
Os municípios de Campo Maior e Alandroal são duas das seis autarquias parceiras de um projeto que, através da inteligência artificial (IA), procura democratizar o acesso à informação municipal.
Trata-se de Citilink, um projeto desenvolvido ao longo do último ano, numa parceria entre as universidades da Beira Interior e do Porto e o INESC TEC, cujos resultados foram apresentados na terça-feira, 22 de janeiro, na Covilhã, numa sessão que contou com as participações dos presidentes das câmaras municipais de Campo Maior e Alandroal, Luís Rosinha e João Grilo, respetivamente.
A plataforma Citilink permite aos municípios carregar as atas das reuniões de Câmara, para que possam ser consultadas, com a ajuda de IA, podendo ser pesquisada por temas, tópicos e palavras-chave, permitindo assim aos cidadãos encontrar de forma mais simples e rápida os assuntos que lhes interessam. A plataforma permite ainda consultar o sentido de voto dos vários autarcas nas tomadas de decisão.
Este projeto contou com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), NextGenerationEU.
Para além de Campo Maior e Alandroal, participaram neste projeto os municípios da Covilhã, Fundão, Porto e Guimarães. No projeto foram usadas mais de 400 atas destas seis autarquias.














