Os seniores do concelho de Mora têm acesso a conjunto de benefícios, através de um cartão municipal. Com este cartão, a Câmara Municipal tem procurado contribuir para a dignificação e melhoria das condições de vida dos reformados, pensionistas e idosos.
Trata-se de um cartão que atribui diversos benefícios aos idosos e que está, neste momento, segundo Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, a ser “aperfeiçoado”. “Sabemos que os valores que recebem são baixos e aquilo que estamos a tentar fazer é estabelecer protocolos com certas entidades no sentido de facilitar a vida dos nossos idosos”, revela.
“Já temos protocolos a nível de transporte dos bombeiros, de medicação e estamos a tentar protocolos também com alguma percentagem na aquisição de óculos. Neste momento, já foi aprovado pelo executivo, em reunião de Câmara, mas terá ainda de ir a Assembleia Municipal, a proposta de regulamento para que o valor que nós tínhamos do cartão do idoso, que era de 450, passe para 550 euros, o que quer dizer que todos os idosos que tenham uma reforma inferior a 550 euros podem candidatar-se ao cartão do idoso”, explica Paulo Chuço.
Outra das propostas em cima da mesa é fazer subir de 300 para 500 euros o valor em materiais, para realizar “algumas obras nas casas dos idosos”. “Ainda temos outras propostas, mas estamos neste momento a preparar protocolos com as entidades de forma a dar uma vida mais digna aos nossos idosos”, adianta a presidente.
Para terem direito ao cartão do idoso, os residentes no concelho, “primeiro têm de ter uma reforma até aos 550 euros; depois têm de prestar prova de rendimentos – e para isso basta irem às juntas de freguesias e entregarem o comprovativo – e depois é feita uma análise”.