Skip to content

Vila Viçosa assinala 1º de Dezembro com evocação histórica

O município de Vila Viçosa comemora o 1.º Dezembro de 1640 e a Evocação Histórica do Cerco de Vila Viçosa, entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro.

Para tal, na próxima sexta-feira, 24 de novembro tem lugar, pelas 17.30 horas, no auditório da CECHAP, a apresentação do livro “Derechos de autor y património cultural imaterial sobra las Obras del Folklore”, da autoria de Miguel Ángel Encabo Vera, da Universidade da Extremadura.

Na quinta-feira seguinte, dia 30 há uma noite de fados, vinhos e guitarradas, no seminário de São José (CECHAP), pelas 21.30 horas.

Já no dia 1 de dezembro, feriado nacional, pelas 10 horas há uma arruada com a Sociedade Filarmónica União Calipolense, pelas 10.30 horas há deposição de flores na Estátua D. João IV, seguindo-se meia hora mais tarde o desfile histórico pelas ruas de Vila Viçosa.

Neste dia destaque ainda, pelas 14 horas, para atividades no acampamento militar, na Praça da República; pelas 16.30 horas, é apresentada e inaugurada a exposição “Dedicatórias em Livro, coleção Joaquim Saial”, na galeria Aqui D’ el Arte”. Às 21.30 horas tem ainda lugar uma palestra sobre o cerco de Vila Viçosa e a Batalha de Montes Claros, pelo professor Jorge Penim de Freitas, no salão Nobre dos Paços do Concelho.

No dia 2 de Dezembro, pelas 11 horas começam as atividades no acampamento militar, na Praça da República. Às 15 horas há a representação do Cerco de Vila Viçosa de 9 de junho de 1165, no interior do castelo.

Pelas 17 horas decorre uma conferência e visita comentada, no auditório do CECHAP, e pelas 21.30 horas um concerto de música de época com duo de cordas, na Igreja do Espírito Santo.

Para terminar, no dia 3 de Dezembro tem lugar a apresentação do livro “Luísa de Gusmão”, da autoria de Isabel Machado, no são nobre dos Paços do concelho.

Compartilhe este artigo: