“Qualquer ideia boa para o Alentejo nós apoiamos”, diz presidente de Borba

O Município de Borba, à semelhança de mais 22 municípios e sete entidades do Alentejo, faz parte do processo de inscrição da produção artesanal do vinho de talha da Vidigueira no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, para que, numa fase posterior, se possa apresentar a sua candidatura Comissão Nacional da UNESCO.

O dossier de inscrição já foi entregue e aguarda-se a avaliação da Direção-Geral do Património Cultural, que deve ser conhecida até ao início do mês de dezembro.

O presidente da câmara de Borba, António Anselmo, refere que Borba pretende “apoiar todas as candidaturas que sejam favoráveis para a região Alentejo, independentemente de quem as lidera. Vila Viçosa avança com uma situação, Estremoz avança, Alandroal avança, Elvas avança, se serve para todos nós eu sou a primeiro a lá estar. Não preciso de cabeças de cartaz. Eu apoio”.

Caso a inscrição da produção artesanal do vinho de talha no Inventário Nacional se concretize, a formalização da candidatura à Comissão Nacional da UNESCO pode ser formalizada no início de 2023.

São parceiros da candidatura os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arronches, Borba, Beja, Campo Maior, Cuba, Elvas, Estremoz, Évora, Ferreira do Alentejo, Marvão, Mora, Moura, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Santiago do Cacém, Serpa, Viana do Alentejo e Vidigueira) e 7 entidades (Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo ERT e Vitifrades).

A Rota do Vinho da Talha é um projeto também liderado pelo Município de Vidigueira, em fase de implementação, que abrange os mesmos concelhos, com a finalidade criar um produto turístico que promova o território e o património cultural, gastronómico e arqueológico.

Esta estratégia do Município de Vidigueira pretende unir o Alentejo em torno deste produto autêntico e de excelência, através da salvaguarda desta técnica ancestral com 2 mil anos e da sua transmissão às novas gerações.