
Um dos mais relevantes festivais de fado do país está de regresso a Estremoz, para aquela que será a sua quinta edição, a decorrer de 3 de maio a 13 de junho. Com direção artística de José Gonçalez, e promovido pela Câmara Municipal, o evento volta a apresentar três grandes espetáculos na cidade, mantendo a sua itinerância por todo o concelho ao longo de mês e meio.
Explicando que o evento mantém a “matriz” das edições passadas, o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, começa por recordar o desafio que foi lançado pela autarquia a José Gonçalez, aquando da edição de estreia do evento: “o desafio que lançámos ao estremocense José Gonçalez, logo no primeiro ano, foi o de termos aqui um festival de fado de referência no país e, passo a passo, é isso que tem sido conseguido”.
O festival arranca no último dia da FIAPE, a 3 de maio, com o já tradicional “Dia dos Amadores”, com aqueles que gostam de cantar fado a terem oportunidade de subir ao palco, para o fazer, acompanhados por músicos profissionais.
Desta feita, e no que diz respeito aos espetáculos “maiores”, o festival conta com a atuação de Raquel Tavares a 9 de maio, a gravação ao vivo de “Em Casa d’Amália” no dia 6 de junho, e o espetáculo “A Nossa Guerra”, de Jorge Fernando e Fábia Rebordão, no dia 13 de junho.
Nos espetáculos promovidos nas diferentes freguesias de Estremoz, ao longo do festival, vão atuar João Caldeira, José Geadas, Pedro Calado, Maritina, José Gonçalez, Miguel Moura, José Leal, Miguel Ramos e Silvino Sardo.
Para José Daniel Sádio este é um “cartaz de excelência, com concertos que irão colocar Estremoz e o fado no panorama nacional durante os meses de maio e junho”.
Todos os espetáculos do Festival de Fado de Estremoz contam com entrada gratuita.
















