Louça de Sacavém exposta no Museu Municipal de Portalegre

Tudo começou com três peças recebidas numa herança de família: uma travessa, uma terrina, um prato coberto. A partir daí, juntaram-se muitas histórias para contar e uma homenagem sentida e póstuma à mãe do colecionador e fizeram os alicerces da exposição “Louça de Sacavém na memória da vida portuguesa”, que reúne peças de Miguel Calado e de alguns sócios dos Amigos da Loiça de Sacavém.

Até 30 de outubro, os visitantes do Museu Municipal de Portalegre têm oportunidade de desvendar não só reflexos da vida da fábrica, como do quotidiano dos portugueses durante muitas décadas, através de um variado conjunto de peças utilitárias e artísticas de caráter transversal, desde a loiça de mesa e decorativa, até à loiça sanitária e de higiene ou à azulejaria.

Uma mostra que é também um mergulho em memórias de família, através do reconhecimento de peças que continuam a ter vida na generalidade das casas portuguesas, embora com destaque para alguns exemplares raros pela sua antiguidade. Para ver de terça-feira a domingo, entre as 9.30 e as 13 horas e as 14.30 e as 18 horas.