Mais de dois anos depois, a Capela dos Ossos de Campo Maior reabre ao público, já este sábado, 11 de feveiro, pelas 16 horas, numa cerimónia que vai contar com a presença do Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.
Agora com um contexto “mais museológico” e com melhorias ao nível das acessibilidades, explica o presidente da Câmara, Luís Rosinha, a Capela dos Ossos sofreu, durante o tempo em que esteve encerrada, uma “intervenção profunda”, sobretudo ao nível das ossadas que lhe dão vida.
Durante essa intervenção foram ainda descobertos alguns objetos que vão ganhar agora um maior destaque. “Conseguimos restaurar o ossário e dar-lhe a devido conservação”, garante o autarca, sendo que, com a intervenção realizada, também se procura “dar a conhecer a história deste ponto turístico interessantíssimo de Campo Maior”.
O Município de Campo Maior acrescentou ainda, na parte exterior do edifício, “alguma parte didática, com alguns possíveis jogos com ossos”. A Capela dos Ossos estará aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e entre as 14 e as 17 horas. A entrada é gratuita.
A obra na Capela dos Ossos, a segunda maior do país, teve um custo de cerca de 232 mil euros, financiado a 85% pelo Programa Alentejo 2020, através do FEDER, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.