Biblioteca de Borba tem novos livros disponíveis

No âmbito do protocolo de cooperação instituído entre a Biblioteca Pública de Évora e a Biblioteca Municipal de Borba, foram rececionados, nesta biblioteca, um conjunto de obras literárias, ficando assim disponíveis para empréstimo domiciliário aos seus utilizadores.

Procura-se desta forma “o desenvolvimento e a promoção de hábitos de leitura entre a população” e a disponibilização de “um conjunto de obras mais atualizado e de acordo com o perfil dos utilizadores da Biblioteca Municipal de Borba”, segundo divulga o Município borbense nas redes sociais, que “deixa o convite” para que os interessados possam visitar a biblioteca e “disfrutar dos serviços”.

“O Elvas” goleia Gafetense por 8-1 no Distrital

“O Elvas” goleou esta tarde de domingo, 27 de novembro, o Gafetense por 8-1, na terceira jornada do campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Portalegre. O encontro foi realizado no Campo Patalino do Estádio Municipal (foto ao lado).

Tiago Espírito Santo fez um hat-trick para os azuis-e-ouro ao marcar aos três minutos, aos 65 e 86. Já Okebe bisou na partida, com os golos aos 8 e 28 minutos.

O Clube Alentejano de Desportos marcou também aos 74 minutos, por Bruno Pragana; já ao minuto 82, na sequência de uma grande penalidade, marcou João Carlos Lopes, que também bisou, ao fazer outro golo, no minuto 90+1. Em cima do apito final, aos 90+2, o Gafetense marcou o seu único golo da partida, através Miguel Corado.

Ainda nesta jornada, o Elétrico empatou a uma bola com o Gavionenses, em Ponte de Sor, e o Mosteirense folgou. Classificação: 1º Elétrico, 7 pontos (três jogos); 2º “O Elvas”, 6 pontos (dois jogos); 3º Gafetense, 3 pontos (três jogos); 4º Gavionenses, 1 ponto (dois jogos); e 5º Mosteirense, 0 pontos (dois jogos).

O Clube Alentejano de Desportos volta a entrar em campo no próximo domingo, 4 de dezembro, às 15 horas, para defrontar, em casa, o Elétrico de Ponte de Sor, em jogo da Taça da Associação de Futebol de Portalegre.

Teatro “Ainda sou do tempo em que havia comboios” estreia em Arraiolos

“Ainda sou do tempo em que havia comboios”, uma iniciativa do município de Arraiolos e do Teatroensaio, será apresentado nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no Cineteatro de Arraiolos.

Sílvia Pinto, presidente da Câmara de Arraiolos, revela que a peça de teatro “envolve a comunidade no geral” passando por um conjunto de ensaios com pessoas que “não estão de todo envolvidas no teatro, mas que aceitam este desafio e integram a equipa”.

A presidente convida todos a deslocar-se ao Cinetreatro de Arraiolos nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, para assistir à peça de teatro.

“A Magia das Flores” divulga tradições campomaiorenses aos mais novos

O Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores recebeu durante os últimos dias a iniciativa “A Magia das Flores”, uma ação dirigida aos alunos do pré-escolar do concelho.

Com o objetivo de estimular o gosto pelas nossas tradições, os pequenos assistiram a uma dramatização que lhes deu a conhecer mais sobre as Festas do Povo e durante a qual puderam cantar e dançar às saias com o Grupo de Cantares “O Despertar Alentejano”.

No final, as crianças meteram mãos à obra e aprenderam a fazer os tradicionais torcidos.

Esta iniciativa surge na sequência do início da Oficina da Flor de Papel e da Pandeireta que está a ser desenvolvida no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro pelas técnicas do Município.

“Qualquer ideia boa para o Alentejo nós apoiamos”, diz presidente de Borba

O Município de Borba, à semelhança de mais 22 municípios e sete entidades do Alentejo, faz parte do processo de inscrição da produção artesanal do vinho de talha da Vidigueira no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, para que, numa fase posterior, se possa apresentar a sua candidatura Comissão Nacional da UNESCO.

O dossier de inscrição já foi entregue e aguarda-se a avaliação da Direção-Geral do Património Cultural, que deve ser conhecida até ao início do mês de dezembro.

O presidente da câmara de Borba, António Anselmo, refere que Borba pretende “apoiar todas as candidaturas que sejam favoráveis para a região Alentejo, independentemente de quem as lidera. Vila Viçosa avança com uma situação, Estremoz avança, Alandroal avança, Elvas avança, se serve para todos nós eu sou a primeiro a lá estar. Não preciso de cabeças de cartaz. Eu apoio”.

Caso a inscrição da produção artesanal do vinho de talha no Inventário Nacional se concretize, a formalização da candidatura à Comissão Nacional da UNESCO pode ser formalizada no início de 2023.

São parceiros da candidatura os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arronches, Borba, Beja, Campo Maior, Cuba, Elvas, Estremoz, Évora, Ferreira do Alentejo, Marvão, Mora, Moura, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Santiago do Cacém, Serpa, Viana do Alentejo e Vidigueira) e 7 entidades (Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo ERT e Vitifrades).

A Rota do Vinho da Talha é um projeto também liderado pelo Município de Vidigueira, em fase de implementação, que abrange os mesmos concelhos, com a finalidade criar um produto turístico que promova o território e o património cultural, gastronómico e arqueológico.

Esta estratégia do Município de Vidigueira pretende unir o Alentejo em torno deste produto autêntico e de excelência, através da salvaguarda desta técnica ancestral com 2 mil anos e da sua transmissão às novas gerações.

“O Elvas” bate Fronteirense no nacional de sub-15

“O Elvas” bateu o Fronteirense por 4-0, na nona jornada da primeira fase da Série D da II Divisão do campeonato nacional de iniciados (sub-15). O desafio desenrolou-se na manhã deste domingo, dia 27, no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal de Elvas.

Após uma primeira parte sem golos, mas com os visitados mais perto do golo, “O Elvas” fez um segundo tempo muito concretizador: Rui Pedro, aos 47 e 67 minutos, transformou em golos dois livres diretos, num belo par de pontapés; Simão Cordeiro, aos 67, e Martim Tomé, aos 72, ajudaram a chegar à goleada.

Resultados da jornada: “O Elvas”, 4 – Fronteirense, 0; Sporting B, 5 – Oeiras, 1; Benfica B, 9 – Tomar, 0; e Peniche, 2 – Torreense, 4.

Classificação: 1º Sporting B, 22 pontos; 2ºs “O Elvas” e Benfica B, 19 pontos; 4º Torreense, 17 pontos; 5º Oeiras, 10 pontos; 6º Fronteirense, 9 pontos; 7º Peniche, 4 pontos; e 8º Tomar, 2 pontos.

“O Elvas”, agora em nove jogos, tem seis vitórias, um empate, duas derrotas e 21-9 em golos. Na jornada 10, em 4 de dezembro, os azuis-e-ouro deslocam-se a Oeiras.

Alunos de Campo Maior assistiram e interagiram na peça “Quem Quer Ser Saramago?”

Os alunos do ensino secundário estiveram no Centro Cultural na sexta-feira, dia 25 de novembro, para assistir à peça “Quem Quer Ser Saramago?”, um espetáculo em que as palavra do Nobel português nos guiam através da sua vasta obra, dando-nos orientações e pistas no sentido de compreender, lutar e ultrapassar os tempos conturbados que vivemos.

Esta sessão, pela companhia de teatro Andante”, esteve inserida nas comemorações do 19.º Aniversário do Centro Cultural de Campo Maior e serve para assinalar o 100.º aniversário do nascimento de José Saramago.

Esta tarde na Rádio ELVAS estamos no “O Elvas” – Gafetense

“O Elvas” – Gafetense e Eléctrico – Gavionenses são os desafios da terceira jornada do campeonato distrital de seniores na Associação de Futebol de Portalegre, que se disputam este domingo, dia 27, às 15 horas. O Mosteirense folga nesta ronda.

A Rádio ELVAS vai estar no Campo Patalino do Estádio Municipal, para o relato e reportagem do encontro “O Elvas” – Gafetense. A nossa emissão estende-se entre as 14.30 e as 18 horas desta tarde, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Showcooking’s este domingo no último dia da Mostra de Doçaria de Alcáçovas

A 21ª edição da Mostra de Doçaria de Alcáçovas termina hoje, no Parque de Exposições na Gamita, nesta vila do concelho de Viana do Alentejo.

Para a vice-presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Paula das Neves, este certame assume-se como uma “forma de divulgar a doçaria conventual e palaciana, e trazer cada vez mais visitantes ao nosso concelho, não só para conhecer a nossa doçaria, mas também o nosso artesanato e a nossa história”.

No certame estão presentes mais de 20 doceiros de todo o país. Margarida Ilhéu, marca presença desde o início do certame, tendo ganho já diversos prémios relacionados com a doçaria. Margarida Ilhéu garante que este certame é importante “para mostrar o que de melhor o concelho tem ao nível de doçaria, porque vem muitas pessoas de fora do concelho”. No certame, Margarida tem Bolo Real, o “Conde de Alcáçovas, os mais típicos da localidade, assim como pão de rala, pastéis de feijão e amêndoa, encharcada, pudins, sericaia, entre outros”.

Hoje o certame abre às 10 horas com exposição de aventais decorados pelas crianças.

Pelas 14 horas há showcooking’s com a colaboração de doceiros do concelho e com o Chef Celestino Grave e Margarida Ilhéu.

Quanto à animação musical tem início às 17 horas com o Grupo de Cavaquinhos do Alentejo da A.M.A.T.

Pelas 18 horas serão entregues os diplomas aos doceiros participantes e, uma hora mais tarde há dança oriental. A edição deste ano da Mostra de Doçaria de Alcáçovas encerra às 20 horas.

Centro Cultural de Campo Maior festeja 19 anos com música e dança

O Centro Cultural de Campo Maior celebrou o seu 19º aniversário na passada terça-feira, 22 de novembro, mas a data foi assinalada a rigor, na noite de ontem, sábado, 26 de novembro.

A noite começou com a atuação do Curso de Ballet Clássico do Projeto de Formação do Município, dirigido pela professora Maria José Cid, com as alunas a mostrarem aos presentes a beleza desta disciplina que também tem a sua casa no Centro Cultural de Campo Maior.

Seguiu-se o concerto dos “Oh Laurinda”, um projeto musical que tendo como base o cante tradicional alentejano, o mesmo é reinventado através da mistura com outras sonoridades, o que tem como resultado uma sonoridade bastante interessante que vai tocando noutros estilos musicais como o pop ou a música eletrónica.

Por fim, houve tempo de cantar os parabéns ao Centro Cultural, cortar o bolo e servir o champanhe.

O presidente do Município, Luís Rosinha, aproveitou para agradecer a todos aqueles que dão vida ao Centro Cultural, um espaço que há 19 anos se encontra ao serviço dos campomaiorenses e da cultura em Campo Maior. Os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino também marcaram presença na ocasião.

 

João Baião apresenta “Monólogos da Vacina” em Campo Maior

João Baião leva ao Centro Cultural de Campo Maior, na noite de quarta-feira, 30 de novembro, em véspera de feriado, o espetáculo “Monólogos da Vacina”.

O espetáculo, como revela o ator e apresentador de televisão, surgiu em tempos de pandemia, muito inspirado na peça de teatro, de Teresa Guilherme, “Monólogos da Vagina”. João revela ainda que este espetáculo, que não é, na verdade, um monólogo, é uma paródia sobre estes dois anos de pandemia.

A vacina, neste espetáculo, é “sinónimo da fibra e da energia de todo um povo que se materializa através do sorriso na resiliência e na capacidade de superação”.

Juntam-se em palco, a João Baião, nestes “Monólogos da Vacina”, os atores Telmo Miranda, Cristina Oliveira, Mané Ribeiro e Susana Cacela, para além de oito bailarinos.

Os bilhetes para assistir ao espetáculo, que tem início marcado para as 21h30, têm o custo de oito euros.

Advento marcado pela Solenidade da Imaculada Conceição

O Advento é o tempo de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa. Além disso, marca o início do novo Ano Litúrgico católico, sendo que este ano tem início hoje, dia 27.

De acordo com o padre Ricardo Lameira, “o ano litúrgico A começa hoje e é dedicado a Mateus. Este primeiro tempo do advento, é marcado pela solenidade da Imaculada Conceição, que, na nossa cidade, começa amanhã com a novena, que tem o seu momento alto no dia 8 de dezembro”.

O padre Ricardo deixa ainda um apelo a todos “para que contribuam com bens de primeira necessidade para os médicos que estão na Ucrânia”.

A palavra Advento quer dizer o que está para vir. O tempo do Advento é para toda a Igreja a vivência do mistério de espera e preparação da vinda de Cristo.