádio ELVAS apresenta sentidas condolência à família enlutada.

 

 

Confirmam-se “apenas três casos no concelho”, garante o presidente

Tal como já noticiámos anteriormente (ver aqui), a freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, conta esta quinta-feira, dia 15, com cerca de uma dezena de infetados por Covid-19.

No entanto, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo (na foto), “em termos oficias, registam-se apenas três casos em Borba. Fala-se muito em relação a muita coisa mas, oficialmente, a realidade é esta. A câmara está a acompanhar a situação e, de acordo com o que se está a passar, iremos tomar as medidas necessárias”.

“Ontem fizemos seis testes, hoje mais quatro e iremos continuar a fazer a testagem necessária para garantir a segurança de todos. O que eu peço às pessoas é que tenham bom senso, nada de pânico e muita paciência e calma”, sublinhou o autarca.

Até ao momento, todos os infetados da freguesia de Rio de Moinhos encontram-se em isolamento domiciliário e apresentam, alguns deles, sintomas leves, semelhantes aos de uma gripe, sendo que há também casos de assintomáticos.

Situação dos tablets não é “preocupante”, diz Vitória Branco

Os tablets que faltam devolver no Agrupamento de Escola nº1 de Elvas “deverão ser entregues até ao final do primeiro período letivo”, referiu-nos a vereadora na Câmara Municipal de Elvas, Vitória Branco (na foto) que garantiu que a situação está a ser tratada “pelo próprio Agrupamento e pelos diretores de turma dos alunos”.

“A situação dos tablets não é preocupante. Ficaram alguns por devolver mas acredito que tudo vai ficar rapidamente resolvido”, garantiu a vereadora.

Para Vitória Branco, “todos nós sabemos que o ano letivo que terminou não não foi normal, foi atípico e bastante complicado por isso agora é que estão a ser tomadas todas as medidas para devolução dos tablets que faltam”.

Segundo fonte da Rádio ELVAS estão ainda por devolver cerca de 70 tablets, no Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas. Nos restantes Agrupamentos, nº2 e 3, os equipamentos já foram todos devolvidos.

Euromilhões com jackpot de 53 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê, no primeiro prémio, um ‘jackpot’ de 53 milhões de euros, já que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, no valor de 522 mil euros, vai contemplar um apostador no estrangeiro, e o terceiro prémio, de 122 mil euros, vai ser entregue a um apostador também no estrangeiro. Já o quarto prémio, no valor de 2.002,85 euros, vai ser distribuído entre 19 jogadores, um dos quais em território nacional.

A chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 5 – 14 – 38 – 41 – 46 e pelas estrelas 1 e 10.

IPP com experimentação, prototipagem, animação e multimédia

A BioBIP, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), irá ter no próximo ano um Centro de Experimentação e Prototipagem, Animação e Multimédia, o qual irá contar com estruturas de suporte que se orientam para atividades e projetos de divulgação, apoio e desenvolvimento nos domínios da fabricação digital, eletrónica, robótica e ciência didática, posicionando-se como especialista nas áreas da animação e multimédia, concebidos e realizados em articulação com empresas e outros parceiros locais e as políticas de desenvolvimento regional.

Fazem parte deste centro três núcleos funcionais e complementares entre si: o Laboratório de Fabricação Digital, o Laboratório de Eletrónica, Robótica e Ciência Didática e o Estúdio de Animação e Multimédia.

Enquanto espaço de suporte à criatividade e empreendedorismo atuará de forma integrada com entidades de ensino e formação, tecido empresarial e comunidade em geral na promoção de competências empreendedoras (do saber fazer) e no desenvolvimento de projetos de I&D.

Tem como pilares estratégicos a inovação e a tecnologia privilegiando o empreendedorismo através da utilização de recursos e competências focados na investigação e no apoio à realização de projetos, tanto empresariais quanto pessoais, visando assim, a diversificação e o fortalecimento da competitividade da economia local.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 39 milhões

O próximo concurso do Euromilhões prevê, no primeiro prémio, um ‘jackpot’ de 39 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, no valor de 340 mil euros, vai contemplar dois apostadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 54 mil euros, vai ser entregue a três apostadores, também no estrangeiro.

Já o quarto prémio, de 1.100 euros vai ser entregue a 44 jogadores, 13 deles em Portugal.

A chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 11, 15, 35, 41 e 50 e pelas estrelas 5 e 8.

Euromilhões com “jackpot” de 29 milhões na sexta-feira

O próximo concurso do Euromilhões prevê, no primeiro prémio, um ‘jackpot’ de 29 milhões de euros, já que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, no valor de 165 mil euros, vai contemplar três apostadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 23 mil euros, vai ser entregue a cinco jogadores, também fora de Portugal. O quarto prémio, de 2.250 euros, vai para 21 apostadores, cinco deles em território nacional.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 4, 21, 36, 41 e 47 e pelas estrelas 9 e 11.

Jackpot de 30 milhões entregue a apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de cerca de 30 milhões de euros, vai ser entregue a um apostador no estrangeiro.

O segundo e terceiro prémios, de 88.921,77 euros e 20.782,48 euros, respetivamente, vão contemplar oito jogadores no estrangeiro.

O próximo concurso do Euromilhões tem um jackpot 17 milhões de euros.

A chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 06 – 12 – 15 – 40 – 45 e pelas estrelas 03 e 09.

Leonel Nascimento: “fui apelidado de ladrão e nunca mais ponho os pés na ABAT”

A decisão do encerramento da creche da Associação de Beneficência “Amigos de Terrugem” (ABAT) continua a dar a que falar, com um grupo de pais a exigir respostas, para que a valência daquela instituição se possa manter em funcionamento.

A situação complica-se depois de, na Assembleia Geral de terça-feira, onde foram votadas as contas da ABAT, os pais e sócios não terem tido oportunidade de debater o assunto, nem numa Assembleia Geral Extraordinária, marcada para o dia seguinte, uma vez que dois dos membros da Mesa da Assembleia se demitiram do cargo. Posteriormente, um terceiro elemento demitiu-se igualmente.

Um desses membros é Leonel Nascimento (na foto), que exercia funções de presidente da Assembleia Geral, sendo um dos sócios fundadores da instituição. Não querendo adiantar grandes pormenores sobre a situação, justifica a sua demissão apenas com a forma como foi tratado, garantindo que nunca mais faz nada em prol da ABAT.

“Aquela Assembleia – eu que já tenho alguns anos e muita coisa vivida até na política, parecia que tínhamos voltado ao PREC (Processo Revolucionário em Curso), em 1975. Até fui apelidado de ladrão, eu que dei quase 40 anos da minha vida àquela instituição, desde sócio fundador, desde a andar lá a cavar. Peço a minha demissão e nunca mais lá meto os pés”, garante.

Leonor Nascimento, que foi também presidente da direção da instituição, garante ainda que nunca mais irá volta a assumir qualquer cargo na ABAT. Para além de Leonel, demitiram-se também das suas funções o 1º e 2º secretários da Assembleia Geral.

Quanto às ofensas, alguns pais, com quem a Rádio ELVAS falou, garantem que as mesmas não existiram no decorrer na Assembleia de terça-feira, ainda que outros assumam que os ânimos se exaltaram e que os membros da Mesa chegaram a ser vaiados.

Para a decisão do encerramento da creche, a ABAT invoca os prejuízos avultados com esta valência, na ordem dos 42 mil euros, entre 2019 e 2020, a falta de crianças e as exigências da Segurança Social relativamente ao número de auxiliares necessários.