
Uma centena de crianças, dos seis aos 12 anos, tem oportunidade, até final de agosto, de desfrutar de um vasto leque de atividades, promovidas pelos tradicionais Clubes de Verão, da Câmara Municipal de Campo Maior.
Ainda que a preferência da maioria das crianças recaia sobre as habituais idas às piscinas da vila, foi preparada toda uma panóplia de atividades lúdicas, desportivas, culturais e recreativas, desta vez dedicadas ao tema do circo, de acordo com uma das técnicas responsáveis por estes Clubes de Verão, Ana Diabinho. “Escolhemos o tema circo porque achamos que temos aqui muitos artistas. Vamos ter malabaristas, equilibristas, um senhor numa bicicleta com uma roda gigante e vamos manter o cinema com as pipocas, que eles também gostam”, começa por revelar.
Todas as semanas, as crianças deslocam-se também ao Centro Cultural, para uma aula com Alexandre Gomes, o responsável pelo projeto de formação de música do Município de Campo Maior. “Nos ‘Sabores do Circo’ vamos fazer pipocas, cachorros, gelados; nas habilidades circenses vamos fazer jogos que tenham a ver com equilíbrio, vamos fazer bolinhas de malabarismo”, adianta Ana Diabinho.
As crianças, desde que os Clubes de Verão tiveram início, têm-se deslocado também à Biblioteca Municipal, onde, durante a manhã, têm vindo a pintar as personagens e os animais do circo, para, posteriormente, ser vir a ser criado um livro. Não estando a piscina propriamente relacionada com o tema, Ana Diabinho garante que as crianças acabam por ser “artistas” a dar mergulhos para a água.
A ideia do tema do circo, adianta a responsável, partiu também do reaproveitamento de diversos materiais utilizados pelo município por ocasião do Dia Mundial da Criança. Desta forma, os Clubes do Verão chamam também a atenção dos mais novos para a importância da reutilização e para os temas em torno da ecologia.
A verdade é que esta acaba por ser uma resposta importante para os pais que, durante este período das férias, não têm com quem deixar os filhos, quando vão trabalhar. Ainda que, em edições passadas, os Clubes de Verão abrangessem apenas crianças de 1º ciclo, neste momento dão já resposta também a alunos até aos 12 anos.
Desta vez, e aos vários técnicos do município, nestes Clubes de Verão, juntam-se 25 jovens voluntários do Movimento Cidadania Jovem “Verão 2025”, iniciativa promovida pelo projeto CLDS 5G.






























