O Festival dos Grous está de regresso, entre amanhã, 20 de janeiro, e domingo, dia 22, a Ouguela, numa organização do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA).
A 17 de dezembro, o evento, que vai já na sua quinta edição, contou com uma primeira parte introdutória, que, como explica um dos responsáveis do GEDA, João Sanguinho, contemplou o primeiro Censo Regional de Grou Comum, com uma contagem de mais de três mil exemplares da espécie. Com esta segunda parte do festival, a organização pretende, entre outros objetivos, dar “alguma vitalidade” a Ouguela, aldeia histórica de Campo Maior altamente despovoada.
Amanhã, no primeiro dia do festival, o evento é inteiramente dedicado à comunidade escolar, até porque o propósito da iniciativa, para além de ser “promover a ruralidade, a sustentabilidade dos territórios, o turismo e a conservação da natureza, das espécies e dos seus habitats, aponta muito para a educação ambiental”, assegura João Sanguinho.
Dessa forma, durante a manhã, as crianças do primeiro ciclo vão visitar o Centro Ambiental do Xévora, onde terão também oportunidade de observar diversas espécies de aves. No Centro Cultural de Campo Maior será apresentado, também durante a manhã, e aos alunos do concelho, o documentário “Montado, o Bosque do Lince Ibérico”. Já durante a tarde, os alunos do Ensino Profissional de Campo Maior irão, devidamente acompanhados, montar caixas ninho, em postos de média tensão.
No sábado e no domingo, dias 21 e 22 de janeiro, a programação deste quinto Festival dos Grous, destinada a toda a comunidade, que se tenha inscrito para as atividades, conta com observação de aves estepárias e grous, uma conferência, uma caminhada e degustação de produtos regionais.
O Festival dos Grous é uma iniciativa do GEDA em parceria com o Município de Campo Maior, enquadrado no projeto Eurobird, apoiado pelo Interreg, através do FEDER. Esta parceria conta ainda com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, a E-Redes, o Centro Educativo Alice Nabeiro e o Gin Atalaya.