
Numa organização da Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa (AFASVV), o salão da junta daquela freguesia do concelho de Elvas será palco do tradicional Baile da Pinha, na noite deste sábado, 14 de fevereiro.
O evento, o primeiro deste ano organizado pela associação a pensar nas festas de verão, terá início pelas 22 horas. “O Baile da Pinha, em São Vicente, realiza-se sempre no sábado de Carnaval e, por coincidência, este ano também em Dia de São Valentim”, começa por dizer o presidente da associação, Rúben Ameixa, que adianta que o evento contará com a animação musical de Jorge Gomes, um “grande amigo” da AFASVV.
“É um Baile da Pinha, mas não deixa de ser um baile de Carnaval, portanto, é sempre bom quando as pessoas aderem, vêm mascaradas, vêm com espírito de Carnaval para se divertir, porque no fundo é mesmo isso que nós queremos: é que as pessoas se divirtam”, assegura o responsável, que adianta que este é “dos poucos, se não o único baile” a realizar-se neste sábado de Carnaval. “Por isso, contamos com as pessoas não só de São Vicente, como todas as outras que queiram vir, que são todas muito bem-vindas”, acrescenta.
Rúben Ameixa explica ainda como se realiza este baile, que é aberto pelos “reis” do ano anterior. “Nós abrimos as inscrições durante o baile para que se formem pares. Depois, em círculo, à volta da pinha, vão, à sua vez, retirando uma fita da pinha. Vão rodando, vão tirando, puxando a fita e o casal que acertar na fita que abre a pinha é coroado rei. Pode ser um rei e uma rainha, podem ser duas rainhas ou podem ser dois reis”, esclarece.
Desta feita, e tendo em conta “um problema” com a pinha que existia em São Vicente, a associação vai usar a de Barbacena, que “prontamente” foi emprestada pela Junta de Freguesia de Barbacena e Vila Fernando.
Na organização do evento, para além da colaboração da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, a AFASVV conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.















