Skip to content

AFP repudia atos de violência e desrespeito em jogos de competições distritais

Daniel Pina, presidente da AFP

A direção da Associação de Futebol de Portalegre, em comunicado enviado à redação desta estação emissora, “manifesta publicamente o seu repúdio a todos os atos de violência e desrespeito que infelizmente ocorreram em alguns jogos das competições distritais nesta época desportiva”.

Os episódios “lamentáveis”, a que se têm vindo a assistir, seja durante os jogos de futebol ou futsal, ou até mesmo nas redes sociais, diz a AFP, “mancham o bom nome do desporto” e “comprometem a segurança de atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e das famílias e adeptos”.

Defendendo o fair-play como a “melhor tática”, a AFP lamenta ainda “o comportamento de alguns agentes desportivos, que deveriam ser exemplo de conduta e promotores do espírito desportivo”, e que acabam por contribuir para fomentar comportamentos considerados “inaceitáveis”.

O comunicado para ler na íntegra:

“A Direção da Associação de Futebol de Portalegre manifesta publicamente o seu repúdio a todos os atos de violência e desrespeito que infelizmente ocorreram em alguns jogos das competições distritais nesta época desportiva.

Os episódios preocupantes que se registaram, tanto no âmbito de jogos de futebol e de futsal como através das redes sociais, onde assistimos igualmente a ofensas a clubes, agentes desportivos e até à própria Associação de Futebol, mancham o bom nome do desporto, das nossas modalidades e comprometem a segurança de atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e das famílias e adeptos que procuram viver o futebol de forma saudável.

Lamentamos igualmente o comportamento de alguns agentes desportivos, que deveriam ser exemplo de conduta e promotores do espírito desportivo, e acabam por contribuir, direta ou indiretamente, para fomentar comportamentos que consideramos inaceitáveis.

A prática do futebol e do futsal deve ser sinónimo de inclusão, respeito mútuo e fair-play, e a Associação de Futebol de Portalegre reafirma o seu compromisso com a promoção de um desporto mais ético, seguro e formativo. Tomaremos medidas firmes, dentro do nosso quadro de competências, para responsabilizar todos os que desrespeitem estes princípios.

Por último, apelamos a todos os adeptos e agentes desportivos para que assumam o seu papel na construção de um futebol e de um futsal melhor, onde o exemplo e o respeito prevaleçam sobre qualquer rivalidade.

A melhor tática cresce com valores e vence com fair-play!”

Compartilhe este artigo: