Skip to content

Envolvente ao Centro Multiusos de São Romão vai ser requalificada

O Município de Vila Viçosa viu aprovada, em 21/10/2025, a candidatura “Requalificação Urbanística Envolvente ao Centro Multiusos – São Romão”, no âmbito do ALT2030 – Programa Regional do Alentejo 2021-2027 (FEDER), reforçando o compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e a valorização do território.

As principais intervenções a realizar são: ordenamento e criação de áreas de estacionamento para automóveis, motociclos e velocípedes; criação de zonas de estadia e lazer, com integração paisagística e mobiliário urbano; implementação da “Praça Cultural” e de um parque de lazer; introdução de soluções baseadas na natureza, incluindo sombreamento com árvores e mobiliário sustentável e melhoria da acessibilidade e segurança, com espaços inclusivos e lugares adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.

O projeto tem como principais objetivos a promoção da acessibilidade, inclusão e segurança no espaço público; valorizar os ativos territoriais e reforçar a atratividade social, cultural e económica da freguesia; contribuir para a sustentabilidade ambiental através da integração paisagística e de soluções ecológicas e melhorar a qualidade urbana e ambiental, beneficiando diretamente cerca de 750 habitantes.

Com um investimento total de 733.976,14 €, cofinanciado pelo FEDER em 46% (340.750,00 €), esta operação representa um importante passo na qualificação dos espaços públicos e na construção de um Alentejo territorialmente mais coeso e próximo dos cidadãos.

Com esta intervenção, Vila Viçosa reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, a inclusão e o bem-estar da comunidade, contribuindo para um concelho mais moderno, verde e atrativo. 

Compartilhe este artigo: