Skip to content

Vila Viçosa: mau tempo obriga a levar Feira de Doçaria Conventual para o interior do Convento dos Agostinhos

O Convento dos Agostinhos, em Vila Viçosa, volta, pelo terceiro ano consecutivo, a ser palco da Feira de Doçaria Conventual. O evento, promovido pela Câmara Municipal este fim de semana (de 30 de janeiro a 1 de fevereiro), realiza-se desta vez não nos claustros do convento, mas no seu interior, tendo em conta as previsões do estado do tempo.

“Os nossos serviços estão, no fundo, a fazer um esforço de acomodação e instalação, digamos assim, de todos os equipamentos necessários para que, no fundo, o evento possa decorrer nos espaços anexos ao claustro”, começa por explicar o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro.

Ao certame, que serve agora de homenagem à doceira local Lurdes Ramos, uma impulsionadora da iniciativa que faleceu tragicamente no ano passado, o autarca espera “uma adesão significativa” por parte do público. Com a participação de 19 expositores, oriundos de vários pontos do país, o evento tem como um dos seus propósitos a valorização da doçaria conventual, sobretudo, do Alentejo.

Apesar da mudança no que toca ao espaço, a programação do evento não conhece qualquer alteração. “A única coisa que vai ser alterada é, efetivamente, a utilização dos espaços, portanto, ao invés dos claustros, como aconteceu nas edições passadas, vamos utilizar os espaços interiores do convento, que foram disponibilizados pelas Sementes do Verbo, a congregação que gere o antigo Seminário de São José”, explica o vice-presidente do Município de Vila Viçosa.

Da programação desta terceira edição da feira, que arranca esta sexta-feira pelas 17h30, fazem parte, para além da exposição de doces, diversos momentos musicais, com o Cante Alentejano em destaque. “Vamos ter atividades também para as crianças, que poderão aprender a confecionar bolos e bolinhos relacionados com a doçaria conventual e depois teremos também as pinturas faciais”, adianta Tiago Salgueiro.

Para que ninguém fique de fora, a Câmara Municipal disponibiliza transporte gratuito às populações das freguesias de Bencatel, São Romão e Pardais. “O que quisemos fazer foi, no fundo, permitir às pessoas que têm mais dificuldades em termos de deslocações poderem visitar a feira no sábado à tarde, para passarem uma tarde agradável connosco”, diz ainda Tiago Salgueiro.

A programação completa do evento para conhecer na imagem abaixo:

Compartilhe este artigo: